A maioria das pessoas que sente dor no peito pensa que é um ataque cardíaco. Ao passo que, em muitos casos, a dor no peito nem sempre está relacionada ao coração. A causa do aperto no peito pode ser devido a lesões no esterno ou problemas digestivos, que afetam o esterno. Saiba mais sobre as causas mais comuns de dor no esterno neste artigo.
Várias causas de dor no peito
Na anatomia óssea, o esterno é um osso plano alongado localizado no meio do tórax. Essa parte do osso está conectada à caixa torácica, que protege os órgãos vitais do corpo, como coração, pulmões, estômago e fígado. Como resultado, muitas condições médicas não estão relacionadas ao esterno, mas causam dor no peito.
1. Costocondrite
Costocondrite é uma das causas mais comuns de esterno dolorido. Essa condição ocorre quando a cartilagem entre o esterno e as costelas fica inflamada ou irritada. Costocondrite pode ocorrer como resultado de osteoartrite, mas também pode ocorrer sem uma causa óbvia.
Os sintomas de costocondrite incluem:
- Dor aguda bem no centro do peito.
- Dor no peito ao espirrar, tossir ou respirar fundo.
- Sensação de desconforto nas costelas.
Costocondrite geralmente desaparece após alguns dias. No entanto, se você tiver alguma dúvida sobre essa condição, deve consultar um médico imediatamente.
2. Esterno quebrado
Assim como as fraturas em outras partes do corpo, a fratura do esterno pode causar dor forte no peito e na parte superior do corpo.
A causa mais comum dessa condição é um forte impacto no centro do tórax, como um acidente de trânsito, ser atingido durante a prática de esportes, cair ou realizar outras atividades físicas de risco. Se você tiver um esterno quebrado, deve procurar atendimento médico imediatamente. Isso é para antecipar o desenvolvimento do risco de novas lesões no coração e nos pulmões.
3. Lesão na articulação esternoclavicular
A articulação esternoclavicular conecta a parte superior do esterno à clavícula (clavícula). Bem, uma lesão nesta articulação pode causar dor no esterno que pode irradiar para a parte superior do tórax, onde esta articulação está localizada.
Os sintomas de uma lesão da articulação esteroclavicular incluem:
- Sensação de dor, sensibilidade e inchaço na parte superior do tórax ou na área da clavícula.
- Dificuldade ou dor ao mover o ombro.
- Um som de "estalo" é ouvido ao redor da junta.
4. Lesão na clavícula
A clavícula está diretamente relacionada ao esterno. Portanto, qualquer lesão, luxação, fratura ou trauma neste osso fará com que o esterno doa. Os sintomas comuns de uma lesão na clavícula incluem:
- Hematomas ou caroços aparecem no local da lesão.
- Dor intensa ao tentar mover o braço para cima.
- Inchaço ou dor na área ao redor da clavícula.
- Ouve-se um som de “estalo” quando levanta o braço.
- Posição anormal do ombro, como ligeiramente abaixado.
5. Músculos tensos
Existem muitos músculos ligados ao esterno e às costelas. Sem você saber, uma tosse forte ou exercícios excessivos podem fazer com que os músculos do peito se contraiam. Se você sentir dor ao pressionar a parede torácica, pode ser devido a uma lesão ou distúrbio musculoesquelético, não ao coração.
6. Problemas digestivos
O esterno fica bem na frente de alguns dos principais órgãos digestivos. É por isso que qualquer condição relacionada ao esôfago, estômago e intestinos pode causar dor no peito.
Um dos problemas digestivos que mais frequentemente causa dor no peito é a azia, que ocorre quando o ácido do estômago sobe para o esôfago. Essa condição geralmente ocorre depois que você ingere alimentos que provocam o aumento do ácido estomacal.