A água de coco é eficaz para a digestão, aumentando a imunidade. No entanto, se você beber muito, o tiro sai pela culatra e é um perigo para a saúde. Verifique os perigos dos efeitos colaterais que podem surgir se você beber água de coco com muita frequência.
Perigos dos efeitos colaterais de beber muita água de coco
O teor de potássio na água de coco que você deve estar ciente, pois pode causar alguns efeitos colaterais.
A água de coco contém 10 vezes mais potássio do que uma bebida esportiva típica. A título de ilustração, 236 ml de água de coco podem ser comparados ao potássio em uma banana.
Se você beber muita água de coco, é provável que haja efeitos colaterais à sua espera, como hipercalemia. O impacto do consumo excessivo de água de coco foi comprovado em um estudo que avaliou um caso intitulado Morte de coco.
O estudo de caso revelou que beber muita água de coco pode ser fatal. Sabe-se que um homem saudável de 42 anos, de repente, apresenta altos níveis de potássio após jogar tênis e consumir água de coco.
O alto nível de potássio o fez desmaiar e seu coração bater anormalmente.
Após uma investigação mais aprofundada, descobriu-se que, após se exercitar no sol quente, ele bebeu 8 copos de água de coco ao longo do dia. Cada copo mede cerca de 325 mililitros, então ele bebeu 2.600 mililitros de água de coco na época.
Pouco depois de beber água de coco e terminar o exercício, ele caiu inconsciente. Ele foi levado às pressas para o hospital porque sua condição não estava estável o suficiente, porque seu corpo estava quente, sua frequência cardíaca estava anormal e sua pressão arterial estava muito baixa.
Investigue uma calibraçao, a quantidade de água de coco que o homem bebeu por copo continha 690 miligramas de potássio. Portanto, se o potássio total que entra no corpo naquele momento é em torno de 5.520 miligramas.
Essa quantidade é muito mais do que a necessidade diária de potássio para adultos que precisam apenas de 4700 mg por dia. Portanto, beber água de coco com muita frequência não é bom se ela exceder o padrão de suas necessidades diárias de potássio.
Reconheça as diferenças na nutrição e nos benefícios da água de coco e do leite de coco
O impacto se houver muito potássio no corpo
Se você beber muita água de coco e eventualmente afetar os níveis de potássio no corpo, terá vários sintomas, como:
- dor de estômago,
- respiração ofegante,
- um suor frio,
- sentindo tonturas de repente, e
- sentir pressão e dor no peito e nos braços.
O efeito do potássio na água de coco pode afetar o trabalho muscular. Enquanto isso, a pior complicação do excesso de potássio são os problemas cardíacos, conforme descrito em estudos anteriores.
Mesmo esse hábito pode aumentar as chances de um ataque cardíaco. Se você sentir sintomas de um ataque cardíaco, entre imediatamente em contato com o hospital mais próximo ou peça a alguém por perto para levá-lo.
Outro impacto de beber muita água de coco
Além da hipercalemia, verifica-se que há outros efeitos colaterais de beber água de coco com muita frequência, como aumento do risco de obesidade (excesso de peso) e câncer de estômago. Bem, ambos surgem devido ao teor de sódio e açúcar na água de coco.
1. Conteúdo de sódio
Em um copo (250 cc) de água de coco, há um teor de sódio de 252 mg, que acabou por consumir 17% de sua ingestão diária de sódio.
Se você consumir pelo menos 2 garrafas de 500 cc (1 litro), é claro que atenderá a 70% de suas necessidades diárias de sódio naquele dia.
Se você bebe água de coco com muita frequência, que contém muito sódio, há vários riscos que podem ocorrer, tais como:
- aumento da pressão arterial e
- risco de câncer de estômago.
2. Teor de açúcar
Quando vista pelo teor de açúcar, a água de coco contém 6 gramas de açúcar por porção, mesmo que não tenha sido misturada com açúcar adicionado. Bem, beber água de coco com muita frequência pode aumentar sua ingestão diária de açúcar.
De acordo com a Harvard Health Publishing, bebidas adoçadas artificialmente não são tão satisfatórias quanto a comida normal. Portanto, o efeito colateral de beber água de coco com muita frequência é que aumenta suas chances de desenvolver obesidade.
Os perigos de beber água de coco com muita frequência não devem ser ignorados. Vários tipos de problemas de saúde podem surgir se você consumir em excesso.
Portanto, crie o hábito de limitar o consumo de água de coco para evitar efeitos colaterais ou outros perigos indesejados.