Os cuidados com os cabelos que você faz só serão maximizados se forem ajustados ao tipo de cabelo que você tem. Portanto, primeiro identifique seu tipo de cabelo antes de escolher quais produtos podem torná-lo mais bonito.
A importância de conhecer o seu tipo de cabelo
Relatado de Davidson College , reconhecer o seu tipo de cabelo é o primeiro passo para que seu cabelo receba o tratamento certo.
Se você não reconhece seu próprio tipo de cabelo, os produtos que você compra podem não corresponder à textura do seu cabelo. Como resultado, você só gasta dinheiro para fazer coisas que podem ser maximizadas.
É por isso que saber o tipo e a textura do cabelo é uma coisa importante que precisa ser feita para que o cuidado do cabelo seja bem-sucedido.
A razão pela qual a textura do cabelo de cada pessoa é diferente
Além do autocuidado, existem outros fatores que diferenciam a textura do cabelo de cada pessoa, até mesmo dos próprios irmãos.
Geralmente, o cabelo de todas as pessoas tem o mesmo filamento básico de queratina, o material básico que compõe o cabelo e as unhas. Isso faz com que todos tenham realmente a oportunidade de ter cabelos cacheados.
Mesmo assim, vários são os fatores que fazem com que algumas pessoas tenham cabelos lisos e outras cacheados. Confira a explicação abaixo.
haste do cabelo
A haste do cabelo é um fator que explica porque você tem uma textura de cabelo diferente de outras pessoas.
Os fios de cabelo redondos, por exemplo, permitem menos ligações dissulfeto (que mantêm os cabelos unidos), resultando em cabelos lisos.
Descendentes
Além da haste do cabelo, o tipo e a estrutura do cabelo podem ser hereditários. Se seus pais tinham cabelo encaracolado, você não pode mudá-lo.
Embora os alisadores de cabelo ou outros produtos químicos possam alisar o cabelo, eles não são permanentes. Porque o DNA do seu cabelo ainda é encaracolado.
Ambiente
Você sabia que o meio ambiente também pode afetar a textura do cabelo? Você vê, o nível de umidade do ambiente pode fazer com que o cabelo pareça crespo ou crespo. Enquanto isso, o inverno pode tornar o cabelo seco.
Conforme você envelhece, a textura e a cor do seu cabelo ficam grisalhas, mais finas, mais grossas ou mais secas. As glândulas sebáceas do couro cabeludo encolhem com a idade.
Além disso, a forma como você cuida e estiliza seu cabelo pode mudar sua textura, como:
- coloração de cabelo,
- modelar seu cabelo com ferramentas como um secador de cabelo ou alisador, ou
- Faz água sanitária .
Variedade de tipos de cabelo
Conforme relatado pela página Healthline, há um cabeleireiro especialista chamado Andre Walker que divide os tipos de cabelo em várias categorias.
Esta categoria não pode ser separada das texturas de cabelo com as quais as pessoas estão familiarizadas, a saber:
- em linha reta,
- ondulado,
- cachos e
- cabelo crespo ou cabelos crespos.
Essas quatro categorias são divididas em várias subcategorias com base na textura de cada fio de cabelo.
1. Cabelo liso
Pessoas com cabelos lisos não apresentam um padrão de cabelo ondulado a partir do formato do caule. A espessura do cabelo em quem tem cabelo liso também varia de pessoa para pessoa.
Conforme explicado anteriormente, isso pode ser determinado a partir de fatores genéticos e da forma da haste do cabelo de uma pessoa. Além disso, as pessoas com esse tipo de cabelo podem ter cabelos oleosos.
Isso ocorre porque as glândulas sebáceas se espalham uniformemente da raiz às pontas, sem quaisquer ondas ou cachos bloqueadores.
2. Cabelo ondulado
Fonte: Botão EssieO cabelo ondulado é um tipo de cabelo entre liso e encaracolado. Ou seja, o cabelo não parecerá muito liso, mas também não muito encaracolado.
Esta textura de cabelo tem três categorias que são descritas a seguir.
1. Cabelo ondulado que ainda tem um padrão de cabelo liso
Para aqueles de vocês que têm cabelo do tipo A, a textura geralmente é mais macia, mas o cabelo tende a se emaranhar facilmente. Da raiz aos olhos, o padrão do seu cabelo ficará reto.
Porém, quando da área dos olhos às pontas dos cabelos, as ondas começam a aparecer, embora não muito firmes.
2. Cabelo ondulado mais firme
Comparado com o cabelo ondulado do modelo A, o cabelo do tipo B tem um padrão de cachos 'S' mais pronunciado. Além disso, esse tipo de cabelo é mais fácil de ficar crespo e difícil de manejar.
3. Cabelo ondulado mais espesso
Você já esteve em um lugar muito úmido e seu cabelo ficou muito crespo de repente? Em caso afirmativo, significa que você tem cabelo ondulado tipo C.
Normalmente, as pessoas que têm esse tipo de cabelo verão o padrão de cachos quase do topo da cabeça até a ponta do cabelo.
Seu cabelo também é mais espesso, mas muito sensível ao clima úmido, que pode torná-lo crespo.
3. Cabelo cacheado
Fonte: SBSEm algumas pessoas, ter cabelos cacheados (cacheados) pode ser um desafio. Alguns pensam que os cachos são difíceis de cuidar e requerem produtos especiais. O tipo de cabelo encaracolado é dividido novamente em duas seções abaixo.
1. Cabelo cacheado com um padrão largo
Os cachos do tipo 3A tendem a ter cachos mais largos do que o outro tipo.
Além disso, a distância entre alguns fios de cabelo com outros fios é muito menor. Como resultado, o cabelo fica facilmente embaraçado quando penteado.
2. Tem uma textura mais densa e ondulada
Enquanto os cachos Tipo 3A são mais soltos, os cachos Tipo 3B são mais densos e ondulados. Isso ocorre porque o padrão de ondulação emerge das raízes e é mais espesso.
Para que você possa manter a beleza desse tipo de cabelo, talvez seja necessário mantê-lo úmido para não parecer áspero.
4. Cabelo crespo
Fonte: L'Oreal ParisCabelo crespo ou mais conhecido na Indonésia como cabelo crespo, é aquele que tem um padrão de cachos mais denso do que o cabelo cacheado ou cacheado.
Além disso, esse cabelo crespo ou tipo 4 tende a ser áspero ao toque e tem baixo nível de umidade, também conhecido como seco.
Esse tipo de cabelo é então dividido em três tipos.
- 4A é em forma de S, mais curto, mas sólido.
- 4B se assemelha à letra Z, também conhecido como zigue-zague e sua densidade excede o tipo 4A.
- 4C é mais quebradiço, enruga-se facilmente e é muito seco.
Na verdade, existem muitos tipos de cabelo. Não apenas reto e cacheado. Se você tiver dúvidas sobre qual é o tratamento certo para você, consulte um dermatologista ou dermatologista.