Aqueles de vocês que são fãs de frutos do mar certamente não são estranhos à culinária de vários tipos de marisco. Variando de amêijoas virgens, cascas de bambu, a mexilhões verdes. Então, você já experimentou vieiras? As vieiras são mexilhões com polpa branca limpa e textura fina, conhecidos localmente como conchas de simping ou amêijoas de machado. Embora este tipo de marisco seja difícil de encontrar nos restaurantes frutos do mar porque o preço é muito caro, não desanime em experimentá-lo! Assim como os tipos mais comuns de marisco, as vieiras também têm alto teor nutricional, você sabe!
Qual é o conteúdo nutricional das vieiras?
fonte: www.bbcgoodfood.comAs vieiras são uma fonte de proteína marinha que não deve ser subestimada. Por porção de 85 gramas de conchas de machado (3-4 vieiras grandes) contém 17 gramas de proteína e 90 calorias. Ainda na mesma porção, você obterá:
- Carboidratos: 5 gramas
- Gordura: 0,5 grama
- Ácidos graxos ômega-3: 333 miligramas
- Selênio: 18,5 microgramas
- Fósforo: 362 miligramas
Não apenas isso. As vieiras também são enriquecidas com várias outras vitaminas e minerais, como vitamina B12, vitamina B6, vitamina A, vitamina E, ferro, cobre, zinco, magnésio, cálcio e potássio, que podem ajudar a aumentar sua adequação nutricional diária.
Quais são os benefícios de comer vieiras?
Fonte: www.pioneerwoman.com
As vieiras são uma fonte alimentar rica em proteínas, mas pobre em gordura e calorias. Essa vantagem torna os cascos de machado adequados para serem usados como um cardápio para pessoas que estão de dieta. Porque a ingestão de proteínas em quantidades suficientes irá mantê-lo saciado por mais tempo, evitando comer demais.
Isso é evidenciado por um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition, que reduzir a ingestão total de calorias e aumentar a ingestão de proteínas pode realmente ajudar a perder peso. Além disso, a alta ingestão de proteínas, mas com baixo teor de carboidratos, também ajuda a aumentar o metabolismo do corpo para queimar gordura como energia.
Os vários nutrientes possuídos pelas vieiras, incluindo vitamina B12, zinco e ácidos graxos ômega-3, são considerados benéficos para apoiar o trabalho do cérebro e do sistema nervoso. Mais especificamente, pode prevenir o risco de transtornos mentais.
O teor de magnésio e cálcio nas vieiras também é ótimo para manter a saúde do coração. Portanto, acredita-se que esses dois nutrientes ajudem a reduzir a pressão arterial enquanto previnem doenças cardíacas.
Esta afirmação também é reforçada por pesquisas da American Heart Association, que mostra que níveis baixos de magnésio podem levar a hipertensão, fibrilação atrial do coração e vários outros problemas cardíacos.
Então, basicamente, você tem permissão para inserir vieiras em sua dieta diária. Melhor ainda, se o consumo for acompanhado de outras fontes de carboidratos e fibras. Mas se você tem alergia a frutos do mar, deve evitar comer vieiras, OK!
Dicas para escolher as melhores vieiras para processamento
Fonte: www.dashofsavory.comOs tipos mais comuns de conchas de vieira que vemos nas lojas são conchas do mar úmidas (frescas) e vieiras em embalagens de plástico herméticas. As vieiras frescas são geralmente de qualidade superior. Portanto, se você planeja cozinhar seus mexilhões no mesmo dia em que os comprar, escolha mexilhões frescos.
Certifique-se também de que as vieiras compradas ainda estão limpas. Procure vieiras uniformemente brancas peroladas em todos os lados, com uma textura firme e levemente úmida. Boas vieiras frescas não devem estar completamente secas ou molhadas a ponto de pingar água. Evite dar vieiras danificadas, não frescas e que cheiram mal.
Se você quiser comprar um pacote, salve-o em congelador até que você o processe. Ao preparar, transfira-o para a prateleira superior da geladeira na noite anterior. Não descongele moluscos congelados imediatamente à temperatura ambiente. Em uma pitada, você pode descongelar mariscos congelados selando-os em um saco plástico lacrado e despejando água fria sobre eles.