Conforme a idade gestacional aumenta, o estômago da mãe fica maior. Isso indica que o feto continua a crescer e se desenvolver no útero. Porém, você já se perguntou se o peso do feto no útero é ideal para a idade gestacional? A seguir está uma explicação do peso fetal ideal que precisa ser compreendido.
O peso fetal ideal para a idade gestacional
O comprimento e o peso de um feto e de outro devem ser diferentes, embora a idade do feto seja a mesma.
Isso ocorre porque o nível de crescimento e desenvolvimento de cada bebê pode ser diferente, pois é influenciado por diversos fatores.
Vários são os fatores que afetam o desenvolvimento do bebê no útero, desde a ingestão de alimentos até a sua própria saúde.
Portanto, não se preocupe muito se o resultado de um ultrassom durante a gravidez mostrar que o peso do seu bebê está menor ou maior.
As seguintes estimativas ou estimativas do comprimento e peso ideais do feto de acordo com seu desenvolvimento no útero:
Desenvolvimento do peso fetal no primeiro trimestre
O desenvolvimento do peso fetal ideal estimado no primeiro trimestre é o seguinte:
1ª semana a 6ª semana
Durante as primeiras duas semanas após a concepção, você pode não sentir nenhuma mudança significativa.
Isso ocorre porque o corpo do feto ainda não está formado nas primeiras semanas do primeiro trimestre de gravidez.
A nova formação começa na 4ª a 5ª semana após a concepção (quando o período termina).
Mesmo neste momento, seu bebê ainda é um embrião do tamanho de uma semente de gergelim. Uma semente de gergelim pesa cerca de 0,00364 gramas (gr).
Porém, nessa idade, o embrião já possui o embrião de uma camada de pele, nervos, órgãos vitais (fígado, coração, pulmões e intestinos), olhos e ouvidos, embora o sistema circulatório não seja perfeito.
7ª semana a 9ª semana
Por volta da 7ª à 8ª semana, o peso fetal ideal é de cerca de 1 grama com comprimento corporal de 1,6 centímetros (cm).
Esse ganho de peso ocorre porque o feto começou a desenvolver membros, cabeça e partes do rosto.
A partir da página da Clínica Mayo, na 7ª semana geralmente o cérebro e o rosto do feto começam a se formar.
O precursor do braço também começa a crescer, o que começa com o surgimento de pequenos brotos que lembram remos.
Então, na 8ª semana de gravidez, os dedos começam a se formar junto com pequenas partes das orelhas, olhos, lábios e nariz do feto.
Chegando à 9ª semana, o braço fetal cresceu e se tornou um cotovelo. Não só isso, os dedos dos pés e as pálpebras do feto são mais formados e visíveis.
O tamanho da cabeça do bebê também é maior nessa idade gestacional. É por isso que o tamanho do peso fetal aumentou em relação à semana anterior.
Nesta 9ª semana, o peso fetal ideal estimado é de cerca de 2 gramas com um comprimento fetal de cerca de 2,3 cm devido ao desenvolvimento de outras partes do corpo.
10ª semana a 12ª semana
Entrando na décima semana de desenvolvimento fetal, a cabeça do bebê é redonda e já tem membros.
A cabeça do bebê ficará mais arredondada e os dedos mais perfeitos na 10ª semana.
Este desenvolvimento será seguido pelo desenvolvimento da orelha externa e do cordão umbilical, que é mais claramente visível.
Nesse período, o comprimento do feto chega a 3,1 cm com peso fetal normal em torno de 4 gramas.
Na 11ª semana de desenvolvimento fetal, o rosto do bebê está totalmente formado, mas os novos dentes crescerão.
Os genitais também formarão o pênis ou clitóris e grandes lábios.
Curiosamente, na idade de 11 semanas, o rosto do bebê parece mais largo com as proporções certas dos cinco sentidos.
Isso é evidenciado pelo fato de que os olhos estão separados em suas respectivas posições, as pálpebras estão juntas e as orelhas estão mais baixas.
O peso corporal do feto agora dobrou, passando de 7 a 8 gramas e 4,1 centímetros de comprimento.
Na 12ª semana de gravidez, as unhas vão crescer e o comprimento estimado do feto é de 5,4 cm com um peso fetal ideal de cerca de 14 gramas.
Desenvolvimento do peso fetal no segundo trimestre
O desenvolvimento do peso fetal ideal estimado no segundo trimestre é o seguinte:
13ª semana a 15ª semana
Entrando no segundo trimestre da gravidez, o feto se torna mais visível. Na semana 13, o feto começa a excretar urina no saco amniótico para que se misture com o líquido amniótico.
