Heterocromia é a diferença de cor entre as íris do olho humano. É muito raro uma pessoa ter dois olhos de cores diferentes. Só na América, essa condição ocorre em apenas 11 em cada 1.000 pessoas. Isso geralmente ocorre devido a vários fatores e pode realmente se desenvolver com o tempo. Confira a explicação abaixo.
O que é heterocromia?
Como mencionado acima, heterocromia é uma condição em que uma pessoa tem duas cores diferentes de íris. A íris é a parte do olho que determina a cor dos olhos.
A cor da íris do olho humano varia. Existem castanhos claros, azuis, verdes e pretos. Essa cor depende da quantidade de melanina (uma substância produzida pelas células dos melanócitos) no epitélio pigmentar localizado na parte posterior da íris, da quantidade de melanina no estroma (a camada da íris) e da densidade das células no estroma.
A heterocromia também é definida como uma característica geral de doenças genéticas hereditárias. Distúrbios oculares de heterocromia são divididos em dois tipos, a saber:
1. Heterocromia completa
Esse tipo de heterocromia é uma condição em que a cor de um olho é diferente da cor do outro olho. Ou seja, há uma diferença completa de pigmento em um olho em comparação com o outro.
2. Heterocromia parcial
Este tipo de heterocromia é um tipo de diferença na cor dos olhos localizada em um dos olhos. Portanto, uma pessoa com heterocromia parcial tem várias cores em um dos olhos.
Este tipo é subdividido em central e setorial:
- Heterocromia central refere-se à diferença de cor localizada no centro do olho
- Heterocromia setorial refere-se à diferença na cor dos olhos em um segmento localizado.
O que causa o distúrbio ocular heterocromático?
Existem muitas coisas que podem causar heterocromia. Um bebê pode nascer com a doença ou desenvolvê-la logo após o nascimento. Nesse caso, a condição é chamada de heterocromia congênita.
Na maioria dos casos, as crianças nascidas com heterocromia não apresentam quaisquer sintomas. Eles geralmente não têm outros problemas oculares ou têm problemas gerais de saúde. No entanto, em alguns casos, a heterocromia pode ser um sintoma de uma determinada condição.
Citado na American Academy of Ophthalmology, algumas condições que causam heterocromia em bebês são:
- Síndrome de Horner, que é uma condição que faz com que a pupila do olho afetado seja mais brilhante do que o outro olho.
- Síndrome de Sturge-Weber, que é uma condição que afeta o desenvolvimento de certos vasos sanguíneos, causando anormalidades no cérebro, na pele e nos olhos desde o nascimento.
- Síndrome de Waardenburg, que é uma doença genética que pode causar perda de audição e descoloração do cabelo, da pele e dos olhos.
- Piebaldismo, que é uma condição em que os melanócitos não aparecem em algumas áreas do corpo.
- Síndrome de Bloch-Sulzberger, que é uma condição rara que afeta tecidos da pele, olhos, dentes e sistema nervoso central.
- doença de von Recklinghausen, que é uma doença genética caracterizada pelo desenvolvimento de vários tumores nos nervos e na pele.
- Doença de Bourneville, que é uma doença caracterizada pelo desenvolvimento de vários tumores benignos do ectoderma embrionário (por exemplo, pele, olhos e sistema nervoso).
- Síndrome de Parry-Romberg, que é uma doença rara caracterizada pela destruição gradual da pele e dos tecidos moles de metade da face.
Se a cor dos seus olhos mudar para uma cor diferente (não devido ao nascimento), converse com seu oftalmologista. O motivo é que várias condições de saúde podem ser a causa da heterocromia em adultos, tais como:
1. Trauma ocular
Esta doença ocular é causada por uma lesão ocular que pode ser causada por um golpe, esporte ou atividade que fere seu olho.
2. Glaucoma
Glaucoma é um distúrbio ocular que causa um acúmulo de líquido no olho e, eventualmente, faz com que a cor da íris seja diferente. Isso pode basicamente levar à perda de visão. No entanto, a detecção precoce e o tratamento adequado podem curar essa condição.
3. Certos medicamentos
Alguns medicamentos, incluindo alguns medicamentos para glaucoma que reduzem a pressão no olho, podem causar alterações na cor dos olhos.
4. Neuroblastoma
O neuroblastoma é um câncer das células nervosas que geralmente afeta crianças menores de 10 anos. Quando o tumor pressiona os nervos no tórax ou no pescoço, às vezes as crianças apresentam pálpebras caídas e pupilas pequenas, causando heterocromia.
5. Câncer de olho
O melanoma, ou um tipo de câncer nos melanócitos, pode fazer com que a cor dos olhos seja diferente. No entanto, essa condição é rara. Um sinal de melanoma ou câncer de olho é uma mancha escura na íris.
Como essa condição é diagnosticada?
Se o seu bebê tem essa condição, leve-o imediatamente para ser examinado por um oftalmologista. Na maioria dos casos, não há doença ou condição que faça com que a cor dos olhos seja diferente. No entanto, você ainda deve estar ciente disso.
Da mesma forma, se você vir a diferença na cor dos olhos na idade adulta. O oftalmologista fará um exame oftalmológico detalhado para descartar a causa e criar um plano de tratamento, se necessário.
Existe uma maneira de curar os olhos de heterocromia?
Até agora, não existe nenhum método médico específico que possa curar esse distúrbio ocular. O tratamento pode ser realizado dependendo da causa e da condição dos fatores que estão por trás da descoloração dos olhos.
Em certas situações, lentes de contato coloridas podem ser usadas para ajustar a cor dos olhos que parece mais clara ou clarear os olhos que parecem mais escuros. Duas lentes de contato de cores diferentes também podem ser usadas para combinar com a cor da íris.