A febre tifóide é contagiosa? Como é transmitido?

A febre tifóide (tifóide) ou febre tifóide é uma doença que pode afetar qualquer pessoa, tanto crianças como adultos. A febre tifóide freqüentemente ocorre em áreas de favelas com falta de saneamento da água. No entanto, de que forma o tifo é transmitido com mais facilidade? Confira a seguinte explicação.

A febre tifóide é contagiosa?

A resposta simples é, sim, a febre tifóide é contagiosa. Uma pessoa que está com febre tifóide continuará a transportar a bactéria que causa o tifo, Salmonella typhi em seu corpo. Portanto, as pessoas que sofrem de febre tifóide têm alto risco de transmitir a mesma doença a outras pessoas, especialmente se não receberem tratamento para o tifo.

Mesmo assim, a forma como a febre tifóide é transmitida de uma pessoa para outra não é necessariamente a mesma. De várias maneiras, as bactérias Salmonella typhi entrará em seu corpo, depois entrará no trato digestivo e será absorvido pela corrente sanguínea.

A bactéria presente no sangue pode então viajar para o fígado, baço e medula óssea para se multiplicar e entrar novamente na corrente sanguínea. Essa colônia bacteriana multiplicada entrará novamente no sistema digestivo.

A propagação do tifo pode ocorrer a qualquer momento, mas mais frequentemente na estação quente. O tempo quente é ideal para bactérias Salmonella typhi raça.

Quando você está infectado Salmonella typhi, Você pode sentir sintomas de tifo. Os sintomas incluem febre, tontura, dor abdominal e náusea.

Os sintomas da febre tifóide são freqüentemente ignorados até que a doença piore. Condições que não são tratadas imediatamente podem levar a complicações da febre tifóide que podem ser fatais.

Aqui estão as maneiras de transmitir o tifo que você precisa saber:

1. Comida e bebida

A febre tifóide pode ser transmitida pelos seguintes hábitos alimentares e de bebida impuros:

  • Consumo de água potável suja, crua e contaminada com bactérias Salmonella typhi pode fazer você pegar tifo.
  • Usando água contaminada com bactérias Salmonella typhi para enxaguar ou lavar ingredientes alimentares e utensílios de cozinha e talheres.
  • Consumo de alimentos crus ou malcozidos, como carnes Steakcru/Mal passado, sushi e sashimi, frutos do mar ovos meio cozidos, meio fervidos ou saladas de vegetais que não estão claras como processá-los.

Comer alimentos ou bebidas de uma fonte contaminada Salmonella typhi também pode fazer você pegar tifo. Por exemplo, água bruta de um rio contaminado, carne crua ou marisco contaminado.

2. Tocar itens contaminados

Ao tocar em um vaso sanitário ou em outra superfície contaminada com fezes de uma pessoa com febre tifóide, você não deve lavar as mãos. Você pode inconscientemente tocar sua boca ou colocar algo em sua boca. Como resultado, bactérias Salmonella typhi entre e infecte seu corpo.

3. Contato com pessoas que foram infectadas

A febre tifóide só pode ser transmitida de humano para humano. Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, o CDC, afirmam que as bactérias Salmonella typhi não pode viver em corpos de animais.

Pessoas que foram declaradas curadas do tifo ainda podem abrigar bactérias Salmonella typhi até muitos anos. Essas pessoas também são chamadas de digitadores de carreira. Você pode pegar tifo e também entrar em contato com portadores de tifo.

Por exemplo, você que é saudável come alimentos ou bebe bebidas que foram tocadas por um paciente com febre tifóide. A bactéria que causa a febre tifóide pode ser transmitida por meio dessas atividades, principalmente se ele não lavar as mãos depois de usar o banheiro e processar os alimentos.

4. Sexo oral e anal

Você pode pegar febre tifóide se fizer sexo com alguém com febre tifóide. Relatórios do Departamento de Saúde de Ohio, Estados Unidos, relataram 8 casos de transmissão de tifo em gays que ocorreram por meio do sexo.

