Você já teve dores nas articulações? Visto que as articulações estão em diferentes partes do corpo, a dor ou sensibilidade que você sente pode ser sentida em qualquer articulação do corpo. Então, quais são os sinais de dores nas articulações, quais as causas e como tratá-las? Confira a seguinte explicação.
O que é dor nas articulações?
As articulações são partes do corpo na forma de rolamentos que funcionam para conectar osso a osso. A principal função da articulação é como um pivô para que os ossos, que fazem parte do sistema de movimento humano, possam se mover com flexibilidade e permanecer no lugar.
Dor nas articulações é uma queixa de dor sentida em uma ou mais áreas das articulações. Na verdade, a dor nessa articulação também pode ser sentida na cartilagem, ossos, ligamentos, tendões e músculos. Portanto, a dor também pode causar dores musculares ou ósseas.
Essa condição pode afetar uma ou mais articulações do corpo. No entanto, na maioria das vezes, a dor nas articulações é sentida no joelho. Se for assim, a atividade e o movimento do seu corpo são cada vez mais limitados. Na verdade, em um nível já forte, a dor nas articulações pode prejudicar a qualidade de vida.
A dor pode ser classificada como leve, ela só vai causar dores e sofrimentos após a realização de certas atividades. No entanto, essa condição também pode piorar, então, como já mencionado, o movimento torna-se limitado.
Sinais e sintomas de dor nas articulações
A dor nas articulações é geralmente caracterizada pelo aparecimento de dor em uma articulação do corpo. A dor também pode ocorrer em muitas articulações, separadamente em momentos diferentes (alternando) ou simultaneamente (propagação).
Existem muitos tipos de articulações e são encontradas em quase todas as partes do corpo humano, como pescoço, ombros, mãos, pulsos, cotovelos e joelhos. No entanto, o problema de dor relatado com mais frequência é a dor nas articulações do joelho.
Os sintomas de dor nas articulações geralmente podem incluir o seguinte:
- Vermelhidão nas articulações.
- Articulações inchadas.
- Calor e dores nas articulações.
- Partes do corpo ficam rígidas e flácidas.
- Dores intensos ou sofrimentos.
- Febre, mas não acompanhada de gripe.
- A junta está travada e não se move.
- Perda da amplitude de movimento articular.
Enquanto isso, se a dor nas articulações estiver centrada apenas na articulação do joelho, os sintomas que aparecem são acompanhados por:
- Forte dor ou sensibilidade no joelho.
- O joelho fica quente ao toque.
- Sensação de incapacidade de endireitar totalmente o joelho.
Várias condições que causam dores nas articulações
As articulações formam as conexões entre os ossos que o ajudam a realizar vários movimentos. Portanto, quando as articulações ficam doloridas ou perturbadas, suas atividades também são prejudicadas.
A dor geralmente é o resultado de um distúrbio ou lesão que ocorre nas articulações. No entanto, a dor nas articulações também pode surgir devido a vários outros problemas de saúde, como:
1. Entorses ou distensões musculares
A dor nas articulações pode ser causada por distensão muscular ou distensão devido a entorses. Em alguns casos, podem ocorrer espasmos musculares.
Às vezes, quando um músculo torce ou se contrai, os ligamentos da área afetada podem romper. Ligamentos são tecidos que conectam os ossos às articulações.
O tratamento inicial para entorses e distensões inclui repouso da área lesada, bem como terapia com gelo e bandagens para comprimir e estabilizar a articulação.
2. Lesões nas articulações
Lesões nas articulações ou lesão articular pode prejudicar ou enfraquecer os componentes estruturais da própria articulação. Depois de uma lesão, geralmente as condições que aparecem em seu corpo são hematomas, alterações na forma dos ossos, danos às estruturas circundantes, danos à cartilagem.
Se houver interferência nas articulações, haverá dores nas articulações que podem interferir em suas atividades diárias. Mesmo após a cura, a lesão também pode aumentar o risco de osteoartrite mais tarde na vida. As causas dessa dor nas articulações incluem:
- Fratura.
- Luxação.
- Entorse.
- Variedade.
2. Osteoartrite
A osteoartrite é um dos tipos mais comuns de artrite. Isso significa que essa condição é vivida por muitas pessoas e geralmente ocorre quando a cartilagem que protege os ossos do corpo começa a se calcificar lentamente.
Esta condição pode causar danos às articulações, geralmente atacando as articulações das mãos, joelhos, cintura e coluna vertebral. A osteoartrite pode causar dores nas articulações ou rigidez nas articulações, limitando os movimentos do corpo.
