A dor no peito é uma queixa comum para muitas pessoas. A condição pode aparecer ocasionalmente e não retornar. No entanto, também há aqueles que sentem isso continuamente e pioram. Na verdade, o que causa dor no peito? Então, quais são os sintomas e como lidar com eles? Confira a revisão completa abaixo.
Como é geralmente sentida a dor no peito?
Em termos simples, a dor no peito é a dor que surge ao redor do peito. A dor pode ser sentida em volta do meio do tórax, à esquerda ou à direita. A dor no peito causa sintomas diferentes em cada pessoa e isso também depende da causa subjacente.
A dor é descrita como uma pequena picada no peito. Também há uma sensação de pressão, aperto e plenitude, ou uma sensação de queimação no peito. Essa dor pode irradiar para o pescoço, mandíbula, parte inferior das costas e braços.
Essa condição dura mais do que alguns minutos, até horas. Às vezes fica pior se você continuar a fazer atividades. Também pode melhorar e desaparecer por conta própria ou quando você interromper as atividades.
Quando há dor no peito, outros sintomas que podem acompanhar incluem:
- Difícil de respirar.
- O corpo transpira profusamente.
- A cabeça fica tonta e o corpo fica fraco.
- Seu estômago fica enjoado e você pode sentir vômitos.
- O gosto amargo na boca ou o alimento engolido retorna à boca.
- Dificuldade em engolir alimentos.
- A dor no peito piora quando você muda de posição, respira ou tosse.
Se você sentir os sintomas acima, ir ao médico é o melhor curso de ação para lidar com isso. Além disso, se a condição ocorrer devido a sérios problemas de saúde.
O que causa dor no peito?
Relatório da página da Clínica Mayo, as causas da dor no peito são muito diversas, incluindo:
Doença cardíaca
A dor no peito à esquerda é um sintoma típico de várias doenças cardíacas. Normalmente, outros sintomas que indicam a ocorrência de doenças cardíacas são falta de ar ou desmaios. Problemas, distúrbios ou doenças que atacam o coração e causam dor no peito são:
- Ataque cardíaco. Essa condição geralmente ocorre devido ao fluxo sanguíneo bloqueado ou à presença de coágulos sanguíneos. Normalmente, essa condição ocorre devido a aterosclerose ou doença cardíaca coronária.
- angina. Angina é o termo que designa a dor no peito causada por um fluxo sanguíneo insuficiente para o coração. Normalmente, essa condição ocorre devido ao acúmulo de placas nas paredes internas das artérias e estreitamento das artérias.
- Pericardite. A pericardite é a inflamação do saco que envolve o coração (pericárdio). A dor no peito piora quando você inspira ou se deita.
- Dissecção aórtica. Essa condição é fatal porque envolve a artéria principal do coração (aorta) e pode até causar a ruptura da aorta.
Problemas digestivos
A dor no peito também pode ser causada por problemas digestivos, como:
- GERD. A DRGE faz com que o ácido gástrico suba para o esôfago, causando azia (uma sensação de queimação no peito).
- Disfagia (dificuldade para engolir). Distúrbios do esôfago podem causar dificuldade para engolir e dor no peito.
- Problemas com a vesícula biliar ou pâncreas. A doença do cálculo biliar ou inflamação do pâncreas pode causar dor abdominal que se irradia para o tórax.
Lembre-se de que os sintomas de dor no peito são um sinal de azia à primeira vista, quase o mesmo que um ataque cardíaco. No entanto, você precisa saber que a azia geralmente aparece na área média do peito e ocorre depois que você come e depois se deita.
Problemas com músculos e ossos
Além de estar relacionada à digestão e ao coração, a dor no peito também pode surgir de problemas nos músculos e ossos, como:
- Fibromialgia. A fibromialgia pode causar dor crônica persistente nos músculos ao redor do tórax.
- Costocondrite. Nessa condição, a cartilagem que conecta as costelas ao esterno fica inflamada, causando dor na região torácica.
Problemas pulmonares
Não apenas o coração, os pulmões também estão ao redor do tórax. Se esse órgão vital estiver com problemas, é natural que o seu peito cause dor. A seguir estão vários problemas pulmonares que comumente causam dor no peito:
- Embolia pulmonar. A embolia pulmonar ocorre quando um coágulo de sangue se aloja nas artérias dos pulmões, bloqueando o fluxo de sangue para o tecido pulmonar e causando dor no peito.