Os médicos encontraram fatores de risco comuns nas oito pessoas. Eles são conhecidos por terem feito sexo com o mesmo homem.

O homem é conhecido por ser um portador (portador) da bactéria tifóide. Bactérias Salmonella typhi transmitida por este homem através do sexo oral e anal.

Bactérias Salmonella typhi contido no canal anal do portador pode ser transferido para a boca de seu parceiro sexual quando o ânus é estimulado com a língua (borda).

Como prevenir a transmissão da febre tifóide?

A maneira mais fácil de evitar o tifo é mantendo a limpeza. A razão é que a bactéria que causa a febre tifóide freqüentemente aparece em um ambiente anti-higiênico. Aqui estão algumas maneiras que você pode fazer para prevenir a transmissão do tifo:

1. Imunização

A vacina contra tifóide pode ser aplicada para ajudar a prevenir esta doença. A vacina contra febre tifóide deve ser administrada a crianças com mais de dois anos.

A vacina também requer repetições a cada três anos. Para adultos, você também pode conversar com seu médico sobre a vacina contra a febre tifóide.

Existem dois tipos de vacinas para a febre tifóide, a saber:

  • Injetado em dose única pelo menos uma semana antes de viajar.
  • É administrado na forma de beber até quatro cápsulas. Normalmente, a cápsula deve ser tomada todos os dias.

No entanto, as vacinas são apenas 50 a 80 por cento eficazes. A eficácia da vacina também diminuirá com o tempo. Para isso, ainda é preciso ter cuidado e buscar outras formas de prevenir a febre tifóide.

2. Mantenha-o limpo

Manter você e seu local de residência limpos é uma coisa obrigatória que você precisa fazer como um esforço para prevenir o tifo. Crie o hábito de lavar as mãos com sabonete antes de comer. O motivo é que a febre tifóide pode ser transmitida de qualquer lugar, incluindo as mãos.

Além disso, lave os pés antes de entrar em casa depois de viajar. Porque quando chove as estradas tendem a ficar lamacentas e tem muitas poças. Não deixe seus pés sujos e cheios de germes entrarem em casa.

3. Não lanche arbitrariamente

A febre tifóide é transmitida por meio de alimentos e bebidas contaminados. Portanto, nunca lanche ao acaso.

Alimentos não higiênicos podem ser infestados de moscas. As moscas são um dos animais que gostam de viver em locais sujos.

As moscas podem transportar bactérias causadoras de febre tifóide das fezes e da urina de pessoas infectadas. Se essas moscas pousarem nos alimentos que você compra, não é impossível que depois disso você tenha febre tifóide.

Além disso, tente não adicionar cubos de gelo às bebidas que compra. Os cubos de gelo não garantem a limpeza. É possível que o gelo produzido em grandes quantidades use água menos limpa ou mesmo contaminada com germes causadores de doenças.

4. Evite o contato com pessoas doentes

As bactérias são muito fáceis de espalhar de uma pessoa para outra. Para isso, evite contato muito próximo com pessoas que estão doentes. Beijar e compartilhar utensílios para comer ou tomar banho com pessoas doentes pode aumentar o risco de transmissão de doenças.

5. Não prepare comida para outras pessoas até que esteja completamente curado

Tente não cozinhar ou preparar comida até que o médico determine que a bactéria que causa a febre tifóide não será mais contagiosa. Se você forçar porque se sente bem, você pode até transmitir a infecção para outras pessoas.

6. Mantenha seu sistema imunológico

A doença será muito fácil de infectar pessoas com sistema imunológico fraco. Mantenha seu sistema imunológico forte dormindo o suficiente, comendo muitas frutas e vegetais, especialmente aqueles que contêm vitamina C, e recebendo luz solar suficiente.

Lutem contra o COVID-19 juntos!

Siga as últimas informações e histórias dos guerreiros COVID-19 ao nosso redor. Junte-se à comunidade agora!

‌ ‌