Você já se perguntou: "Meu pênis é normal?" ou "O sêmen deveria ser assim?" Para responder a isso, você deve conhecer as características de um pênis saudável.
Um pênis saudável não é julgado apenas por seu desempenho sexual, mas também por sua função diária. Um dos primeiros indicadores de um problema com o pênis pode ser visto pela sensibilidade, tamanho e condição da ereção. Por exemplo, se o pênis não consegue ter uma ereção, isso pode refletir outro problema de saúde subjacente, não apenas excitação e questões relacionadas ao sexo.
Conheça as características físicas de um pênis saudável
Como você reconhece as características e características de um pênis saudável? Existem pelo menos sete condições do pênis às quais você pode prestar atenção, a saber, relacionadas à cor, textura, tamanho, formato, prepúcio, ejaculação e sensibilidade.
1. Cor
Em geral, um pênis saudável tem a mesma cor que o tom da pele do corpo. No entanto, os homens podem ter um pênis de 1 a 2 tons mais escuro, mais marrom, avermelhado ou até mais claro que o resto do corpo.
Alguns homens apresentam manchas escuras no pênis. Para alguns homens, essa é uma parte normal da pele. No entanto, consulte imediatamente um médico se novas manchas ou manchas surgirem e não desaparecerem.
Embora não seja muito comum, não é impossível que o pênis esteja machucado. Os hematomas que desaparecem rapidamente são relativamente inofensivos. No entanto, hematomas de cor roxa ou azul-escuro que se espalham, especialmente após uma lesão, requerem atenção médica imediata, pois podem indicar danos a longo prazo à ereção.
Uma coisa é certa, se o tom da pele do seu pênis não for muito diferente do tom da pele do seu corpo, então você provavelmente está bem.
Quando estimulado, o pênis pode tender a escurecer por um tempo. No entanto, se houver uma mudança repentina e significativa na cor e for acompanhada de dor, especialmente vermelhidão e inchaço, você deve consultar um médico.
2. Textura
A maioria dos pênis tem uma textura irregular. É normal que as veias do pênis sejam visíveis e até ligeiramente salientes na superfície, principalmente quando estimuladas, conferindo ao pênis uma aparência muscular.
Muitos pênis saudáveis também têm folículos capilares em suas hastes que parecem pequenas protuberâncias. Contanto que o tamanho do caroço no pênis não seja uma preocupação, como vermelhidão ou irritação, esse caroço pode fazer parte da sua pele natural, como pápulas penianas peroladas (PPP) ou pontos de Fordyce.
Pápula peniana perolada (PPP) são pequenas verrugas lisas e peroladas na cabeça do pênis, comumente presentes na idade adulta jovem. HPP é uma condição muito comum, totalmente inofensiva e não contagiosa. Cerca de 25% da população masculina mundial tem.
Enquanto as manchas de Fordyce são pequenas saliências vermelhas brilhantes ou da mesma cor da pele na haste do pênis ou testículos. Esses caroços ocorrem em pelo menos 50% da população masculina. As manchas de Fordyce são uma condição natural e não são motivo de preocupação especial, são inofensivas e não infecciosas.
No entanto, saliências grandes e irritadas podem sinalizar uma doença sexualmente transmissível, como verrugas purulentas no pênis. Você deve consultar um médico se sentir isso.
Um homem também pode desenvolver uma erupção cutânea vermelha no pênis. Além de doenças venéreas, a pele do pênis pode ficar vermelha irritada devido a uma reação alérgica a sabonete, detergente ou muito atrito durante o sexo ou masturbação.
Se a irritação não passar em alguns dias, especialmente se você for sexualmente ativo, é melhor consultar um médico. A irritação da pele que não passa pode indicar doença venérea ou micose, uma infecção fúngica do pênis, devido às temperaturas úmidas. As infecções por fungos são bastante fáceis de tratar e comuns em homens não circuncidados.
3. Tamanho
Quando um homem é estimulado, eles ejaculam e secretam sêmen. A quantidade de sêmen durante uma ejaculação geralmente é menor que uma colher de chá, mas isso varia.
O líquido ejaculatório é geralmente de cor branca leitosa, embora alguns homens apresentem secreção ligeiramente amarelada. O sêmen também varia em consistência e textura. De vez em quando, o sêmen pode parecer mais espesso e granulado do que o normal. Isto não é nada para se preocupar. Essas mudanças são influenciadas pela dieta, ingestão nutricional, conteúdo de água corporal, o tempo em que eles ejacularam e quão excitados eles estavam.
Se a ejaculação doer ou você não conseguir ejacular, chame seu médico imediatamente. O fluido ejaculatório contendo sangue também deve ser verificado imediatamente.
7. Sensibilidade
É normal que a sensibilidade peniana diminua com a idade, embora o grau em que isso diminua não possa ser explicado em detalhes. Geralmente, a sensibilidade peniana é medida pela menor quantidade de estimulação que pode ser sentida, chamada de limiar sensorial.
A sensibilidade diminuída devido à idade está freqüentemente associada a níveis diminuídos de testosterona e mudanças na sensibilidade do receptor de andrógeno. A sensibilidade diminuirá a partir dos 25 anos de idade, enquanto o declínio mais acentuado ocorre na idade de 65-75 anos.
O que você precisa entender sobre um pênis saudável é que todas as pessoas podem ter doenças diferentes umas das outras. Portanto, tente não se preocupar muito ou se comparar com os outros.
O pênis é um órgão masculino vital, por isso é importante mantê-lo sempre limpo, realizar atividades sexuais seguras e adotar um estilo de vida saudável. Se você notar quaisquer alterações estranhas no pênis, entre em contato com seu médico imediatamente para tratamento posterior.