Câncer cervical (pescoço): sintomas, causas e tratamento

Definição de câncer cervical

O que é câncer cervical (câncer cervical)?

A definição de câncer cervical é o câncer que ocorre quando há células no colo do útero que não são normais e continuam a crescer de forma incontrolável. O colo do útero, também conhecido como colo do útero, é um órgão com a forma de um tubo. Sua função é conectar a vagina ao útero.

Essas células anormais podem crescer rapidamente, causando tumores no colo do útero. Mais tarde, os tumores malignos se tornarão a causa do câncer cervical.

O câncer cervical é um dos tipos mais comuns de câncer em mulheres em todo o mundo. No entanto, o exame de Papanicolaou como um dos exames diagnósticos realizados de rotina pode auxiliar na detecção precoce do câncer cervical.

Esses cânceres costumam ser curáveis ​​se detectados precocemente. Além disso, existem vários métodos de controle do risco do câncer do colo do útero, o que faz com que o número de casos desse câncer diminua.

Tipos de câncer cervical

Existem dois tipos de câncer do colo do útero que as mulheres podem ter, incluindo:

  • carcinoma de células escamosas, é um tipo de câncer que começa na parede externa do colo do útero e leva à vagina. Este é o tipo mais comum de câncer cervical.
  • adenocarcinoma, ou seja, câncer que começa nas células glandulares, encontradas nas paredes do canal cervical.

Quão comum é esse tipo de câncer?

O câncer cervical é um dos tipos mais comuns de câncer encontrados em todo o mundo. De acordo com a Organização Mundial de Saúde ou OMS, o câncer cervical é o quarto tipo de câncer mais comum em mulheres.

Além disso, a OMS também observou que a incidência de câncer cervical é maior nos países em desenvolvimento do que nos desenvolvidos.

Na Indonésia, o Ministério da Saúde ainda observou que esse tipo de câncer ocupa o segundo lugar entre os tipos mais comuns de câncer, depois do câncer de mama. Todos os anos, ocorrem cerca de 40.000 novos casos de câncer cervical em mulheres indonésias.

Essa condição pode ocorrer em pacientes de qualquer idade. No entanto, quanto mais você envelhece, maior é o risco de desenvolver câncer cervical.

O câncer cervical pode ser tratado reduzindo os fatores de risco. Discuta com seu médico para obter mais informações.