11 maneiras de prevenir o diabetes que você pode começar hoje!

A diabetes mellitus é caracterizada por um aumento dos níveis de açúcar no sangue. A causa pode estar relacionada à hereditariedade à obesidade. A prevenção do diabetes tipo 1 é difícil porque está relacionada a fatores genéticos. Enquanto isso, o diabetes tipo 2, que geralmente decorre de um estilo de vida pouco saudável, ainda pode ser prevenido. A maneira de prevenir o diabetes é se concentrar em manter os níveis de açúcar no sangue normais.

O ditado "é melhor prevenir do que remediar" é verdade. Porque o diabetes é uma doença que requer tratamento para toda a vida. Portanto, é importante tomar medidas para prevenir o diabetes a partir de agora.

Como prevenir diabetes mellitus

O aumento dos níveis de açúcar no sangue no diabetes tipo 2 começa com condições de resistência à insulina. Essa condição faz com que o hormônio insulina não possa ser usado de forma otimizada pelas células do corpo.

Enquanto a insulina serve para ajudar as células do corpo a absorver o açúcar do sangue (glicose) para posterior conversão em energia.

No entanto, cerca de 9 em cada 10 casos de diabetes tipo 2 podem ser evitados com uma prevenção simples que inclui mudanças no estilo de vida.

Ao viver um estilo de vida mais saudável, a sensibilidade das células do corpo à insulina pode aumentar, evitando assim o risco de resistência à insulina.

Aqui estão algumas mudanças no estilo de vida que você pode fazer para prevenir a diabetes:

1. Mantenha o peso corporal ideal

Ter um peso corporal ideal é uma forma de prevenir a diabetes mais tarde na vida.

Porque a obesidade (excesso de peso) é uma das principais causas do diabetes.

A obesidade interfere no trabalho do metabolismo, o que, em última análise, torna as células do corpo incapazes de responder à insulina de maneira adequada.

Seu corpo se torna menos ou completamente insensível à insulina. Como resultado, a resistência à insulina leva ao diabetes.

Os resultados dos ensaios clínicos conduzidos pelo National Institutes of Health (NIH) também sugerem isso como uma medida de prevenção do diabetes.

Em seu relatório, o NIH afirmou que, ao perder peso, previne o diabetes em até 58 por cento.

Para monitorar seu peso ideal, você pode descobrir seu Índice de Massa Corporal (IMC) por meio da Calculadora de IMC da.

2. Coma uma dieta nutritiva balanceada

Adotar uma dieta pré-diabetes é outra forma de prevenir o diabetes.

Essa prevenção pode ajudá-lo a controlar seu peso ideal para que o risco de diabetes diminua.

Durante esse período, a maioria das pessoas tende a se acostumar a comer fast food, gordurosos e com alto teor de açúcar.

Bem, para prevenir o diabetes, você precisa reorganizar essas escolhas alimentares.

Para prevenir a diabetes, certifique-se de que seu prato sempre contém uma nutrição completa e balanceada, ou seja, carboidratos, proteínas, fibras, gorduras boas, vitaminas e minerais.

Você precisa evitar certos tipos de alimentos e, ao mesmo tempo, aumentar a ingestão de certos alimentos.

Alimentos a evitar

  • Alimentos ricos em gordura saturada, como leite de vaca integral, queijo, sorvete, salsicha, pepitas, bolos e batatas fritas.
  • Alimentos e bebidas embalados.
  • Alimentos ricos em sódio, como sal, temperos para cozinhar instantâneo e macarrão instantâneo.
  • Alimentos e bebidas ricos em carboidratos simples, como doces, tortas, refrigerantes, salgadinhos doces (martabak).

Boa comida para a saude

  • Carboidratos complexos, como arroz integral, frutas, vegetais e grãos inteiros.
  • Alimentos ricos em fibras, como feijão, legumes, frutas e vegetais.
  • Fontes de boas gorduras, como carne de peixe (sem pele e não frita), abacate, azeitonas e amêndoas.

15 opções de alimentos e bebidas para diabetes, além do cardápio!

3. Preste atenção à ingestão de carboidratos e açúcar

A glicose que afeta os níveis de açúcar no sangue é o resultado da quebra dos carboidratos. Como forma de prevenir o diabetes, você pode escolher uma fonte de carboidratos complexos, como arroz integral.

Os carboidratos que são bons para manter o açúcar no sangue têm um índice glicêmico baixo porque são mais ricos em fibras. Dessa forma, os carboidratos demoram mais para serem decompostos em glicose.

Você também precisa prestar atenção à sua ingestão diária de açúcar. A ingestão diária de açúcar costuma ser excessiva devido ao consumo de açúcar adicionado que é misturado aos alimentos e bebidas.

Esses açúcares incluem adoçantes artificiais, açúcar líquido ou açúcar cristal, bem como açúcares naturais no mel, sucos de frutas e concentrados de frutas.

O consumo excessivo de alimentos com alto teor de açúcar desencadeia problemas metabólicos, interfere no processo de produção de insulina e desencadeia obesidade ou obesidade.

De acordo com o Ministério da Saúde da Indonésia, o limite máximo de ingestão de açúcar em alimentos e bebidas é de 50 gramas ou o equivalente a 4 colheres de sopa.

4. Manter porções de comida

O próximo passo para prevenir o diabetes é medir a porção de sua refeição diária. Principalmente se você está acostumado a comer porções grandes.

