Você já comeu ou acabou de ouvir o nome de caquis? Na verdade, esta fruta com um sabor doce, fresco e suculento é menos popular na Indonésia. Mas não se engane, o fruto do caqui tem muitos benefícios para a saúde do seu corpo. Então, que tipo de conteúdo nutricional em caquis? Confira sua revisão abaixo.
Teor de nutrientes em caquis
Fonte: DoveMedO caqui é um tipo de fruta nativa da China que se espalhou para o Japão e outras partes da Ásia. Esta fruta é plantada e usada há milhares de anos.
Persimmon tem um nome latino Pés dióspiros e é conhecido como fruta da perna em japonês, que vem do nome da substância taninosa produzida por essa fruta. Em inglês, o caqui comum é conhecido como caqui oriental .
Para aqueles de vocês que nunca comeram caqui, esta fruta tem um sabor doce como mel. O conteúdo de taninos nele, pode causar uma sensação adstringente. Embora sejam pequenos em tamanho, os caquis têm muito conteúdo nutricional que é benéfico para a saúde.
Bem, com base nos Dados de Composição de Alimentos da Indonésia (DKPI), por 100 gramas de caquis você pode desfrutar de vários nutrientes, como:
- Água: 78,2 gramas
- Calorias: 78 kcal
- Proteínas: 0,8 grama
- Gordura: 0,4 grama
- Carboidrato: 20,0 gramas
- Fibra: 0,6 grama
- Cálcio: 6 miligramas
- Fósforo: 26 miligramas
- Ferro: 0,3 miligrama
- Sódio: 0 miligramas
- Potássio: 34,5 miligramas
- Cobre: 0,13 miligramas
- Zinco: 0,1 miligrama
- Betacaroteno: 109 microgramas
- Caroteno total: 2.710 microgramas
- Tiamina (Vit. B1): 0,05 miligramas
- Riboflavina (Vit B2): 0,00 miligramas
- Niacina (Vit. B3): 0,1 miligrama
- Vitamina C: 11 miligramas
Os benefícios dos caquis para a saúde
Não se limite a saber o nome, o fruto do caqui tem vários tipos de bondade, graças às vitaminas e minerais que contém. Tipos de vitaminas, como vitamina A e vitamina C, que estão amplamente contidos nos caquis, são necessários ao seu corpo.
O conteúdo de taninos nos caquis não só causa o efeito da cor e do sabor adstringente, mas também atua como antioxidante. Os caqui também contêm outros compostos antioxidantes, como flavonóides e carotenóides.
Aqui estão os vários benefícios que você pode sentir dos caquis para a saúde.
1. Impede o crescimento de células cancerosas
A fruta do caqui é rica em antioxidantes. Os compostos antioxidantes podem ajudar a prevenir ou retardar os danos às células, neutralizando os radicais livres. Os radicais livres são conhecidos por danificar células saudáveis que podem se desenvolver em células cancerosas e danificar sistemas orgânicos.
De acordo com pesquisa publicada em Jornal de Ciências Experimentais e Clínicas , compostos antioxidantes, como carotenóides e catequinas em caquis atuam como poderosos agentes anticâncer. Além disso, os caquis também contêm outros antioxidantes, como vitamina C, vitamina A, beta-caroteno e flavonóides.
Os flavonóides são antioxidantes poderosos encontrados na pele e na carne dos caquis. A pesquisa mostra que uma dieta ou dieta com alto teor de flavonóides pode ajudar a reduzir o risco de câncer de pulmão devido ao envelhecimento.
Além disso, um estudo também afirma que uma dieta rica em beta-caroteno está associada a um risco reduzido de doenças cardíacas, câncer de pulmão, câncer de cólon e doenças metabólicas, como diabetes mellitus tipo 2.
2. Reduza a inflamação
Os caquis contêm compostos antiinflamatórios que podem ajudar a restaurar a inflamação no corpo. Novamente, isso se deve aos benefícios do conteúdo de vários tipos de antioxidantes nos caquis.
Quando experimenta inflamação, o corpo normalmente produz proteína C reativa e interleucina-6. Para neutralizá-lo, o corpo precisa da ingestão de vitamina C.
A vitamina C é capaz de reduzir os danos dos radicais livres, doando elétrons para moléculas instáveis. Dessa forma, o corpo evitará maiores danos.
Além disso, o conteúdo de carotenóides, flavonóides e vitamina E nos caquis também ajuda a combater a inflamação no corpo.
