Manchas de sangue durante a gravidez precoce nem sempre são um sinal de aborto

Você já experimentou manchas durante a gravidez? Esta condição é claramente assustadora para uma futura mãe. As manchas de sangue são um ponto de interrogação para a existência do feto e a saúde da gestante. Em algumas circunstâncias, as manchas são consideradas normais, mas mesmo assim as manchas de sangue durante a gravidez são causadas por algo que não está funcionando corretamente. Aqui está a explicação completa.

Manchas de sangue durante o primeiro trimestre da gravidez

Embora suscite muitas dúvidas, a maioria dos casos de manchas marrons no início da gravidez são bastante normais. Essa mancha de sangue no início da gravidez é conhecida como sangramento de implantação e é normal para uma em cada cinco mulheres grávidas durante o primeiro trimestre da gravidez.

No início da gravidez (cerca de 6-12 dias após a fertilização), o embrião começará a se prender à parede uterina, causando um leve sangramento.

Muitas mulheres consideram essa mancha de luz como o início de um novo ciclo menstrual. No entanto, o sangramento de implantação não será tanto quanto o sangue menstrual e durará apenas de algumas horas a alguns dias.

Este tipo de manchas de luz também não prejudicará o futuro bebê. A maioria das mulheres que apresentam sangramento de implantação terá uma gravidez normal e dará à luz bebês saudáveis.

Além do sangramento de implantação, manchas de sangue durante o início da gravidez também podem ocorrer devido a alterações hormonais para que o colo do útero (colo do útero) sangre mais facilmente, penetração do pênis que é muito difícil durante o sexo ou infecções vaginais, como vaginose bacteriana.

A cor do sangue que sai geralmente é mais clara do que durante a menstruação. Manchas durante a gravidez no início da gravidez não são uma coisa perigosa e é uma coisa normal de acontecer.

Além disso, se você estiver grávida de gêmeos, a possibilidade de manchas durante a gravidez é muito grande.

No jornal Fertility and Sterility, foi escrito que mais de 30 mulheres grávidas com gêmeos tiveram uma chance mais saudável de apresentar sangramento no primeiro trimestre de gravidez.

Manchas de sangue durante o início da gravidez podem ser um sinal de perigo

No entanto, manchas marrons durante o início da gravidez (primeiro trimestre da gravidez) podem ser um sinal de aborto ou outras complicações graves.

Isso inclui aborto espontâneo, aborto espontâneo, problemas placentários, como placenta prévia, placenta acreta e descolamento da placenta; à gravidez ectópica.

A razão é que a maioria dos abortos espontâneos ocorre no início da semana por volta das 13 semanas de gravidez e é caracterizada pela presença de manchas durante a gravidez.

Se você sentir manchas e elas não forem acompanhadas de cólicas, converse com seu médico imediatamente. Alguns dos sintomas de aborto são:

  • Dor nas costas leve a forte
  • Perda de peso
  • Muco rosa e branco saindo da vagina
  • Cãibras ou contrações
  • Coágulos de sangue saindo da vagina

Se você tiver um aborto espontâneo, há poucas chances de salvar o feto. Para exames adicionais, entre imediatamente em contato com um ginecologista e faça um teste de ultrassom. O médico geralmente pedirá para fazer uma curetagem para limpar o útero.

Manchas de sangue durante a gravidez no segundo e terceiro trimestres

Em algumas condições, a secreção de manchas no primeiro trimestre da gravidez é normal. No entanto, se no segundo e terceiro trimestres você ainda tiver a mesma coisa, as mulheres grávidas precisam consultar um médico.

O motivo é que existem várias condições que causam manchas durante o segundo e terceiro trimestres da gravidez:

Placenta prévia

Essa condição ocorre quando a placenta cobre parcial ou totalmente o colo do útero. A placenta prévia pode ser observada através do exame de ultrassom no segundo e terceiro trimestres por meio de sinais de manchas durante a gravidez.

Se as mulheres grávidas apresentarem manchas durante a gravidez e até mesmo sangramento intenso, consulte imediatamente um médico.

Normalmente, os médicos recomendam evitar atividades extenuantes para fazer a pelve descansar. Isso inclui dar uma pausa na relação sexual.

Descolamento ou descolamento da placenta

O descolamento da placenta geralmente ocorre no segundo e terceiro trimestres da gravidez. O descolamento da placenta é uma condição em que a placenta se separa da parede uterina.

Manchas de sangue durante a gravidez podem ser um sinal de que você tem essa condição. No entanto, também pode haver forte sangramento e formação de coágulos sanguíneos, que podem causar dor abdominal, cólicas, dor ao redor do útero e nas costas.

O bebê morre no útero (natimorto)

A condição do bebê morre no útero (natimorto) frequentemente caracterizado por sangramento durante a gravidez. Quem diz, natimorto ocorre em bebês com 28 semanas de idade ou mais, sem quaisquer sinais de vida fetal.

Sinais que as mulheres grávidas podem sentir quando o bebê experimenta natimorto é:

  • Dor de estômago ou cãibras
  • Sangrando pela vagina
  • Contração

Enquanto isso, vários fatores que aumentam o risco de mulheres grávidas experimentando ainda nascimento isso é:

  • Obesidade
  • Fumaça
  • Grávida em idade avançada
  • Ter mais de um bebê (gêmeos)
  • Experimentando complicações na gravidez

O bebê morre no útero (ainda nascimento) é uma condição que pode acontecer a qualquer pessoa.