Os ossos e o esqueleto do bebê começaram a endurecer, especialmente na cabeça e nos ossos longos. Então, a pele fetal, que ainda é fina e transparente, logo ficará mais espessa.
Atualmente, o comprimento do bebê é de cerca de 7,4 cm com um peso fetal ideal de cerca de 23 gramas. Na 14ª semana, o pescoço e membros inferiores estarão mais claramente visíveis.
Os glóbulos vermelhos formam o baço do feto e seus órgãos reprodutivos serão vistos esta semana ou nas próximas semanas.
Isso significa que o sexo do bebê começou a ser visto na idade de 14 semanas de gravidez ou algumas semanas depois.
Portanto, quando você fizer um exame de ultrassom, saiba ler os resultados do ultrassom para identificar claramente a forma e a aparência do feto no útero.
O comprimento do bebê na semana 14 é de 8,7 cm com um peso fetal normal de aproximadamente 43 gramas.
Enquanto isso, ao entrar na 15ª semana de desenvolvimento fetal, um padrão de cabelo no couro cabeludo se formará e o comprimento do feto será de cerca de 10,1 cm com um peso fetal ideal de cerca de 70 gramas.
O desenvolvimento dos ossos do corpo do bebê continuará na 15ª semana de gravidez, acompanhado por um padrão de cabelo no couro cabeludo que está começando a se formar.
16ª semana a 19ª semana
Durante a 16ª semana de desenvolvimento fetal, a cabeça do bebê está ereta e a formação da orelha é quase perfeita.
Os movimentos dos membros fetais podem ser detectados por ultrassom, mas ainda são muito pouco para serem sentidos.
O comprimento estimado do feto na semana 16 é de cerca de 11,6 cm com um peso fetal ideal de 100 g.
Então, na 17ª semana, as unhas dos pés do feto apareceram e ele se tornou mais ativo com um órgão do coração que pode bombear cerca de 100 litros de sangue por dia.
O comprimento do feto na 17ª semana de gestação é de cerca de 13 cm, com peso fetal normal estimado em cerca de 140 gramas.
Na 18ª semana, o formato das orelhas começa a se projetar dos lados da cabeça, os olhos ficam voltados para a frente e a digestão do bebê começa a funcionar.
O comprimento do feto é de cerca de 14,2 cm, com peso fetal de 190-200 gramas.
Então, na 19ª semana, o crescimento do bebê começou a desacelerar, mas a pele de vernix caseosa (uma camada de óleo que protege a pele do bebê de bolhas) se formou.
O comprimento do feto é de cerca de 15,3 cm com um peso normal estimado do feto de cerca de 240 gramas.
20ª semana a 22ª semana
Na 20ª semana, você já deve ser capaz de sentir o movimento fetal. O feto também começou a dormir e acordar regularmente.
Você pode fazer um ultrassom para ver o sexo do bebê com mais clareza nessa idade gestacional. O comprimento do feto é de cerca de 16,4 cm com um peso fetal normal estimado em cerca de 300 gramas.
Entrando na 21ª semana, o couro cabeludo fica coberto de pelos finos (lanugo) e a possibilidade da sucção do bebê também está mais desenvolvida.
O comprimento do feto nesta semana é em torno de 25,6 cm e o peso fetal ideal é de aproximadamente 360 gramas.
Na 22ª semana de desenvolvimento fetal, os pelos da sobrancelha começaram a crescer e os testículos em fetos masculinos começaram a descer. O tamanho atual do bebê é de cerca de 27,8 cm e o feto pesa cerca de 430 gramas.
23ª semana a 27ª semana
Na 23ª semana de desenvolvimento fetal, o feto já tem a capacidade de mover os olhos e soluçar no útero.
Os soluços experimentados pelo feto às vezes fazem a mãe sentir que há um solavanco. O comprimento do feto é agora de cerca de 28,9 cm, com peso fetal de 500 gramas.
Então, na 24ª semana de desenvolvimento fetal, as impressões digitais nas palmas das mãos e na planta dos pés também foram formadas. Além disso, a pele fetal começa a enrugar e ficar rosada devido à presença de capilares.
O tamanho do comprimento do feto é atualmente de cerca de 300 cm com um peso fetal de 600 gramas.
A capacidade do bebê de responder ao som em movimento ocorre na 25ª semana de desenvolvimento, acompanhada por mudanças no comprimento do corpo de 34,6 cm e peso fetal atingindo 660 gramas.
