Não subestime a tosse com catarro que está tendo, especialmente se o catarro emitido tiver uma determinada cor. Em circunstâncias normais, uma pessoa expele catarro em pequenas quantidades e é incolor. Se você costuma ter catarro que não é claro na cor, pode ser que você tenha uma determinada condição médica. Aqui está o significado da cor do catarro, que pode ser um sinal de um problema em seu corpo.
O significado das várias cores de catarro
A expectoração faz parte do muco (muco), que é um líquido produzido por órgãos do sistema respiratório. A expectoração funciona para hidratar e proteger o trato respiratório de germes de doenças, como vírus e bactérias.
Em circunstâncias normais, o corpo humano produz catarro em uma quantidade não muito grande e incolor, ou seja, transparente. Conforme explicado nas páginas da Harvard Medical School, a produção excessiva de catarro acompanhada por mudanças na textura (geralmente mais espessa) e na cor indica um problema no sistema respiratório. O excesso de catarro no trato respiratório é geralmente expelido ao tossir.
A cor da expectoração é verde ou amarela
Você pode ter catarro amarelo ou verde várias vezes. Essa condição geralmente ocorre quando você está gripado. Fleuma verde ou amarela indica que seu corpo está lutando contra uma infecção viral ou bacteriana.
A descoloração, na verdade, vem dos glóbulos brancos, conhecidos como neutrófilos, que são produzidos pelo sistema imunológico na área de infecção. Os neutrófilos contêm proteína verde, que afeta a cor do catarro.
Inicialmente, seu catarro pode ser de cor amarela. Isso indica que a infecção bacteriana ou viral não é muito grave. O catarro fica esverdeado porque o corpo secreta muitos neutrófilos para atacar as bactérias.
Algumas doenças que tornam o seu catarro verde ou amarelo são:
- Pneumonia
- Bronquite
- Sinusite
- Fibrose cística
A expectoração é branca ou semi-cinza
A expectoração de cor branca ou cinza indica uma infecção no trato respiratório superior ou congestão nasal (congestão nasal).
Na dor crônica, o catarro branco é causado por distúrbios do sistema digestivo, insuficiência cardíaca congestiva e doença pulmonar crônica. Se o catarro continuar a sair, você deve consultar um médico.
Embora branca, a cor desse catarro pode indicar uma doença perigosa.
Algumas doenças que tornam o seu catarro branco ou cinza incluem:
- A doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) é uma lesão pulmonar causada por bronquite e enfisema.
- Bronquite causada por infecção viral.
- Irritação da garganta desencadeada pelo ácido gástrico de volta ao esôfago ou DRGE.
A expectoração é castanha
Você tem o hábito de fumar? Não se surpreenda se vir catarro marrom. O catarro marrom pode ser proveniente de produtos químicos contidos nos cigarros, como resina e alcatrão.
Além de fumar, o catarro marrom também pode ser causado por certas doenças. A expectoração de cor marrom pode ser um sinal de coágulos sanguíneos de longa data.
Algumas das doenças que fazem você tossir com catarro marrom são:
- Pneumoconiose, que é uma doença pulmonar causada por poluição, resíduos industriais ou abscessos.
- Lesões nos pulmões
- Pneumonia devido a infecção bacteriana
- Bronquite devido a bactérias
- Coma alimentos que deixem o catarro marrom, como café, vinho tinto e chocolate.
Catarro preto
O catarro preto geralmente é denominado melanoptise. Semelhante ao catarro marrom, o catarro preto também pode ser causado por hábitos severos de fumo.
Algumas condições médicas que também podem causar catarro negro incluem:
- infecção fúngica Exophiala dermatitidis que ataca a respiração
- Pneumoconiose
Expectoração com sangue (vermelho ou rosa)
O catarro sangrento faz com que o muco que sai se misture com o sangue vermelho ou rosa. Isso indica que houve sangramento nas vias respiratórias.
Catarro com sangue geralmente é acompanhado por tosse com sangue. O catarro vermelho é uma cor perigosa para o catarro.
Algumas condições que fazem com que você experimente catarro com sangue, a saber:
- Pneumonia
- Tuberculose (TB)
- Insuficiência cardíaca congestiva
- Bloqueio nas veias pulmonares
Se você notar uma mudança na cor da sua expectoração e for acompanhada por sintomas de doença respiratória crônica, como tosse ou secreção com sangue, consulte um médico imediatamente. Por meio de um exame médico, o médico determinará a doença que causa a mudança na cor do catarro que você está apresentando.