A osteoartrite tem poucos sintomas, mas pode ser facilmente tratada. Mesmo assim, quando a articulação está danificada, geralmente a condição não pode ser revertida como antes. Essa condição pode causar dores nas articulações.3. Osteomielite
A osteomielite é uma infecção que ataca o sistema esquelético humano. Essa infecção ataca o osso através da corrente sanguínea ou se espalha pelo tecido circundante. No entanto, essa infecção também pode vir do próprio osso se você tiver uma lesão que faça com que o osso fique contaminado com bactérias.
Normalmente, essa condição é vivida por fumantes inveterados ou pessoas com doenças crônicas, como diabetes e insuficiência renal. A osteomielite é uma condição que pode causar dores nas articulações. Essa condição costuma ser considerada incurável.
No entanto, a osteomielite pode ser tratada se você estiver disposto a se submeter a um procedimento cirúrgico para remover osso morto ou danificado.
4. Bursite
A bursite é uma condição na qual a articulação do ombro contém bursas ou bolsas cheias de líquido que protegem a articulação. Essa área pode ficar inchada e irritada se você repetir o mesmo movimento indefinidamente. Além disso, essa condição também pode ocorrer quando você se machuca e cai.
A dor no ombro causada pela bursite geralmente é sentida quando você move o ombro. O sintoma mais comum de bursite é dor ou sensibilidade. No entanto, à medida que piorar, você poderá sentir a articulação do ombro rígida, inchada e vermelha.
5. Tendinite
A tendinite é uma inflamação dos tendões do ombro, cotovelo e punho. Tendões e ligamentos organizam os ossos nas articulações. É uma causa comum de dor no ombro, cotovelo, punho e tornozelo em leigos ou atletas.
Essa dor nas articulações de uma mão também tem um nível de dor que varia de leve a grave. Os sintomas usuais são inchaço leve, sensibilidade e dores.
6. Artrite reumatóide
A artrite reumatóide, também conhecida como doença reumática, também pode causar dores nas articulações. Em alguns casos, essa condição pode danificar todo o sistema corporal, incluindo pele, olhos, pulmões, coração e vasos sanguíneos.
Esta doença autoimune, que também ataca o sistema músculo-esquelético ou sistema de movimento, ocorre quando o sistema imunológico ataca os próprios tecidos do corpo. Além de causar dor, essa doença reumática também pode causar inchaço nas articulações, o que leva à erosão óssea e à calcificação das articulações.
7. Várias outras doenças
Esse problema de saúde que pode interferir no sistema esquelético e no sistema muscular pode ocorrer em várias articulações ao mesmo tempo. Dado o número de articulações em seu corpo, você pode sentir dor ou sensibilidade em mais de uma articulação.
Além das várias doenças acima, a seguir estão algumas outras doenças que também podem causar distúrbios musculoesqueléticos neste. Entre eles:
- Doença do tecido conjuntivo.
- Câncer nos ossos.
- Câncer de sangue.
- Lúpus.
- Artrite psoriática.
- Gota.
- Espondilite anquilosante.
- Fibromialgia.
- Tumores ósseos (raros).
Tratamento e cuidados para dores nas articulações
Tal como acontece com vários outros distúrbios do sistema de movimento, como dores e dores, dor nas costas, dor no quadril, a dor no pescoço, a dor nas articulações pode se recuperar por conta própria.
No entanto, você também pode tomar medicamentos e tratamentos para tratar essa condição que torna as articulações doloridas e rígidas. A seguir estão as opções de tratamento e tratamento para dores nas articulações, incluindo:
1. Uso de drogas
Se a dor nas articulações não passar, você pode tentar tomar medicamentos para aliviar a dor nas articulações mais rapidamente.
Os medicamentos mais comuns para aliviar a dor e inflamação nas articulações são os anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), como:
- Aspirina
- Ibuprofeno
- Naproxen
- Cetoprofeno
Além dos AINEs, você também pode tomar paracetamol (paracetamol) se tiver dor nas articulações de leve a moderada. O paracetamol é uma classe de analgésicos analgésicos. Nas farmácias, o paracetamol está disponível na forma de comprimidos, cápsulas ou líquidos (xarope) para crianças.
Além da medicação oral, você também pode usar medicamentos tópicos que são aplicados diretamente nas articulações problemáticas. Use um medicamento tópico na forma de um creme que contém capsaicina.
