Nos últimos anos, a palavra "ansos" ou uma abreviatura de anti-social tornou-se popular entre os jovens, geralmente usada para se referir a pessoas que não querem sair ou socializar. Na verdade, anti-social é outro nome para sociopatia, um tipo de transtorno de personalidade que, na verdade, é um transtorno mental sério. Então, como alguém pode ser considerado um sociopata? Vamos ver a explicação completa do seguinte sociopata.
O que é um sociopata?
Um sociopata é alguém que experimenta transtorno de personalidade antisocial (ASPD), comumente conhecido como sociopatia. Esta condição é um distúrbio de personalidade que se refere a padrões de comportamento e pensamento anti-sociais.
Do ponto de vista médico, um sociopata (ou anti-social) tem um padrão de comportamento explorador, cheio de engano, ignorando a lei, violando os direitos dos outros e sendo violento (tende a ser criminoso), sem um motivo claro ou lógico.
Além disso, muitas vezes todas as suas ações e pensamentos são imprevisíveis. Pessoas que sofrem de sociopatia podem ser consideradas sem empatia ou consciência. Sua condição torna essa pessoa incapaz de distinguir entre o certo e o errado, então ela tende a ignorá-lo.
Pessoas com transtorno de personalidade anti-social mentem, cometem violência sem pensar e freqüentemente abusam de álcool e drogas.
Como resultado, os sociopatas geralmente são incapazes de cumprir suas responsabilidades familiares e de trabalho. Na verdade, as pessoas com essa condição podem nem se importar se não concluírem os estudos na escola.
O que faz com que uma pessoa se torne um sociopata?
A personalidade de uma pessoa é, na verdade, uma combinação de seus pensamentos, emoções e comportamentos. Isso mostra que cada pessoa é realmente única e especial com sua própria personalidade.
Normalmente, a personalidade de uma pessoa é formada a partir de interações com outras pessoas e fatores ambientais ao seu redor. Mesmo assim, na verdade não existe uma condição específica que possa ser uma causa definitiva da personalidade sociopata.
No entanto, existem vários fatores que podem contribuir para tornar uma pessoa um sociopata:
- Fatores genéticos com potencial para tornar uma pessoa mais suscetível a esse transtorno de personalidade.
- Existem mudanças na função cerebral.
- Experienciou violência ou negligência quando criança.
- Violência ou instabilidade na família desde tenra idade.
Quais são as características de um sociopata?
Em vários filmes e programas de televisão, os sociopatas são geralmente descritos como criminosos que gostam de torturar e matar suas vítimas. Embora esse estereótipo não seja totalmente errado, você precisa saber que nem todas essas características estão necessariamente presentes em todo sociopata.
Ou seja, cada sociopata pode exibir características muito diferentes. Aqui estão algumas características de um sociopata que você deve conhecer:
1. Carismático, muito inteligente, mas manipulador
Os sociopatas são mentirosos, seja para atingir seus objetivos ou apenas para se divertir jogando com outras pessoas. Pessoas com esse transtorno mental têm tendência a exibir emoções monótonas e calmas. Na verdade, ele raramente exibe nervosismo e ansiedade.
Mesmo assim, também existem sociopatas que, na verdade, apresentam características muito opostas. Ou seja, ele tem baixa tolerância a estressores e frustrações, por isso muitas vezes exibe respostas emocionais que não estão de acordo com a situação e as condições atuais.
Essa tendência altamente manipuladora torna difícil para os outros que lidam com ele saber quando o sociopata está dizendo a verdade ou não. Na verdade, não são poucos os que conseguiram esconder seu distúrbio de personalidade, de modo que outras pessoas são facilmente enganadas por ele.
2. Falta de empatia
Os sociopatas geralmente não se importam com as outras pessoas, porque as pessoas com essa condição não têm empatia. Isso pode começar em uma idade precoce e continuar na idade adulta. Os sociopatas não têm compaixão, por isso não se importam com a condição e a segurança dos outros.
Na verdade, eles também ignoram as necessidades ou sentimentos dos outros. Os sociopatas preferem se colocar em perigo para seu próprio benefício. Acima de tudo, as pessoas com essa condição se caracterizam por não ter vergonha e quase nunca se arrepender de suas atitudes e ações.
Os sociopatas também não têm muitos amigos, porque não têm a capacidade de manter relacionamentos íntimos com outras pessoas. Da mesma forma, ao estabelecer relacionamentos românticos com outras pessoas, os sociopatas também não podem estabelecer relacionamentos duradouros.
3. Freqüentemente infringindo a lei
A sociopatia é caracterizada por um comportamento impulsivo, seguido de irritabilidade e agressão. Isso é indicado por frequentes violações da lei, como brigas físicas ou realização de ataques que colocam em risco a vida de outras pessoas.
Essa natureza impulsiva e irresponsável também se manifesta em outros aspectos da vida. Por exemplo, não se preocupe com a educação, não se preocupe com as responsabilidades do trabalho e assim por diante.
4. Nunca aprenda com os erros
Como seres humanos, todos cometem erros. Infelizmente, o sociopata nunca se importa se cometeu um erro ou não. Isso faz com que ele continue cometendo os mesmos erros. Sim, os sociopatas nunca querem aprender com os erros do passado.
Na verdade, eles podem não considerar esse comportamento um erro. Portanto, ele nunca pensou duas vezes antes de fazer isso de novo e de novo.
Quais são as consequências de ser um sociopata?
Existem muitas consequências que devem ser suportadas ao experimentar esta condição, por exemplo:
- Não nos responsabilizamos pela família, incluindo cônjuge e filhos.
- Tendência para cometer violência doméstica.
- Vá para a prisão.
- Suicídio.
- Outros transtornos de saúde mental, como depressão ou transtornos de ansiedade.
- Incapazes financeiramente porque não são responsáveis por si próprios.
Essa condição pode ser superada?
Na verdade, transtorno de personalidade antisocial O que faz com que uma pessoa se torne um sociopata é um distúrbio de personalidade muito difícil de curar. Porém, com um forte desejo de recuperação e a disposição para se submeter a um tratamento pode proporcionar uma oportunidade de melhorar.
Aqui estão alguns métodos que você pode tentar para lidar com essa condição:
1. Psicoterapia
A psicoterapia ou terapia psicológica pode ser uma forma de superar a sociopatia. De acordo com a Clínica Mayo, esta terapia envolve o treinamento de sociopatas para controlar a raiva e o desejo de violência.
Além disso, essa terapia também se realiza superando o hábito do uso abusivo de álcool e drogas ilícitas, para a superação de vários outros transtornos mentais que ele possui.
No entanto, você precisa saber que a psicoterapia nem sempre é eficaz. A eficácia desta terapia também depende da gravidade da sociopatia vivida.
2. Uso de drogas
Na verdade, não existem medicamentos que possam ser usados especificamente para tratar essa condição. No entanto, os médicos geralmente prescrevem vários medicamentos para tratar os sintomas associados a outras condições de saúde mental.
Por exemplo, medicamentos para transtornos de ansiedade, antidepressivos para tratar sintomas como depressão e vários medicamentos para outros sintomas. No entanto, esta receita de um médico deve ser usada sob a supervisão de familiares ou pessoas próximas. A razão, um sociopata tem tendência a abusar de drogas.