Náusea é um termo que descreve uma condição em que você tem vontade de vomitar. A náusea é um distúrbio comum que muitas pessoas experimentam pelo menos uma vez na vida. Então, quais são as causas das náuseas estomacais que precisam ser vigiadas?
Várias causas de náusea
A náusea é a sensação de vontade de vomitar, que geralmente ocorre como resultado da reação espontânea do corpo a estímulos incomuns. Simplificando, a náusea é o instinto de autodefesa do corpo que todo ser humano tem para evitar o perigo.
Causas da sensação de náusea energia ) surge porque algo faz com que o sistema nervoso do cérebro tenha uma reação exagerada. A parte do nervo que regula o aparecimento da sensação de náusea é a zona de gatilho quimiorreceptora (CTZ).
Esta zona reage produzindo um sinal para enviar ao sistema digestivo no estômago para sentir vontade de vomitar. Assim que o cérebro detecta que algo suspeito entrou no corpo, o vômito pode ocorrer para expelir substâncias estranhas que são consideradas perigosas.
Aqui estão alguns fatores que causam náuseas estomacais que você precisa saber.
1. O ácido estomacal aumenta
Uma das causas mais comuns de náusea é o refluxo ácido. Este problema digestivo é um sinal de outras doenças, como úlceras e DRGE.
Ambas as doenças são caracterizadas pelo enfraquecimento do músculo esfíncter que separa o esôfago e o estômago, de forma que ele não pode se fechar firmemente. Como resultado, o alimento digerido e misturado ao ácido estomacal pode vazar e subir para o esôfago.
Em algumas pessoas, essa condição pode causar náusea. O motivo é que o gosto azedo e picante que é sentido na boca, junto com os arrotos e a tosse, pode causar uma sensação de vontade de vomitar.
2. Grávida
Se estiver grávida, os primeiros dias de gravidez podem ser a causa da sensação de náusea. Uma das formas mais populares de náusea durante a gravidez é enjoo matinal .
Até agora não se sabe qual é a relação exata entre a sensação de vontade de vomitar e a gravidez. Alguns especialistas argumentam que náuseas e vômitos em mulheres grávidas podem ser causados pelos efeitos da gonadotrofina coriônica humana (HCG).
Veja, as mulheres grávidas começam a produzir HCG assim que o óvulo fertilizado se fixa ao revestimento uterino. Quanto mais alto for o nível de HCG, mais severa será a náusea.
Além disso, as mães grávidas de gêmeos correm mais risco de desenvolver enjoo matinal devido aos altos níveis de HCG. Isso também se aplica quando o estrogênio aumenta e faz com que as náuseas e os vômitos piorem durante a gravidez.
3. Infecções do sistema digestivo
A náusea é um dos sintomas mais comuns de problemas digestivos, como infecções bacterianas ou virais e intoxicação alimentar.
Estômago que aparece quando germes que causam infecção, como bactérias, fungos ou vírus, atacam a parede do estômago e o revestimento intestinal. Esses patógenos então produzem toxinas que podem ativar o sistema imunológico, o que faz com que os órgãos digestivos produzam mais fluidos.
Como resultado, o cérebro acionará os nervos do estômago para causar náuseas e vontade de vomitar. Isso é feito em um esforço para remover substâncias que são consideradas tóxicas para o corpo.
4. Enjôo
Muitas vezes, alguns de vocês podem sentir náuseas ao viajar de veículo, como um carro, avião ou trem. Essa condição pode ocorrer devido a sinais confusos enviados ao cérebro pelos olhos e pelo ouvido interno.
Geralmente, o corpo permanece na posição sentada e imóvel, mesmo que você esteja em um veículo em movimento. No entanto, os olhos e ouvidos que olham pela janela perceberão que tudo está se movendo para trás e desencadeando uma reação incomum.
Essa "estranheza" chamada de enjôo estimula uma parte do cérebro chamada tálamo a enviar sinais por todo o corpo de que algo está errado.
De certa forma, o cérebro diz por que o corpo está parado, mas tudo o mais ao seu redor está se movendo. Como resultado, o cérebro do tálamo percebe que isso é um sinal de perigo e causa uma reação de náusea como forma de impedir esse perigo.