O desenvolvimento do feto na 26ª semana de gestação é marcado pelos olhos sendo capazes de abrir parcialmente, citando o Departamento de Saúde de Louisiana.
O comprimento do feto na 26ª semana de gestação atingiu 35,6 cm com peso fetal normal de aproximadamente 760-820 gramas.
Além disso, na 27ª semana, o desenvolvimento pulmonar aumenta (movimentos de inflar e desinflar), os nervos fetais podem funcionar adequadamente e a pele torna-se mais lisa.
Na 27ª semana de gestação, o comprimento do feto é de cerca de 36,6 cm e o peso ideal estimado do feto deve ter atingido cerca de 875 gramas.
Desenvolvimento do peso fetal no terceiro trimestre
O desenvolvimento do peso fetal ideal estimado no terceiro trimestre é o seguinte:
28ª semana
Depois de aumentar o desenvolvimento pulmonar, no terceiro trimestre da gravidez com 28 semanas, o sistema nervoso central já pode dirigir os movimentos respiratórios rítmicos e controlar o corpo.
Isso também é acompanhado pelo crescimento dos cílios e pela abertura parcial das pálpebras fetais.
O comprimento e peso estimados do feto neste momento é em torno de 37,6 cm e 1005 g ou chega a 1 quilograma (kg).
29ª semana e 30ª semana
Nas semanas 29 e 30, os movimentos fetais estão se desenvolvendo cada vez mais, como chutar, alongar e fazer movimentos de preensão.
Além disso, o cabelo na cabeça cresceu bem e os glóbulos vermelhos se formaram na medula óssea do feto.
As estimativas do comprimento e peso normais do feto na semana 29 são de cerca de 38,6 cm e 1,2 kg.
Já o comprimento estimado do corpo fetal na 30ª semana de gravidez é de aproximadamente 39,9 cm e 1,3 kg.
31ª semana à 33ª semana
Da 31ª à 33ª semana, o feto praticamente completou seu desenvolvimento corporal e continua ganhando peso rapidamente.
Além disso, os ossos do feto irão endurecer, mas os ossos do crânio continuarão macios e flexíveis.
O feto também desenvolveu a capacidade da pupila de responder à luz. O comprimento e o peso estimados do feto ideal atingiram 41,1 cm e 1,5 kg.
Entrando na 33ª semana, o comprimento estimado do feto é de cerca de 42,4 cm com um peso fetal normal de 1,7 kg.
34ª semana a 36ª semana
Além disso, o desenvolvimento das unhas e da pele do feto é perfeito. Isso faz com que o corpo do feto fique gordo, de modo que comece a se parecer com uma dobra.
Essa condição pode encher o útero da mãe e dificultar a movimentação do feto.
Tudo isso geralmente ocorre na 34ª à 36ª semana de gravidez.
Além disso, o comprimento do feto é de 45 cm e o peso do feto é de cerca de 2,1 kg quando a gravidez está na 34ª semana.
Chegando às 35 semanas, o comprimento do feto chega a 46,2 cm e o peso normal deve ser de aproximadamente 2,4 kg.
Já na 36ª semana de gestação, o corpo fetal deveria ter atingido 47,4 cm de comprimento com peso normal estimado em 2,6 kg.
37ª semana a 39ª semana
Para se preparar para o nascimento, a cabeça do feto começará a descer para a região pélvica e o tamanho da circunferência da cabeça é quase igual ao tamanho da barriga do feto.
A maioria dos bebês também perderá todo o lanugo (cabelo fino) de seus corpos e a gordura continuará a ser adicionada ao resto do corpo do feto para mantê-lo aquecido após o nascimento.
Este desenvolvimento ocorre na semana 37 à semana 39. Às 37 semanas, o peso fetal normal estimado é de 2,9 kg com um comprimento corporal de 48,4 cm.
Entrando na 38ª semana, o comprimento do corpo do bebê gira em torno de 49,8 kg com peso normal de 3,1 kg.
Além disso, na 39ª semana de gestação, o comprimento corporal estimado do bebê é de 50,7 cm e o peso normal é de cerca de 3,3 kg.
40ª semana a 42ª semana
Chegando à 40ª semana de desenvolvimento fetal ou algumas mães dando à luz com 42 semanas, o feto está em perfeita forma com um tamanho que está pronto para nascer.
O tamanho do comprimento do corpo do bebê na 40ª a 42ª semana de gravidez variou de 51,2-51,7 cm com um peso fetal estimado variando de 3,5-3,67 kg.
Os segundos que antecedem o parto são realmente emocionantes para as mulheres grávidas. Você pode dar à luz por parto normal ou por cesariana posteriormente.