3. Manter a saúde dos olhos
O conteúdo de vitamina A e antioxidantes nos caquis tem outros benefícios que não são menos surpreendentes. Os caquis contêm cerca de 55 por cento da ingestão diária recomendada de vitamina A.
A vitamina A é um componente importante para a formação da rodopsina, uma proteína de que o corpo necessita para que os olhos funcionem e vejam normalmente. Além disso, a vitamina A também ajuda a apoiar a função da membrana conjuntival e da córnea.
A luteína e a zeaxantina em caquis também podem reduzir o risco de certas doenças oculares, incluindo degeneração macular. A degeneração macular é uma doença ocular que ataca a retina e pode causar cegueira.
4. Impulsione o sistema imunológico
O caqui é um tipo de fruta que tem benefícios importantes para estimular o sistema imunológico. O conteúdo de ácido ascórbico nos caquis é capaz de atender a cerca de 80% de suas necessidades diárias de vitamina C.
Pesquisa publicada em Journal of Food Quality encontraram evidências de que a vitamina C estimula o sistema imunológico. Isso é feito aumentando a produção de glóbulos brancos, que são a proteção do corpo contra infecções microbianas, virais, fúngicas e tóxicas.
Como resultado, a vitamina C que você obtém consumindo caqui regularmente é útil para evitar vários problemas comuns de saúde, como tosse, resfriado e gripe.
5. Manter a saúde digestiva
Como as frutas em geral, os caqui são uma fonte muito boa de fibras naturais para o corpo. A fibra tem muitos benefícios para o corpo, tais como:
- Estimula o peristaltismo intestinal para mover os alimentos à medida que passam pelo trato digestivo.
- Ajuda a compactar as fezes.
- Aumenta a secreção de sucos gástricos e digestivos.
- Alivia os sintomas de constipação e diarreia.
Você pode manter seu sistema digestivo saudável comendo regularmente alimentos ricos em fibras. A fibra também protege contra vários riscos de distúrbios digestivos, incluindo câncer colorretal, também conhecido como câncer de cólon.
A fibra também é um nutriente importante para quem pretende perder peso.
6. Manter a saúde do coração
A combinação de vários conteúdos nutricionais em caquis é muito útil para manter e melhorar a saúde do coração. Esta fruta contém antioxidantes flavonóides, incluindo quercetina e kaempferol.
Em pesquisa publicada em American Journal of Clinical Nutrition , encontrou um fato surpreendente. Mais de 98.000 pessoas que comeram alimentos ricos em flavonóides tiveram um risco 18% menor de morrer de problemas cardíacos.
Outras evidências também afirmam que os alimentos ricos em flavonóides ajudam a reduzir a hipertensão, os níveis de colesterol ruim (LDL) e a inflamação. Na verdade, o conteúdo de tanino nos caquis traz benefícios para a redução da pressão arterial.
7. Combate o envelhecimento prematuro
O fruto do caqui contém várias vitaminas e antioxidantes que têm o benefício de reduzir os radicais livres e combater o envelhecimento precoce. Vitamina A, beta-caroteno, luteína, licopeno e criptoxantina são compostos importantes que desempenham um papel nisso.
Pesquisa publicada Boletim Biológico e Farmacêutico provou que certos tipos de polifenóis em caquis desempenham um papel protetor na prevenção de danos oxidativos que podem causar envelhecimento.
Para isso, comer caqui pode ajudar a retardar o envelhecimento precoce, como retardar a fraqueza muscular, o aparecimento de rugas e manchas marrons no rosto.
Dicas para consumo seguro de caqui
Você pode comer caqui diretamente em condições frescas e maduras. Esta fruta tem sabor adocicado, ligeiramente ácido e suculento. Você também pode encontrar essa fruta na forma processada, por exemplo, como doces ou geleias.
Talvez você descubra que alguns caquis não estão maduros ou não estão muito maduros. Você acelera o processo de amadurecimento dos caquis mergulhando-os em água com cal ou espremendo-os por alguns dias.
Um estudo realizado por um grupo de pesquisadores turcos mostrou o efeito do conteúdo dos caquis na redução da pressão arterial em camundongos. Comer muito caqui tem o potencial de reduzir significativamente a pressão arterial, o que é um risco para pessoas com pressão arterial baixa (hipotensão).
Você pode sentir os efeitos das alergias após comer caqui, como erupção na pele, coceira, inchaço e dificuldade para respirar. Se você tiver essas condições, entre em contato com seu médico para tratamento imediato.