Cuidando de Pacientes com Febre da Dengue sem Hospitalização

A febre hemorrágica da dengue (FHD) é uma doença causada pelo vírus da dengue, transmitido principalmente pelo mosquito Aedes aegypti. Sem tratamento adequado, a dengue pode evoluir para uma condição fatal. Siga a análise completa sobre o tratamento da dengue ou dengue hemorrágica abaixo.

Os pacientes com DHF devem ser hospitalizados ou devem ser tratados em casa?

A dengue leve é ​​geralmente caracterizada por febre alta repentina, forte dor de cabeça, dor atrás dos olhos, músculos e articulações, perda de apetite, náusea e erupção na pele. Durante a dengue grave, ou também conhecido como febre hemorrágica da dengue, pode causar hemorragia grave, uma queda repentina da pressão arterial (choque), até mesmo a morte.

Basicamente, não existe um tipo específico de medicamento para curar a dengue. O motivo é que essa doença é causada pelo vírus da dengue, que até agora não encontrou um antídoto. O cuidado e o tratamento dispensado ao paciente com dengue é apenas para controlar os sintomas e o estado do paciente até que ele se recupere.

Portanto, o médico pode permitir que você faça um ambulatório em casa. No entanto, se você tiver dengue grave, seu médico certamente lhe pedirá para ficar no hospital. Lembre-se de que apenas um médico pode fazer essa escolha após avaliar sua condição e os resultados dos exames de sangue.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a hospitalização é necessária para pessoas com dengue grave. O problema é que o paciente passará por várias fases da ICD, incluindo a fase crítica por 24 a 48 horas. Este período determinará as chances de sobrevivência do paciente. Se nesse momento o paciente não for tratado adequadamente, as consequências podem ser fatais.

Enquanto isso, se um paciente com dengue grave for tratado em casa, ele não terá assistência médica adequada. A assistência disponível apenas no hospital inclui fluidos intravenosos contendo eletrólitos, monitoramento da pressão arterial e transfusões de sangue se o paciente estiver sangrando. Além disso, médicos e enfermeiras estão sempre disponíveis no hospital para monitorar e ajudar a melhorar sua condição.

Sinais de dengue que devem ser hospitalizados

Não subestime as várias características da dengue grave. Esta doença pode causar a morte se tratada tardiamente ou não tratada adequadamente. Portanto, os pacientes com DHF devem ser hospitalizados se a doença for grave.

Procure imediatamente assistência médica de emergência se o paciente apresentar algum dos seguintes sinais de dengue grave.

  • Forte dor de estômago
  • Vomitando constantemente
  • Caça ao fôlego
  • Sangramento nas gengivas
  • Corpo é muito fraco
  • Vomitando sangue
  • Temperatura corporal instável (flutuação da febre)

Tratamento da dengue (DHF) para que não piore

O tratamento de pacientes com dengue é ajustado à condição de cada paciente. Se o paciente não apresentar vazamento de plasma, desidratação ou outros sintomas preocupantes, ele pode ser tratado em ambulatório. Enquanto isso, se a condição do paciente for crítica ou em risco de sofrer uma condição perigosa, será recomendado hospitalizar.

Quer seja tratado em casa ou hospitalizado, é necessário um tratamento que possa ajudar no processo de recuperação e reduzir os sintomas de ICD. Isso ocorre porque não há tratamento específico para ICD, a maioria dos pacientes geralmente se recupera em 2 semanas.

Se você ou sua família apresentarem sintomas de dengue leve, é uma boa ideia fazer o seguinte como tratamento inicial para evitar que ela piore:

1. Consumir grandes quantidades de fluidos

Pacientes com dengue, tanto quanto possível, ingestão adequada de líquidos durante o tratamento. Quanto mais alta a temperatura corporal, mais suscetível o indivíduo à desidratação. Além disso, o vômito também pode reduzir os fluidos no corpo. Se esses sintomas de DHF não forem tratados imediatamente, você pode ficar desidratado.

