Dor no corpo ao acordar de manhã é uma característica marcante dos sintomas da gota. Na verdade, esta doença é recorrente, o que significa que os sintomas podem ocorrer a qualquer momento. Para que o ácido úrico não volte a ocorrer, é preciso estar atento às escolhas alimentares, por exemplo, ao escolher frutas. Então, quais frutas são seguras para quem sofre de gota? Venha, veja as recomendações a seguir.
Recomendações de frutas saudáveis para quem sofre de gota
A gota é um tipo de inflamação das articulações (artrite) que ocorre quando os níveis de ácido úrico no sangue estão muito altos, causando a formação de cristais ao redor das articulações.
Seu corpo produzirá ácido úrico ao quebrar as purinas químicas. Bem, as purinas são formadas naturalmente no corpo, mas você também pode obtê-las dos alimentos. Portanto, é muito provável que quem sofre de gota tenha uma recaída depois de consumir alimentos ricos em purinas.
Para não ter recaída, quem sofre de gota precisa manter os níveis normais de ácido úrico. O truque é evitar alimentos que contenham purinas e, em vez disso, aumentar as opções de alimentos saudáveis para a gota, como as frutas.
Aqui está uma seleção de frutas que são seguras para pessoas com artrite devido aos altos níveis de ácido úrico.
1. Kiwi
A inflamação das articulações devido à presença de cristais de ácido úrico causa dor, inchaço e vermelhidão na articulação afetada. Os alimentos que os cientistas recomendam para combater a inflamação são ricos em antioxidantes. Bem, kiwi é uma das escolhas.
O kiwi é rico em vitamina C, que pertence ao grupo dos antioxidantes, e se completa com outros compostos antiinflamatórios, como a luteína e o licopeno. Essa fruta azeda, mas refrescante, também contém vitaminas do complexo B, vitamina A, ácido fólico e vários minerais de que seu corpo precisa.
Se você comer kiwi regularmente, poderá obter os benefícios dessa fruta para prevenir a recorrência dos sintomas de gota. Você pode saborear kiwis diretamente ou na forma de saladas de frutas, sucos e vitaminas.
2. Melão
Para não ficar entediado de comer kiwi, você pode substituí-lo por melão. O melão tem formato e sabor semelhantes aos do melão. Assim como o kiwi, o melão também está incluído na lista de frutas ricas em vitamina C, boas para quem sofre de gota.
A vitamina C pode reduzir os níveis elevados de ácido úrico no corpo. Isso significa que o melão tem potencial para ajudar a aliviar os sintomas da gota recorrente. Além da vitamina C, consumir melão também ajuda a atender às necessidades de vitamina A, complexo de vitamina B, vitamina K, colina e potássio.
3. Grupo de frutas vermelhas
Pessoas com gota precisam limitar os alimentos ricos em açúcar. A razão é que esse tipo de alimento contém frutose, que é um tipo de carboidrato simples encontrado no açúcar de mesa. Aparentemente, a frutose também está presente nas frutas.
A frutose é conhecida por desencadear um aumento nos níveis de ácido úrico no corpo. Mesmo assim, nem todas as frutas são ricas em frutose, por exemplo, o grupo das bagas.
Existem muitos tipos de frutas à sua escolha, como morangos, framboesas, mirtilos ou cranberries. O grupo das bagas é o mesmo que outras frutas da gota, que são ricas em vitamina C e nutrientes que nutrem o corpo.
4. Abacaxi, mamão, manga e melancia
Outras opções de frutas que você pode incluir em um lanche ou sobremesa para quem sofre de gota são manga, mamão, melancia e abacaxi. Todas essas frutas você geralmente gosta de ser uma fruta.
Assim como as frutas descritas anteriormente, a manga, o mamão, a melancia e o abacaxi também são ricos em vitamina C, que pode proteger o corpo, inclusive as articulações, da inflamação.
Com base em um estudo no jornal pesquisa internacional de biotecnologia, O conteúdo de bromelaína no abacaxi pode reduzir a dor e a inflamação em pacientes com osteoartrite.
Osteoartrite ou calcificação da articulação do joelho é outro tipo de artrite. A potência do abacaxi também pode proporcionar os mesmos benefícios em pessoas com outros tipos de inflamação das articulações.
5. Grupo de frutas cítricas
Falando sobre frutas ricas em vitamina C, que são saudáveis para quem sofre de gota, é claro que o grupo das frutas cítricas se enquadra nessa categoria. Alguns tipos de frutas cítricas que você pode desfrutar são laranja doce, toranja, limão ou lima.
O conteúdo de vitamina C nesta fruta pode reduzir a resposta inflamatória no corpo, o que pode ter o potencial de ajudar a suprimir os efeitos inflamatórios experimentados por quem sofre de gota.
Toranja ou laranja doce, você pode consumir diretamente. Embora limões e limas, geralmente são mais seguros se você consumi-los como bebidas. Basta pegar o suco e misturar com água, chá, com a adição de mel.
6. Cerejas
Esta fruta está recebendo atenção suficiente dos cientistas sobre seus benefícios para quem sofre de gota. Estudo de 2012 na revista Artrite e reumatismo mostraram que a ingestão de cerejas em combinação com alopurinol pode reduzir o risco de recidiva da gota em 75 por cento.
Os pesquisadores concluíram que as cerejas contêm altos níveis de antocianinas. As próprias antocianinas têm propriedades antiinflamatórias ao inibir a ciclooxigenase, que é a mesma maneira que os AINEs funcionam. Então, este composto também reduz a inflamação ao limpar o óxido nítrico, um composto que é tóxico (veneno).
Dicas para comer frutas com segurança para pessoas com gota
Com base nas avaliações acima, é claro, quem sofre de gota deseja obter os benefícios, certo? Tente adicionar uma fileira dessas frutas à sua dieta e lanches todos os dias. Apesar de saudável, isso não significa que você pode comer essas frutas em excesso.
Consumir laranjas, abacaxis, melão ou kiwi em excesso pode causar problemas digestivos, como flatulência, azia, porque algumas frutas têm gosto azedo e um sabor desagradável na língua.
Além de não ser excessivo, você também precisa escolher as condições de frutas frescas, e não frutas embaladas em forma de açúcar. Lave a fruta com água corrente antes de comê-la para remover qualquer bactéria que possa ter grudado em sua superfície.
Comer frutas regularmente e manter uma dieta saudável pode ajudar a aliviar os sintomas da gota. No entanto, você ainda precisa consultar um médico para obter o tratamento correto para a gota.