Tudo sobre o cérebro pequeno: posição, função e doenças que podem acontecer

Você sabe o quão grande é o cérebro humano? O cérebro humano adulto médio pesa cerca de 1,4 kg, enquanto seu comprimento é de cerca de 15 centímetros. Equivalente ao tamanho de dois punhos adultos. Grande o suficiente, certo? Mas, embora pareça um todo sólido, o cérebro consiste em várias partes de suporte. Uma parte do cérebro que desempenha um papel muito importante é o cerebelo, também conhecido como cerebelo. Quais são suas funções?

Onde está localizado o cerebelo (cérebro pequeno)?

Visão lateral do cérebro (fonte: olho diurno)

O cerebelo está localizado atrás da cabeça, sob o cérebro. Tente segurar a nuca. O cerebelo está localizado precisamente na parte superior da nuca.

Curiosamente, embora seja apelidado de cerebelo, o cerebelo é bastante grande quando esticado. Quase todo o volume do cerebelo é formado por uma camada muito, muito fina e densa de matéria cinzenta, chamada fólio.

Quando a bobina de folium é desembrulhada, você encontrará uma camada de tecido neural de 1 metro de comprimento e 5 centímetros de espessura. A área de superfície total pode chegar a 500 cm quadrados.

Função cerebelo

O cerebelo é muito pequeno e denso. Ele preenche apenas 10% do volume total do cérebro, mas é o lar de mais de 50% do número total de neurônios do cérebro. Isso torna o cerebelo a parte do cérebro que funciona mais rapidamente.

Controle o movimento

A mudança é, na verdade, um processo complicado. Existem muitos músculos e nervos envolvidos para realizar um movimento simples. Por exemplo, caminhar, correr, jogar uma bola.

Bem, o papel principal do cerebelo é o controle do movimento (controle motor). O cerebelo não inicia ou faz movimentos, mas apóia a função de coordenação dos membros, precisão do movimento e tempo preciso dos movimentos. O cerebelo garante que o corpo realmente se mova de acordo com o que é necessário.

O cerebelo receberá sinais dos principais centros sensoriais da coluna e de outras partes do cérebro e, a seguir, processará esses sinais para aperfeiçoar as atividades motoras do corpo.

Mantenha o equilíbrio e a postura

O cerebelo possui sensores especiais para detectar o equilíbrio. É o cerebelo que enviará sinais ao corpo para ajustar o movimento para que ele não caia.

Simplificando, sem o cerebelo é impossível manter o equilíbrio sentado, caminhando ou em pé.

Portanto, quando o cerebelo é perturbado, por exemplo, devido à ingestão de grandes quantidades de álcool, você terá mais dificuldade em regular os movimentos e manter o equilíbrio corporal.

Aprendendo novos movimentos

O cerebelo ajuda o corpo a aprender movimentos que requerem prática repetida e técnicas especiais. Por exemplo, andar de bicicleta, jogar uma bola de basquete no aro ou nadar.

No início, você definitivamente não pode imediatamente, certo? É necessário um processo de experimentação de movimentos até que estejam completamente perfeitos. O processo de aperfeiçoar esse movimento é o papel do cerebelo.

O cerebelo armazenará o processo de tentativa e erro realizado anteriormente, para então fornecer instruções para as partes do corpo que precisam ser movidas de acordo com a memória.

Com esse processo, você tem melhor controle do movimento para uma determinada manobra.

Regular o movimento dos olhos

Não apenas a função dos membros que são regulados pelo cerebelo, mas também o movimento dos globos oculares.

Atrás do globo ocular existem muitos músculos que podem fazer você olhar para a esquerda e para a direita, para cima e para baixo. Todos os músculos e nervos do globo ocular são regulados pelo cerebelo para que seus movimentos sejam realmente os desejados.

Quais são as consequências se o cerebelo for perturbado?

A principal função do cerebelo é regular o movimento. É por isso que danos ou distúrbios no cerebelo resultarão em distúrbios nos movimentos finos, equilíbrio, postura e aprendizagem motora. Você fica facilmente cambaleante ou cai, diminui a velocidade de seus movimentos, treme / tremores e até fica paralisado.

Além de regular o movimento, o cerebelo também está mais ou menos envolvido em várias funções cognitivas, como concentrar a atenção e a linguagem e regular as respostas de medo e prazer.

Portanto, outros sintomas ou sinais que podem ocorrer quando o cerebelo é perturbado são:

  • Falta de controle e coordenação muscular.
  • Dificuldade em andar e se mover.
  • Fala arrastada ou dificuldade em falar.
  • Movimentos anormais dos olhos.
  • Dor de cabeça.

Existem muitas causas de distúrbios do cerebelo:

  • Ataxia
  • Hemorragia cerebral
  • Golpe sem corte.
  • Envenenamento
  • Infecção
  • Câncer

Mantenha seu pequeno cérebro saudável

  • Proteja a cabeça. Ao dirigir ou em situações que exijam o uso de capacete, use-o adequadamente para reduzir o risco de lesões no cerebelo.
  • Parar de fumar. Fumar aumenta o risco de derrame ao engrossar o sangue e aumentar a pressão arterial
  • Limite o uso de álcool. Beber bebidas alcoólicas em grandes porções danifica diretamente o cerebelo.
  • Exercício: o exercício regular pode lançar os vasos sanguíneos do cérebro e reduzir o risco de acidente vascular cerebral.