- O pulmão entra em colapso (esvazia). Essa condição ocorre quando o ar vaza para o espaço entre os pulmões e as costelas. A dor no peito, que é um sintoma típico, dura horas, seguida por falta de ar.
- Pleurisia. Essa condição indica inflamação das membranas que revestem os pulmões, que podem causar dor no peito ao tossir ou inspirar.
- Hipertensão pulmonar. Pessoas com hipertensão pulmonar têm pressão alta nas artérias que levam o sangue aos pulmões.
Outros problemas de saúde
O aparecimento de dor no peito também pode ser causado pelas seguintes condições:
- Ataque de pânico. Quando as pessoas com essa condição sentem medo, geralmente a dor no peito é seguida por respiração rápida, náusea e tontura.
- Herpes zoster. A doença, conhecida como zona ou zona, é causada pela reativação do vírus da varicela no corpo, causando dor no peito se houver bolhas na pele na área.
Várias maneiras eficazes de superar a dor no peito
As causas são muito diversas, obrigando a uma série de exames médicos. Depois que a causa é conhecida, o médico decide qual tratamento é adequado para a dor no peito.
Alguns dos exames de saúde geralmente realizados incluem exame físico, eletrocardiograma (ECG), exames de sangue, radiografias de tórax e tomografias computadorizadas. O objetivo é observar os impulsos elétricos do coração, o estado dos pulmões e do trato digestivo e confirmar a presença de inflamação.
Além disso, as maneiras de lidar com a dor no peito que os médicos geralmente recomendam são:
Tome analgésico no peito
Os seguintes tipos de medicamentos são geralmente prescritos por médicos para aliviar a dor no peito, incluindo:
- Medicamentos para relaxar as artérias, como a nitroglicerina. Este medicamento é tomado sob a língua para relaxar as artérias do coração, de modo que o sangue possa fluir mais facilmente por espaços estreitos. Alguns medicamentos para baixar a pressão arterial também podem relaxar e dilatar os vasos sanguíneos.
- Medicamentos para aliviar a dor no peito associada a doenças cardíacas, como aspirina.
- Drogas trombolíticas são administradas para dissolver coágulos que estão bloqueando o sangue de atingir o músculo cardíaco. Normalmente, este medicamento é administrado a pessoas que sentem dor no peito devido a um ataque cardíaco.
- Medicamentos que suprimem a produção de ácido em pessoas com azia, de modo que o ácido gástrico não sobe para o esôfago.
- Os medicamentos para afinar o sangue são administrados para tratar coágulos sanguíneos nas artérias, bloqueando assim o fluxo sanguíneo para o coração e os pulmões. Este medicamento é administrado para prevenir a formação de novos coágulos sanguíneos, um exemplo disso é a varfarina.
- Medicamentos supressores de ácido estomacal para evitar que o excesso de ácido gástrico suba para o esôfago. Este medicamento geralmente é prescrito para pessoas com DRGE.
- Os antidepressivos são administrados a pessoas que têm ataques de pânico para controlar a dor no peito como um sintoma.
Procedimento de operação
Se os tratamentos acima não forem eficazes o suficiente para tratar a dor no peito, o médico recomendará um procedimento médico na forma de cirurgia. Normalmente, isso é feito se a condição for suficientemente grave e pode ser fatal se não for tratada imediatamente.
Os procedimentos médicos de acompanhamento para tratar a dor no peito incluem:
- Angioplastia e colocação de anel cardíaco. Se a dor no peito for causada por um bloqueio nas artérias do coração, o médico inserirá um cateter com um balão na extremidade na veia. A ponta do balão será inflada para alargar a artéria para que não fique estreita. Em alguns casos, um stent (anel cardíaco) será colocado como uma barreira para manter o estreitamento da artéria dilatada.
- Cirurgia de ponte de safenag. Durante este procedimento de ponte de safena, os cirurgiões retiram os vasos sanguíneos de outras partes do corpo e os usam para criar caminhos alternativos para o sangue fluir ao redor das artérias bloqueadas.
- Reparo de dissecção. Você pode precisar de uma cirurgia de emergência para reparar uma dissecção aórtica - uma condição com risco de vida em que uma artéria que leva sangue do coração para o resto do corpo se rompe.
- Reinflação pulmonar. Se você tiver um pulmão colapsado, o médico pode inserir um tubo em seu tórax para reabastecer o pulmão.
Antes de determinar o tratamento, o médico observará os efeitos colaterais e os benefícios do tipo de tratamento que está sendo realizado. Isso é feito para minimizar a ocorrência de efeitos colaterais perturbadores que ocorrerão posteriormente.