4 maneiras de escolher o melhor creme dental para cáries •

Dependendo do tamanho do orifício, seu dente pode estar latejando ou doendo. As cáries que continuam a permanecer tornam-no suscetível a infecções e perda dentária. Agora, antes de tomar remédio para dor de dente, escovar os dentes com o creme dental correto pode prevenir o agravamento das cáries. Então, como escolher uma pasta de dente para cáries?

Por que cáries?

O termo médico para cáries é cárie ou cavidades. A principal causa do surgimento de cáries é o acúmulo de placa bacteriana nos dentes devido à não manutenção de uma boa higiene oral.

A placa é uma camada formada por restos de comida, saliva e milhões de bactérias. Quando você raramente limpa os dentes, a placa bacteriana se acumula na superfície e entre os dentes.

As bactérias que vivem na placa se multiplicam e produzem ácido que corrói o esmalte (a camada mais externa do dente). O esmalte que está constantemente sendo corroído irá eventualmente apodrecer e formar buracos.

Quanto mais placa se acumula na superfície dos dentes, maior é o orifício que se forma. Você pode não sentir nada quando o orifício formado ainda for pequeno. No entanto, se o buraco aumentar, você ficará mais suscetível a dores de dente.

Como escolher pasta de dente para cáries

Uma das maneiras mais simples de tratar cáries é escovar com o creme dental correto. Infelizmente, existem muitos produtos de creme dental no mercado com várias marcas, cores e sabores.

No momento, você está confuso sobre qual pasta de dente é melhor para cáries. Bem, aqui estão algumas coisas que você precisa prestar atenção quando quiser comprar pasta de dente para cáries.

1. Escolha um creme dental que contenha flúor

A pasta de dentes contém muitos ingredientes ativos para ajudar a manter a saúde bucal. Bem, um dos ingredientes mais importantes a se procurar ao escolher um creme dental para cáries é o flúor.

Vários estudos descobriram que o flúor é eficaz na prevenção de cáries e acúmulo de placa nos dentes. Isso ocorre porque o flúor ajuda a proteger e fortalecer o esmalte dos dentes. Além disso, o flúor também pode ajudar no processo de remineralização de dentes que começaram a deteriorar. Dessa forma, a cárie não vai piorar e a formação de cáries nos dentes pode ser evitada.

Você não precisa hesitar em usar um creme dental que contenha flúor. O uso de flúor em creme dental foi declarado seguro pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Dentistas em todo o mundo, inclusive na Indonésia, usam muito esse material para produtos de cuidados dentários. Na verdade, a American Dental Association (ADA) diz que todos os cremes dentais que eles aceitam devem conter flúor.

Existem muitas formas de flúor que costumam aparecer nos rótulos das embalagens dos dentifrícios. No entanto, algumas das formas mais comuns incluem monofluorofosfato de sódio, fluoreto de sódio e fluoreto estanoso.

2. Verifique outros ingredientes ativos

Além do flúor, também é importante conhecer os vários outros ingredientes ativos contidos na pasta de dente. Aqui estão alguns dos ingredientes ativos mais comuns em pastas de dente para cáries.

  • agente abrasivo. Esses compostos desempenham um papel na remoção de restos de comida, bactérias e manchas dos dentes. Exemplos de agentes abrasivos em produtos de pasta de dente são carbonato de cálcio, sílica gel desidratada, óxido de alumínio hidratado, carbonato de magnésio, sais de fosfato e silicatos.
  • Umectantes. Ingredientes ativos que têm a função de manter a textura da pasta de dente para que ela permaneça úmida e não seque rapidamente. Os ingredientes umectantes da pasta de dente consistem em glicerol, propilenoglicol e sorbitol.
  • Como espessantes minerais coloidais, algas marinhas colóidesou celulose sintética. Este ingrediente é adicionado à massa da pasta de dentes para criar uma textura distinta.
  • Detergente. O detergente na pasta de dentes cria espuma quando você escova os dentes. A espuma em si é necessária para ajudar a quebrar a placa bacteriana e os resíduos de alimentos que grudam na superfície e entre os dentes. Exemplos de detergentes em produtos de pasta de dentes são lauril sulfato de sódio, N-lauril sarcosinato de sódio.

A pasta de dentes para cáries também contém sabores artificiais de extratos de frutas. Normalmente, a adição de aromatizantes artificiais é destinada a produtos de creme dental infantil. O objetivo é, obviamente, atrair o interesse das crianças para que sejam mais diligentes na escovagem dos dentes. Os extratos de frutas mais frequentemente adicionados às pastas de dente infantis são morangos, laranjas, abacaxis, maçãs e uvas.

Da mesma forma com produtos de pasta de dente para adultos. Alguns são adicionados aromas artificiais de extratos de óleos essenciais, como hortelã-pimenta, limão, canela e outros. Esses vários aditivos são eficazes para proporcionar uma sensação refrescante após a escovagem dos dentes.

Infelizmente, nem todo mundo é adequado para usar pasta de dente que contém ingredientes à base de ervas. Para as pessoas sensíveis, a adição de ingredientes à base de plantas pode causar uma reação alérgica ou irritação na boca.

3. Evite pasta de dente que contenha irritantes

Ao escolher um creme dental, tente verificar um a um a lista de princípios ativos listados na embalagem de cada produto.

É importante observar que alguns dos ingredientes ativos da pasta de dente foram relatados como alérgenos ou irritantes. Alguns deles são como abaixo.

  • Ácido cítrico (frequentemente listado como citrato de zinco ou potássio)
  • Triclosan
  • Lauril sulfato de sódio
  • Propileno glicol
  • PEG-8, PEG-12, PEG-1450
  • Cocamidopropil betaína
  • Parabenos
  • Pirofosfato

O sinal mais comum de que você tem alergia a pasta de dente são feridas ou aftas na boca. Seja nas bochechas, língua, gengivas, lábios, até o céu da boca. Os lábios também ficam vermelhos, coçam e doloridos.

Por isso, verifique sempre com atenção os ingredientes contidos no creme dental que você vai comprar. Certifique-se de que o creme dental que você escolher não contenha ingredientes prejudiciais ou que possam desencadear uma reação alérgica.

4. Escolha um produto que seja selado com uma organização confiável

Se você quiser usar pasta de dente para cáries, escolha um produto que tenha selo de uma organização confiável. Os exemplos incluem a American Dental Association (ADA) ou a Indonésia Dental Association (PDGI).

Este selo indica que o creme dental que você está usando é seguro e eficaz para proteger os dentes e remover manchas.

Você também deve consultar um dentista antes de usar produtos de pasta de dente para cáries. Se necessário, o médico pode prescrever um creme dental especial que geralmente não é vendido no mercado.