Reconhecendo doenças autoimunes desde sintomas até como evitá-las

Embora não sejam tão populares quanto outros problemas de saúde, as doenças autoimunes são condições que podem causar danos a órgãos e a morte se não forem controladas. Infelizmente, poucas pessoas sabem o que é uma doença auto-imune. Na verdade, assim como outras doenças, esse problema de saúde pode ser mais facilmente tratado se diagnosticado precocemente. Para ser claro, vou explicar tudo sobre autoimunidade que você precisa saber.

O que é uma doença auto-imune?

Autoimune é uma condição em que o sistema imunológico (imunológico) é incapaz de realizar suas funções normais. Já o sistema imunológico é responsável por combater infecções por vírus, bactérias e outros objetos estranhos. Essa falha, então, faz com que o sistema imunológico ataque o corpo e cause doenças.

Essa condição inclui doenças crônicas que podem interferir na saúde de forma gradual. Existem cerca de 80 doenças no grande grupo autoimune, com sintomas variados. Mas, de um modo geral, esta doença é dividida em duas categorias, a saber:

  • Doença autoimune específica de órgão, ataca apenas um órgão do corpo, por exemplo, o vitiligo que afeta apenas a pele
  • Doença autoimune sistêmica, ataca todos os órgãos do corpo, por exemplo, lúpus e artrite reumatóide

Embora possa atacar qualquer pessoa, relata-se que 80% das pessoas que a experimentam são mulheres.

Os primeiros sintomas de doença autoimune

As doenças autoimunes são problemas de saúde que ocorrem muito lentamente. Ou seja, esse distúrbio de saúde costuma ser difícil de diagnosticar no início de seu aparecimento. Os sintomas são semelhantes aos de outras doenças, por isso são difíceis de reconhecer.

Além disso, esse distúrbio do sistema imunológico também pode causar diferentes doenças. Portanto, os sintomas não podem ser generalizados.

Em minha prática diária como reumatologista, encontro os sintomas mais comuns. Claro, os sintomas que aparecem também variam dependendo do tipo de doença, como:

Lúpus

O lúpus é uma doença autoimune caracterizada pelos seguintes sintomas iniciais.

  • Dor crônica nas articulações
  • Tordo frequente
  • Perda de cabelo
  • Desordens de pele que são difíceis de curar
  • Febre recorrente
  • Pálido

Se não for tratado imediatamente, o corpo sofrerá danos a órgãos vitais, como cérebro, rins, pulmões e coração

Artrite reumatoide

Esse tipo de doença auto-imune ataca as articulações de todo o corpo, especialmente as mãos. Os primeiros sintomas que aparecem são dor e rigidez nos dedos, principalmente pela manhã. Se não for tratada imediatamente, esta doença pode resultar em danos permanentes e deformidades nas articulações.

Espondilite anquilosante

A espondilite anquilosante é mais comum em homens jovens. O sintoma inicial é a dor nas costas, principalmente pela manhã, e melhora após a prática de atividade física.

No entanto, se não for tratada imediatamente, essa condição fará com que as vértebras grudem como bambu. Como resultado, os ossos ficam rígidos, dificultando sua curvatura.

Esclerodermia

No início de seu aparecimento, a esclerodermia é geralmente caracterizada por endurecimento e espessamento da pele. Como resultado, a pele fica mais firme e brilhante.

Além disso, outros sintomas que costumam aparecer são mudanças na cor da pele quando o tempo está frio. À medida que a condição progride, com o tempo, aparece tecido cicatricial em órgãos como os pulmões e os rins. Como resultado, a falência de órgãos é inevitável.

síndrome de Sjogren

Esta doença autoimune é geralmente caracterizada por sintomas como fraqueza, dor nas articulações e boca e olhos secos. Se não for tratada, a síndrome de Sjogren pode causar danos aos olhos e dentes, bem como a outros órgãos, como rins e pulmões.

Causas de doenças auto-imunes

Até agora, a causa exata deste problema de saúde não foi encontrada. No entanto, um dos fatores que influenciam no surgimento dessa doença são os elementos genéticos.

Pessoas com histórico familiar de doenças autoimunes têm maior probabilidade de desenvolver esse problema de saúde. No entanto, nem todas as pessoas cujos pais têm histórico dessa doença são afetadas por problemas do sistema imunológico.

Além de fatores genéticos, as infecções bacterianas e virais também podem desencadear distúrbios do sistema imunológico. Outra teoria também afirma que a exposição a certos produtos químicos desencadeia o surgimento de doenças que atacam o sistema imunológico.

Como os médicos diagnosticam doenças auto-imunes?

O processo de diagnóstico desta doença não pode ser feito de uma vez. É um processo longo e contínuo para determinar o diagnóstico.

Isso ocorre porque o desenvolvimento da doença é muito lento e os sintomas que aparecem não são típicos. Isso significa que os sintomas da doença são semelhantes aos de outras doenças.

Além do mais, os sintomas também são muito diversos, dependendo da causa. Normalmente, aconselho o paciente a fazer exames laboratoriais completos e outros órgãos vitais, se necessário.

As doenças autoimunes podem ser curadas?

Essa pergunta é freqüentemente feita por pacientes quando expostos a doenças auto-imunes. Sem a intenção de assustar, até agora não foi encontrada uma droga que possa curar doenças auto-imunes.

Mas não desanime, com o tratamento certo, doenças auto-imunes podem ser controladas e os sintomas reduzidos. Existem certos medicamentos que podem ser tomados de modo que você ainda possa realizar as atividades normalmente.

Quanto mais cedo a doença for diagnosticada, o médico poderá determinar o tratamento certo para que a condição não piore.

Por exemplo, existem dois tipos de tratamento para a artrite reumatóide:

  • Uso de medicamentos para aliviar sintomas como analgésicos
  • Uso de drogas para afetar ou retardar o curso da doença, como metotrexato, azatioprina e outros

Normalmente, o médico ajustará o tipo de medicamento administrado com várias considerações, tais como:

  • Sintomas experimentados
  • Órgãos doentes
  • A gravidade da doença
  • Você está grávida ou não?

Em muitos casos que encontrei, o paciente auto-imune médio demorou a receber a segunda classe de medicamentos e apenas a tomar analgésicos. Como resultado, os pacientes que chegam chegam em condições bastante graves.

Existe uma maneira de prevenir doenças auto-imunes?

A prevenção é sempre melhor do que remediar. No entanto, é muito difícil prevenir doenças autoimunes porque a causa exata é desconhecida.

No entanto, alguns esforços que podem ser feitos são:

  • Mantenha o peso corporal ideal
  • Não fume
  • Previna várias infecções do corpo devido a bactérias ou vírus
  • Manter os níveis normais de vitamina D no sangue

O que fazer quando o teste for positivo para autoimune?

Meu conselho, você precisa ficar calmo quando seu médico lhe diagnosticar como positivo para uma doença auto-imune. Tente verificar a condição regularmente com o médico assistente.

Além disso, também é importante começar a implementar um estilo de vida saudável. Por exemplo, comer alimentos saudáveis, praticar exercícios regularmente e reduzir o estresse.

Lembre-se, não seja tentado por métodos de tratamento que não possuem evidências científicas. Em vez disso, aprenda sobre sua doença com o médico em questão ou com uma fonte de leitura confiável.