4 sintomas experimentados por pacientes com TOC •

Hoje, muitas pessoas afirmam ter TOC, mas os sintomas e as condições psicológicas que apresentam tendem a ser diferentes dos dados médicos. No entanto, quais são os sintomas de transtorno obsessivo-compulsivo que geralmente sofrem? Primeiro, vamos dar uma breve explicação sobre o TOC.

O que é TOC?

Transtorno obsessivo-compulsivo ou o chamado TOC, é um distúrbio psicológico que pode afetar a mente (obsessiva) e o comportamento (compulsivo) dos humanos. Esse distúrbio perturba a mente do sofredor, produzindo sentimentos de inquietação, ansiedade, preocupação, medo e exigência de fazer a mesma coisa continuamente. Esse comportamento continuará a ser praticado pelos sofredores até que os desejos de suas mentes sejam satisfeitos.

A causa do TOC não é conhecida ao certo. Supostamente devido a um problema de envio de informações de uma parte do cérebro para outra, ou talvez também possa ser causado por graves problemas de estresse. Fatores genéticos da família, bem como acidentes psicológicos anteriores também podem fazer com que uma pessoa tenha TOC.

Leia também: Usando hipnoterapia para curar traumas psicológicos

Os sintomas mais comuns de TOC

Geralmente, os sintomas encontrados em pessoas que sofrem de TOC são frequentemente inquietos, com medo, preocupados com as coisas ao seu redor e muitas vezes têm pensamentos negativos. Abaixo estão os sintomas e tipos que podem ser encontrados em pessoas com TOC.

1. Arruelas

Se você frequentemente se sente inadequado ou nem mesmo se sente limpo ao lavar as mãos, de forma que fará isso repetidamente, você pode ter TOC. Este sintoma é o sintoma mais comum experimentado por quem sofre de TOC.

Esse sintoma explica quando uma pessoa sempre tem medo de ser contaminada por bactérias, germes ou sujeira que se transferem para o corpo. Os pacientes geralmente lavam as mãos ou partes do corpo que ficam sujas repetidamente. Pessoas com TOC não hesitam em limpar suas casas, corpos e tudo o que têm medo de sujar, a fim de realizar seus desejos compulsivos de evitar germes ou sujeira que é evitada. Sintomas como este continuarão a ocorrer devido a um forte desejo na mente da pessoa que sofre.

LEIA TAMBÉM: Lavar as mãos é bom, mas este é o resultado se você fizer isso com muita frequência

2. Damas

Este sintoma de TOC ataca o sofredor para sempre verificar algo repetidamente. Neste tipo, geralmente não é diferente dos pacientes com tipo arruelas . Pessoas com TOC verificarão repetidamente coisas, objetos ou itens que sejam perigosos. Os exemplos mais comuns são verificar a fechadura da porta, desligar o fogão ou as luzes verificando várias vezes. Os sofredores sentem que o perigo está sempre à espreita, e se algo de ruim acontece, eles não hesitam em culpar a si mesmos.

3. Simetria e Ordem

Nesse tipo de sintoma, você costuma se concentrar em organizar as coisas em ordem, ordenado, simétrico e paralelo. Por exemplo, você não gostaria que outra pessoa tocasse e reposicionasse as coisas que você havia arrumado. Esse comportamento sempre exigirá que você produza os mesmos pensamentos continuamente.

4. Acumulação

Acumulando é um sintoma de que você gosta ou deseja coletar itens usados ​​que encontra. Você acha que o item é importante e será útil para você no futuro. Se você tem um monte de coisas em sua casa ou quarto e parece que está cheio, você pode ser um deles.

Como lidar com o TOC?

Só porque você gosta das coisas de uma determinada maneira ou organiza as cores dos sapatos ou da camisa em ordem alfabética, não significa que você tem TOC. No entanto, se pensamentos obsessivos ou comportamentos rituais parecem fora de seu controle ou interferem em sua vida, é hora de procurar tratamento.

O tratamento geralmente envolve psicoterapia, terapia de modificação de comportamento ou medicamentos psiquiátricos, isoladamente ou em combinação. De acordo com Harvard Escola de medicina, com o tratamento, cerca de 10 por cento dos pacientes se recuperam totalmente e cerca de metade dos pacientes mostra alguma melhora. Converse também com sua família ou pessoas próximas sobre os sintomas que você sente. O apoio e a compreensão deles são importantes para você.

Leia também: A terapia psicológica com CBT pode realmente resolver os problemas da nossa vida?