Comer em excesso faz com que você consuma mais calorias. Isso pode aumentar o peso corporal e o risco de diabetes.

Usar um prato menor pode ser uma forma de manter o tamanho das porções para prevenir o diabetes.

Comer pratos pequenos faz com que você, inconscientemente, tenha que reduzir a porção que você come menos do que o normal.

Idealmente, é melhor comer um pouco, mas com frequência, em vez de comer grandes quantidades de uma vez.

5. Aumente a atividade física

Estilo de vida preguiçoso também conhecido como preguiça de se mover contribui para o aumento lento dos níveis de açúcar no sangue.

Um estudo no jornal Sociedades Acadêmicas Pediátricas relataram que adultos que costumavam assistir mais de 3 horas de TV todos os dias corriam alto risco de morte prematura por doenças crônicas, incluindo diabetes.

Portanto, acostume-se a ser mais ativo e evite fazer atividades que o façam ficar sentado ou deitado por muito tempo.

A atividade física pode aumentar o metabolismo do corpo. Isso pode estimular o processo de armazenamento de açúcar no tecido muscular e aumentar a resposta do corpo à insulina.

As medidas de prevenção do diabetes que podem ser tomadas todos os dias para que o corpo se mova mais ativamente incluem caminhar muito, subir escadas, fazer jardinagem e limpar a casa.

6. Rotina de exercícios

A atividade física, incluindo exercícios que reduzem o açúcar no sangue, que é feita regularmente, pode ser usada como uma forma poderosa de prevenir o diabetes.

O exercício pode ajudar a queimar calorias para produzir energia e armazenar glicose nos músculos como reservas de energia. Dessa forma, o açúcar não se acumula no sangue.

Os exercícios também ajudam seu corpo a se tornar mais sensível à insulina. Isso, é claro, evita o risco de resistência à insulina.

Como medida de prevenção do diabetes, dedique pelo menos 30 minutos todos os dias para fazer exercícios.

7. Pare de fumar

Parar de fumar também pode ajudar a prevenir o diabetes. Na verdade, o diabetes tipo 2 é o tipo mais comum de diabetes experimentado por fumantes.

Em um estudo de revisão sobre Journal of the American Medical Association analisou vários grandes estudos sobre tabagismo e diabetes.

Fumantes ativos tiveram um risco 44% maior de diabetes do que os não fumantes. O risco aumenta em 61% se você fumar mais de 20 cigarros por dia.

Se você é um fumante ativo, não há maneira mais poderosa de prevenir o diabetes do que parar de fumar. Embora seja difícil, você pode começar aos poucos.

8. Reduza o consumo de alimentos doces

Limitar o consumo de alimentos doces pode ser uma maneira infalível de prevenir o diabetes. Comer muito açúcar pode causar ganho de peso.

Para aqueles que gostam de alimentos doces, limitar a porção é a melhor medida de prevenção do diabetes, embora possa não ser fácil.

O desejo por alimentos doces geralmente surge quando você está estressado ou mau humor. Ao comer alimentos doces, a maioria das pessoas assume um humor melhor e menos estresse.

No entanto, comer alimentos açucarados quando você está estressado pode torná-lo mais viciado. Como resultado, você realmente consome muito.

Portanto, como prevenir o diabetes para os amantes de alimentos doces pode ser feito administrando bem o estresse.

Em vez de comer alimentos açucarados, faça atividades úteis que reduzem o estresse, como ler um livro, praticar exercícios ou Bate-papo com amigos.

9. Beba muita água

Você pode prevenir o diabetes reduzindo o consumo de bebidas açucaradas, como refrigerantes, bebidas energéticas e sucos de frutas embalados.

Bem, em vez de beber coisas doces, é melhor apenas beber água.

Como prevenir o diabetes pode melhorar a capacidade das células do corpo de responder à insulina de maneira adequada.

Para se acostumar a beber água para prevenir o diabetes, comece trazendo sua própria garrafa de água com você aonde quer que vá.

Além disso, forneça água potável em sua mesa ou em seu quarto.

10. Não pule refeições

A prevenção do diabetes pode ser feita reduzindo o hábito de comer muito. No entanto, isso não significa que você pode pular refeições.

Pular refeições não ajuda a prevenir o diabetes. Na verdade, pode deixá-lo louco para comer mais. O motivo é que você já reprime a fome para que o apetite cresça.

11. Tome suplementos minerais

Outra forma de prevenir o diabetes é aumentar o consumo de suplementos minerais, como cromo e magnésio.

Ambos os minerais são conhecidos por aumentar a sensibilidade à insulina. O cromo desempenha um papel no metabolismo das gorduras e carboidratos no corpo.

Enquanto isso, o magnésio é um mineral que atua como receptor de tecido no processo de absorção de glicose.

A prevenção do diabetes é muito importante o mais cedo possível, considerando que esta doença pode atacar qualquer pessoa e não tem cura.

Se você tiver dificuldade em implementar maneiras de prevenir o diabetes, especialmente se você pertencer a um grupo de risco, consultar um médico será muito útil.

Você ou sua família vivem com diabetes?

Você não está sozinho. Junte-se à comunidade de pacientes com diabetes e descubra histórias úteis de outros pacientes. Inscreva-se agora!

‌ ‌