A sensação de dormência é geralmente mais comum nos pés ou nas mãos. Porém, você já experimentou uma sensação persistente de formigamento ou formigamento nos lábios e na boca? Sim, embora seja raro, na verdade a área ao redor da boca, incluindo os lábios, a língua e as gengivas, também pode ficar dormente ou entorpecida. Na verdade, por que a boca está dormente, hein?
As principais causas de dormência na boca
O aparecimento de desconforto na boca pode realmente interferir nas suas atividades. O motivo é que comer, beber, falar e outras coisas que dependem de um trabalho bucal não são ideais. Antes de reclamar mais sobre essa condição, tente observar algumas das coisas a seguir que você pode ter experimentado ou está passando atualmente.
1. Mordido acidentalmente
Ou porque você está muito excitado ou porque é o alvo errado ao mastigar os alimentos, você está inconscientemente mordendo sua própria gengiva ou língua. Isso pode causar danos e inflamação nos nervos ao redor da boca e dos lábios.
Tratamento
Não se preocupe, uma boca dormente causada pela picada geralmente cicatriza por si mesma em alguns dias. No entanto, se a condição não melhorar, é aconselhável consultar um médico imediatamente.
2. Alergias
Além de causar coriza e espirros constantes, as reações alérgicas devido à inalação de sujeira, poeira, pólen ou de alimentos também podem ter impacto na boca. Você pode sentir uma sensação de formigamento nos lábios e na boca.
Especialmente quando a alergia desencadeia os alimentos que você ingere, como vegetais e frutas que são comidos crus. Na verdade, as alergias que atacam a boca não são muito perigosas. Isso ocorre porque o sistema imunológico está ciente da presença de uma substância estranha e está trabalhando para superá-la.
Tratamento
Como não é muito perigoso, os sintomas causados por alergias geralmente desaparecem por conta própria. A chave é identificar todos os alimentos que desencadeiam alergias e não os ingerir. Se necessário, o médico prescreverá medicamentos antialérgicos para acelerar a cura.
3. Baixo nível de açúcar no sangue
Açúcar baixo no sangue, ou hipoglicemia, é uma condição em que os estoques de açúcar no sangue no corpo estão baixos, muito abaixo do normal. Todos os que restringem severamente a ingestão de açúcar estão sob alto risco de hipoglicemia, incluindo diabéticos que costumam usar insulina artificial ou certos medicamentos para reduzir os níveis de açúcar no sangue.
Da série de sintomas que marcam a hipoglicemia, o entorpecimento da boca é aquele que costuma ocorrer. A razão é porque a diminuição dos níveis de açúcar no sangue afetará gradualmente a função cerebral. Como resultado, os nervos que deveriam funcionar para regular o trabalho da boca, da língua, dos lábios e da área circundante não funcionam adequadamente.
Tratamento
A maneira mais fácil de tratar os níveis baixos de açúcar no sangue é aumentar o consumo de alimentos e bebidas açucarados. No entanto, se você tem diabetes, seu médico pode alterar os medicamentos que está tomando de acordo com seu estado de saúde atual.
Mesmo que você esteja comendo mais alimentos doces, você deve equilibrá-los com alimentos ricos em fibras que ajudarão a manter os níveis de açúcar no sangue estáveis.
4. Falta de vitamina B-12
Acredite ou não, a falta de ingestão de vitamina B-12 pode causar vários sintomas, um dos quais é boca ferida, dormência e queimação. Isso ocorre porque a vitamina B-12 é necessária ao corpo para produzir glóbulos vermelhos, que são responsáveis por transportar oxigênio, fornecer energia e manter os nervos saudáveis.
Tratamento
Se for isso o que você está sentindo, o tratamento mais apropriado é, naturalmente, ingerir mais fontes de vitamina B12 e outras vitaminas B. Por exemplo, de ovos, tofu, tempeh e leite de soja que foram fortificados com vitamina B-12.
Você pode aumentar a ingestão dessa vitamina tomando suplementos de vitamina B-12, mas ainda levando em consideração o conselho do médico.
5. Apreensões
Convulsões corporais são geralmente encontradas como um dos primeiros sintomas de epilepsia e tumores cerebrais. As convulsões podem afetar todas as funções normais do corpo, incluindo boca, lábios, língua e gengivas que ficam dormentes e com formigamento intenso.
Tratamento
Se a causa for um tumor cerebral, a remoção cirúrgica do tumor, a radioterapia, a quimioterapia e o consumo de drogas podem ser algumas das opções. Enquanto isso, para epilepsia, você pode tomar medicamentos antiepilépticos regularmente ou se submeter a uma cirurgia se a condição for muito grave.
Outra maneira de lidar com a boca entorpecida
Além de tratar de acordo com a causa, você pode fazer outros tratamentos para aliviar o entorpecimento da boca. Desde fazer gargarejos com água salgada, usar compressas geladas, aplicar cremes ou pomadas, até tomar anti-histamínicos orais.
É importante sempre consultar seu médico sobre as melhores opções de tratamento de acordo com as condições e causas que você está enfrentando.
—