Muitas pessoas consideram ficar acordado até tarde uma coisa natural, ou mesmo uma obrigação. Seja por causa das horas extras para concluir um projeto de escritório, assistir a um jogo de futebol ou estudar em um sistema de velocidade na noite anterior antes de um exame importante na escola. No entanto, você precisa ter mais cuidado com os vários efeitos de ficar acordado até tarde sobre sua saúde no futuro.
Por que precisamos dormir?
O sono é incluído como uma atividade que tem uma miríade de benefícios. Quando você dorme, o cérebro libera hormônios e compostos que ajudam os processos metabólicos do corpo. Começando por restaurar o apetite, estimular o sistema imunológico, melhorar a memória, melhorar o humor, aumentar o condicionamento físico, aumentar a energia e focar nas atividades do dia seguinte.
Dormir o suficiente pode até ajudar a controlar o estresse e os sintomas de transtornos psiquiátricos, como transtornos de ansiedade e depressão.
A duração ideal do sono para adultos e idosos é de cerca de sete a oito horas. Enquanto isso, crianças e adolescentes precisam de mais tempo de sono (cerca de 8-12 horas, dependendo da idade)
O efeito de ficar acordado até tarde na saúde, ao longo do tempo pode encurtar a vida
Os efeitos de ficar acordado até tarde na saúde do corpo foram comprovados por muitos estudos científicos. O hábito de ficar acordado até tarde aumenta o risco de uma série de problemas graves de saúde, que vão desde hipertensão, diabetes, doenças cardíacas, obesidade, apnéia do sono até morte prematura.
Isso é evidenciado por pesquisadores da Inglaterra e Itália que analisaram os hábitos de sono de 1,3 milhão de pessoas, coletados em 16 estudos separados. Suas descobertas mostraram que pessoas que dormiam menos de seis horas por noite tinham 12% mais chances de morrer prematuramente. Eles também descobriram que as pessoas que reduziram seu tempo de sono de sete para cinco horas ou menos tinham 1,7 vezes o risco de morrer mais cedo. O que causou isso?
Vários estudos descobriram que dormir menos de 5 horas por noite pode causar constrição dos vasos sanguíneos que, por sua vez, pode aumentar a pressão arterial. Além do mais, a falta de sono também pode desencadear uma deficiência de magnésio, que pode causar o endurecimento das paredes das artérias (aterosclerose). A aterosclerose pode aumentar o risco de hipertensão, derrame e outros problemas cardíacos.
Além disso, o efeito de ficar acordado até tarde também é observado no aumento dos níveis de açúcar no sangue do corpo. A falta de sono pode fazer com que o corpo se torne resistente à insulina e aumenta o cortisol, o hormônio do estresse, de forma que o corpo não consegue absorver o açúcar restante no sangue. Como resultado, os níveis de açúcar no sangue aumentam. Esta condição pode desencadear diabetes.
O efeito de ficar acordado com muita frequência também pode aumentar a liberação do hormônio da fome grelina, que pode aumentar o apetite. Não é à toa que a falta de sono por muito tempo pode engordar o corpo, o que pode desencadear a obesidade no futuro. Obesidade, hipertensão e diabetes certamente terão um impacto muito negativo em sua saúde. Principalmente se acontecerem ao mesmo tempo.
Além do risco de doenças, a falta de sono também pode reduzir a concentração e o estado de alerta. Isso pode ser muito perigoso se você estiver dirigindo um veículo. Os perigos de dirigir com sono podem até ser comparados a dirigir bêbado. Dirigir com sonolência após apenas 3 horas de sono aumenta o risco de um acidente automobilístico em mais de quatro vezes.
Dicas para você dormir melhor
Para não se acostumar a ficar acordado até tarde e lidar com os efeitos de ficar acordado até tarde no futuro, tente aplicar algumas destas dicas simples:
- Defina um alarme para a hora de dormir e acorde na mesma hora todos os dias, incluindo fins de semana. Se precisar acordar às 6h, vá para a cama às 23h para dormir 8 horas por noite.
- Evite atividades físicas extenuantes antes de ir para a cama. Se você quiser se exercitar antes de dormir, faça-o pelo menos 2-3 horas antes de dormir.
- Evite cafeína, cigarros e álcool na hora de dormir.
- Não tire uma soneca depois das 15h. A hora de cochilar tarde demais fará com que você se sinta revigorado à noite.
- Tente fazer coisas que o deixem calmo e relaxado antes de ir para a cama. Por exemplo, ao ouvir uma música, ler um livro, tomar um banho quente ou outras atividades que o deixem mais relaxado.
- Faça com que o ambiente do quarto seja confortável, silencioso, escuro e frio. Evite coisas que podem interferir no sono, como TVs e aparelhos.
- Se você já ficou deitado na cama por 20 minutos e ainda não consegue dormir, tente levantar um pouco e fazer outras atividades para não se sentir estressado. A ansiedade e a preocupação por não conseguir dormir podem, na verdade, torná-lo mais revigorado e mais incapaz de dormir.