Porém, isso pode ser evitado reduzindo os fatores de risco, por isso é necessário discutir com o médico se a mãe apresenta algum desses fatores de risco.

Útero rasgado (ruptura uterina)

Esta é uma ruptura uterina (ruptura uterina) durante o trabalho de parto que é desencadeada por sangramento e ocorre repentinamente.

Ao sentir isso, o estômago fica muito dolorido, marcado por uma pausa repentina nas contrações. Os fatores de risco que aumentam isso são história de cesariana e cirurgia transmiometrial.

Feridas no colo do útero

A descarga de manchas de sangue durante a gravidez também pode ser causada por trauma cervical. Isso acontece de repente e geralmente é causado por relações sexuais.

Normalmente, a mãe sentirá dor pélvica leve a moderada, dependendo do nível de dano ao colo do útero. Os sinais dessa condição são hematomas e área cervical mais mole.

Diferença entre sangramento e manchas de sangue durante a gravidez

Manchas são o mesmo que sangramento? Na verdade não, mas os dois estão relacionados.

American Pregnancy explica que sangramento é a condição de sangramento da vagina durante a gravidez. Isso pode acontecer a qualquer momento, desde a concepção até o final da gravidez.

Manchas de sangue durante a gravidez estão incluídas no sangramento leve e são comuns, especialmente no primeiro trimestre da gravidez. Sinais de pontos claros, nomeadamente o sangue que sai não é espesso e claro, nem mesmo o sangue cobre totalmente o pensinho.

Enquanto isso, o sangramento é um fluxo mais intenso de sangue. Nessa condição, você precisa de absorventes para evitar que suas calças se molhem, como ocorre no ciclo menstrual. Se você sentir que o sangramento é semelhante ao da menstruação, deve ir imediatamente ao médico.

Como lidar com manchas de sangue durante a gravidez

Se você tiver manchas durante o início da gravidez (antes das 16 semanas), use absorventes para coletar o sangue.

Também preste atenção a outros sintomas que podem acompanhar. As manchas de sangue que saem durante o primeiro trimestre e não são acompanhadas de quaisquer sintomas são condições normais. Isso diminuirá gradualmente após 2-3 dias.

Se dois a três dias as manchas não pararem ou piorarem e se tornarem mais numerosas, contate seu médico imediatamente. A razão é que os médicos sabem como impedir manchas durante o início da gravidez.

Enquanto isso, se você tiver manchas no segundo e terceiro trimestres da gravidez (após 16 semanas), o médico geralmente irá aconselhar repouso na cama para que o corpo não fique muito cansado.

Citando o site da Manchester University, é recomendável evitar atividades e carregar objetos pesados. Além disso, evite tomar banho com água muito quente, pois pode causar tonturas.

A relação sexual também deve ser evitada para reduzir o risco de aborto espontâneo e agravamento do sangramento.

Recomenda-se o uso de absorventes por 2 a 3 dias, mesmo que as manchas não tenham saído. No entanto, se a condição piorar, entre em contato imediatamente com um ginecologista.

Como prevenir manchas de sangue durante a gravidez

A secreção de manchas durante o início da gravidez é imprevisível, mas você pode evitá-la fazendo o seguinte:

  • Nutrição suficiente da mãe durante a gravidez com alimentos nutritivos.
  • Reduza o consumo de bebidas com cafeína e pare de fumar.
  • Verifique se há comorbidades (distúrbios da glândula tireoide, diabetes ou distúrbios imunológicos que desempenham um papel no sangramento)
  • Aumente o descanso em casa e evite trabalhos pesados.
  • Preste atenção ao peso da mãe durante a gravidez.

Baixo peso e obesidade estão associados a um risco aumentado de sangramento durante a gravidez.

Qual é o momento certo para consultar um médico?

Você precisa se preocupar quando manchas de sangue durante a gravidez ocorrem todos os dias, com a cor do sangue ficando mais espessa e brilhante, o que leva ao sangramento. Se as manchas estão sangrando que não para, o médico vai avaliar.

O médico fará um exame vaginal para verificar se há sangramento e fará uma ultrassonografia, tanto do abdome quanto por via transvaginal. Isso é feito para garantir que a frequência cardíaca fetal seja saudável e se desenvolva de maneira adequada.

Como uma pergunta de acompanhamento, o médico provavelmente perguntará se as manchas de sangue estão presentes com cólicas ou febre. Algumas mulheres grávidas requerem tratamento especial porque as manchas podem se transformar em sangramento durante a gravidez.

Aqui estão algumas condições graves para manchas durante a gravidez que precisam de atenção, de acordo com a Emedicinehealth:

  • Sangramento intenso, cólicas e contrações
  • Mancha até sangrar e dura mais de 24 horas
  • Sentindo-se tonto e até desmaiando
  • Febre com temperatura de mais de 38 graus Celsius
  • Dor forte no abdômen, pelve e costas
  • Você já fez um aborto?
  • Você já foi tratado para uma gravidez ectópica?

Ligue para o seu médico imediatamente se você tiver alguma das situações acima.