5. Álcool bêbado
Além do enjôo, outra causa de náusea é a ressaca do álcool. Os primeiros goles nos primeiros minutos de ingestão de álcool podem não fazer você se sentir bem imediatamente.
Com o tempo, além da ingestão excessiva de álcool, pode realmente causar náusea. Isso ocorre porque o álcool é uma substância considerada tóxica.
Quanto mais álcool você bebe, especialmente em pouco tempo, o cérebro produz uma reação de objeção. O cérebro então envia um sinal ao sistema digestivo para expelir o conteúdo do estômago.
Isso é feito para que você saiba que a dose de álcool é excessiva e prejudicial ao organismo. Além disso, o álcool também pode aumentar a produção de ácido estomacal e retardar o esvaziamento gástrico, de modo que podem ocorrer náuseas.
6. Ansiedade ou pânico
Quando você está ansioso ou em pânico, já teve vontade de vomitar? Sentimentos de ansiedade ou pânico são a reação natural do corpo ao estresse e podem estimular sintomas psicológicos e físicos, um dos quais é a náusea.
Quando você estiver nervoso, como esperando por uma entrevista de emprego, não se surpreenda se sentir náuseas. O motivo, o estresse pode aumentar a produção do hormônio serotonina no corpo.
Além de acelerar a frequência cardíaca e tornar a respiração curta, o hormônio serotonina também pode aumentar a produção de ácido estomacal. Em resposta, o cérebro irá desencadear uma reação de náusea ao querer vomitar.
7. Efeitos colaterais de medicamentos
O uso de drogas geralmente tem como objetivo superar alguns problemas de saúde. No entanto, quase todos os medicamentos podem causar efeitos colaterais, como náuseas.
Irritação da parede do estômago
Por exemplo, os analgésicos AINEs têm um efeito irritante no revestimento do estômago. Pessoas sensíveis a medicamentos como ibuprofeno e naproxeno podem sentir náuseas e vômitos.
O sistema digestivo não absorve a droga
Em alguns casos, a causa da náusea após a ingestão do medicamento pode ocorrer devido ao sistema digestivo não ser capaz de absorver o medicamento. Como resultado, os medicamentos que foram tomados permanecerão por mais tempo no intestino e provocarão irritação até o estômago sentir náuseas.
Interação entre duas drogas
As interações entre dois medicamentos diferentes também podem causar náuseas se você os tomar ao mesmo tempo. Por isso, sempre preste atenção nas instruções de como usar o medicamento listado no rótulo para evitar esse efeito colateral.
Em caso de dúvida, consulte mais o seu médico ou farmacêutico para saber como usar o medicamento corretamente.
Você deve parar de tomar medicamentos quando aparecerem efeitos colaterais?
8. Esportes
Você sabia que os exercícios também são uma das causas mais comuns de náuseas?
Se você costuma se exercitar com alta intensidade e com o estômago cheio, isso pode causar dor de estômago. Essa condição pode ser causada por várias coisas.
Veja, o fluxo sanguíneo para os órgãos abdominais diminuirá em até 80% durante o exercício. Isso acontece porque o corpo flui mais sangue para os músculos e para a pele. Como resultado, você pode sentir náuseas, dor de estômago e diarreia.
Enquanto isso, exercícios com intensidade muito alta em um estado de plenitude ou flatulência também podem fazer com que o diafragma se contraia. Quando isso acontece, o estômago fica enjoado.
9. Demais para comer
Comer demais, muitas vezes feito, também pode causar náuseas.
Na verdade, o estômago de um adulto tem o tamanho de um punho e pode conter cerca de 75 mL quando vazio. No entanto, o tamanho do estômago pode ser aumentado até 950 mL.
Se você comer muito e atingir o limite de capacidade do estômago, isso pode ser uma causa de náusea. Em casos graves, a náusea pode desencadear o vômito, que é a maneira do corpo reduzir a pressão no estômago.
Portanto, sempre ajuste as porções de suas refeições e coma mais devagar para evitar náuseas.
Basicamente, existem muitas condições que podem causar problemas estomacais. Se você tem medo de que a vontade de vomitar esteja interferindo em suas atividades diárias, consulte o seu médico.