A desidratação é geralmente caracterizada por boca ou lábios secos, fadiga e confusão, calafrios e micção pouco frequente. A desidratação pode ser perigosa se não for tratada imediatamente, pois pode afetar os rins e o cérebro. Na verdade, pode resultar em morte.

Partir de água para suco de fruta deve ser consumido pelo paciente. O objetivo é prevenir a desidratação causada pela febre, além de ajudar a reduzi-la.

Além disso, consumir muita água também é uma maneira poderosa de lidar com outros sintomas da dengue, como cãibras musculares e dores de cabeça devido à desidratação. A água também ajuda a eliminar o excesso de toxinas no corpo, que são excretadas pela urina.

O atendimento das necessidades de fluidos durante a DHF pode ser assistido por meio de fluidos intravenosos. Porém, esse método não pode ser realizado de forma independente, mas sim pela ação da equipe médica. Os fluidos intravenosos são administrados a pacientes com desidratação moderada a grave.

2. Beba SRO

Não apenas para diarreia, o SRO também atende às necessidades de fluidos de pessoas com DHF. SRO é uma combinação de glicose e sódio. Ambos podem ajudar a restaurar o equilíbrio de fluidos no corpo de pacientes com dengue leve a moderadamente desidratados.

Pessoas que sofrem de FHD e são acompanhadas de sintomas de vômito podem tomar SRO para repor os fluidos perdidos, além de consumir muita água.

3. Tomando analgésicos e febre

Se os pacientes com dengue se submetem a tratamento em casa, você pode usar analgésicos e analgésicos para reduzir os sintomas da dengue. Você pode obter estes medicamentos na farmácia mais próxima sem a necessidade de receita médica.

O paracetamol pode ser uma opção para aliviar a dor e reduzir a febre. No entanto, também é uma boa ideia consultar um médico para saber qual medicamento deve ser consumido.

O motivo é que existem alguns medicamentos que não devem ser tomados quando alguém está com dengue, como aspirina ou ibuprofeno. Na verdade, esses medicamentos podem aumentar o risco de sangramento.

4. Coma goiaba e alimentos saudáveis ​​de fácil digestão

Para alimentos especiais para quem sofre de DHF, os médicos geralmente recomendam alimentos fáceis de digerir, como alimentos fervidos, vegetais verdes e frutas. Uma das frutas que mais se destaca pelos benefícios no tratamento da dengue é a goiaba. A goiaba contém vitamina C, que pode ajudar a acelerar a formação de novas plaquetas.

Em pacientes com dengue, as plaquetas no corpo geralmente estão abaixo do limite normal. A goiaba contém trombinol, que é capaz de estimular a trombopoietina mais ativa, por isso pode ajudar o corpo a produzir mais plaquetas. Por esse motivo, consumir goiaba pode ser uma forma eficaz de ajudar a aumentá-la novamente.

Além disso, a goiaba é rica em quercetina, um composto químico natural que pode ser encontrado em vários tipos de frutas e vegetais. Esses compostos são úteis para inibir o crescimento de vírus que atacam o corpo, incluindo o vírus da dengue.

O paciente pode tomar suco de goiaba em embalagens para tratamento da dengue? Claro que pode, desde que preste atenção ao conteúdo nutricional da embalagem do suco. Certifique-se de que o suco não contenha muito açúcar ou contenha muito pouco suco de goiaba.

5. Tome suplementos e vitaminas

Suplementos e vitaminas também são necessários no tratamento da dengue. Além de vegetais e frutas, você pode obter uma ingestão adicional de vitaminas e minerais de que seu corpo necessita, tomando suplementos.

Você pode escolher um bom suplemento de vitamina C para estimular o sistema imunológico. Além da vitamina C, o zinco (zinco) também é um mineral importante de que o corpo necessita para combater a dengue.

De acordo com um artigo de International Journal of Preventive Medicine, os casos de deficiência de zinco no corpo são bastante comuns em pacientes com ICD. Portanto, a ingestão adequada de zinco é muito importante para ajudar a superar a infecção pelo vírus da dengue.