A capsaicina pode bloquear substâncias que ajudam a enviar sinais de dor e desencadear a liberação de substâncias químicas no corpo chamadas endorfinas. Os cremes que contêm capsaicina têm um efeito quente e pungente quando aplicados.
2. Fazendo fisioterapia
Normalmente, seu médico recomendará fisioterapia para tratar dores nas articulações, se sua condição for crônica. A fisioterapia serve para fortalecer as articulações que estão fracas e danificadas pela inflamação.
Se você se exercita regularmente, a fisioterapia pode ajudar a reduzir a dor nas articulações, a rigidez muscular e aumentar a amplitude de movimento. O terapeuta também ensinará como controlar e evitar movimentos que podem aumentar a dor ou sensibilidade.
3. Tomando vitaminas e suplementos
Não apenas tomando analgésicos, você também pode tomar suplementos ou vitaminas para ajudar a aliviar a dor nas articulações. A seguir estão alguns suplementos e vitaminas que podem aliviar e tratar a dor nas articulações:
- Glucosamina, porque pode manter as articulações e cartilagens saudáveis.
- Condroitina, evita danos à cartilagem devido à osteoartrite.
- Os suplementos de óleo de peixe ômega-3 ajudam a manter o sistema imunológico e a reduzir a inflamação no corpo.
- A vitamina D e o cálcio são importantes para manter ossos e articulações saudáveis.
4. Consumir ingredientes naturais
Acredita-se que os medicamentos fitoterápicos e os suplementos de ingredientes naturais sejam seguros para consumo no tratamento de várias doenças, incluindo a artrite. No entanto, tratar a artrite com remédios naturais não significa que seu uso deva ser gratuito.
O uso excessivo de medicamentos naturais também corre o risco de efeitos colaterais. Além disso, alguns remédios naturais podem interagir com certos medicamentos, que podem representar outros riscos à saúde do seu corpo.
Portanto, você deve primeiro consultar um médico antes de decidir usar qualquer remédio natural. Além disso, as evidências de estudos científicos existentes sobre a eficácia e segurança desse tipo de medicamento ainda são limitadas.
Alguns ingredientes naturais que podem ser consumidos para tratar dores nas articulações são:
- Cúrcuma
- Chá verde
- Ruivo
- Babosa
- Extrato de Abacaxi
- Óleo de borragem
- planta garra de gato
5. Coma alimentos saudáveis
Ao sentir dores nas articulações, você precisa de alimentos com alto teor de antioxidantes. Os antioxidantes são compostos ativos nos alimentos para neutralizar os efeitos negativos dos radicais livres.
Os próprios radicais livres são componentes que podem desencadear várias doenças, incluindo inflamação das articulações.
Você pode obter antioxidantes de alimentos que contêm vitamina A, vitamina C, vitamina E e selênio. Aqui estão os melhores alimentos para você aliviar a dor nas articulações:
- Fruta cereja
- Pimenta vermelha
- Salmão
- Cúrcuma
- Nozes
- Brócolis e bok choy
- Alho
6. Comprima a parte que sente dor
Uma das coisas mais fáceis de tratar a dor nas articulações é comprimir a área.
Citado na Mayo Clinic, compressas quentes podem aliviar a dor e relaxar as articulações. Você pode colar almofada de aquecimento ou uma toalha quente na articulação dolorida por 10-20 minutos.
Se a articulação parecer inchada, você deve usar uma compressa fria como forma de lidar com a dor. As baixas temperaturas podem estimular o estreitamento do diâmetro dos vasos sanguíneos e diminuir o fluxo sanguíneo para o local da lesão.
Essa diminuição no fluxo sanguíneo fará com que menos substâncias inflamatórias se movam para o local da lesão, reduzindo assim o inchaço e a dor.
Use uma toalha fria ou pacote de gel de gelo e comprimir na área dolorida da articulação por 15-20 minutos.
7. Aumente o descanso
Lesões são a causa mais comum de dor nas articulações. Dor nas articulações leve e temporária, você deve conseguir se tratar em casa descansando mais.
Descanse por um ou dois dias para curar a articulação que está com problemas. Evite atividades que façam com que suas articulações doam mais.
Ao descansar, você não piora a lesão ou a inflamação. A dor também pode diminuir gradualmente quando você não a move muito.
Enquanto descansa, tente proteger a articulação com aparelho ortodôntico ou gesso e, ocasionalmente, eleve a articulação acima do seu coração.