6. Faça um descanso completo

A maneira mais fácil de tratar a dengue é descansar completamente. Descanse completamente ou repouso na cama altamente recomendado para pacientes com dengue de qualquer tipo. Isso é feito como uma forma de acelerar a recuperação. A falta de descanso fará com que o tratamento da dengue não funcione de maneira ideal.

Em pessoas com DHF, os níveis de plaquetas são muito baixos e o sangramento é muito fácil. É por isso que as pessoas com dengue geralmente precisam descansar completamente. Atividades extenuantes podem facilmente causar sangramento em pessoas com baixos níveis de plaquetas.

O atendimento domiciliar para pacientes com dengue é apenas um tratamento adicional em substituição à hospitalização. Isso também não pode ser feito arbitrariamente e depende da condição do paciente. Você ainda precisa consultar um médico para obter o melhor tratamento.

7. Uso de medicamentos naturais

O uso de ingredientes naturais para dengue também é altamente recomendado em como tratar a dengue rapidamente. Existem vários medicamentos tradicionais que foram testados clinicamente para ajudar a acelerar a recuperação de pacientes com DHF.

Um deles é o arroz integral fermentado da China, também conhecido como Angkak. Um estudo do Instituto Agrícola de Bogor mostrou que o extrato de Angkak tem potencial para aumentar os níveis baixos de plaquetas.

8. Faça uma transfusão de sangue

Os pacientes com dengue ou dengue precisam receber tratamento de transfusão de sangue? Isso depende da condição do paciente.

Os médicos geralmente são muito cuidadosos antes de administrar transfusões a pacientes com DHF, e nem todas as pessoas com DHF podem ser transfundidas imediatamente. Sem falar que essa transfusão pode causar uma reação alérgica. Este será outro problema que pode piorar o estado do paciente.

O sangue usado não deve ser arbitrário. Normalmente, a transfusão administrada é uma transfusão de plaquetas ou fatores de coagulação. A diferença com a transfusão de sangue comum é que o paciente receberá apenas certas concentrações ou componentes do sangue, o que evita sangramento grave.

Portanto, geralmente a forma de tratar a ICD com transfusão é feita apenas em pacientes hospitalizados que apresentam sangramento contínuo. Quando ocorre um sangramento intenso, as plaquetas continuarão a ser usadas pelo corpo para tentar estancar o sangramento. O objetivo de uma transfusão de plaquetas, neste caso, é ajudar o corpo a não ficar sem reservas de plaquetas para interromper o sangramento que ocorre.

Normalmente, a transfusão será interrompida quando o sangramento parar. Depois que isso acontecer, o paciente ainda deve descansar primeiro e continuar com outros métodos de tratamento da dengue.

Previna a dengue das seguintes maneiras

A prevenção é o tipo mais eficaz de tratamento da dengue. Isso porque não existe uma vacina que proteja contra o vírus da dengue. Evitar picadas de mosquito é uma das melhores maneiras de preveni-las.

Aqui estão algumas formas que podem ser transmitidas para prevenir a dengue, a saber:

  • Siga as etapas 3M, ou seja, drenar reservatórios de água, enterrar produtos usados ​​e reciclar produtos usados.
  • Use roupas que cubram todas as partes do corpo, como calças compridas, camisas de mangas compridas e meias. Especialmente se você viajar para os trópicos.
  • Use um repelente de mosquitos com uma concentração de pelo menos 10 por cento de dietiltoluamida (DEET), ou uma concentração mais alta para uma exposição mais longa. Evite usar DEET em crianças.
  • Feche as portas e janelas da casa se for no final da tarde por causa dos mosquitos Aedes geralmente vagando muito ao anoitecer.
  • Evite sair de casa no início da manhã, tarde e noite, onde os mosquitos circulam muito.
Lutem contra o COVID-19 juntos!

Siga as últimas informações e histórias dos guerreiros COVID-19 ao nosso redor. Junte-se à comunidade agora!

‌ ‌