Muitas mulheres ficam imediatamente ansiosas e preocupadas quando descobrem que ela está com corrimento vaginal. Segundo ele, o corrimento vaginal é sinal de infecção e até câncer de colo do útero. Em alguns casos, é verdade que a infecção pode ser a causa do corrimento vaginal. Mesmo assim, nem toda secreção branca da vagina é um sinal de perigo. Para aquelas de vocês que ainda estão se perguntando: "O corrimento vaginal é normal?", A resposta é simples: o corrimento vaginal é normal, na verdade! Desde que você saiba a diferença com o anormal. Aqui estão todas as informações que todas as mulheres precisam saber sobre corrimento vaginal - começando pelas causas, características do corrimento vaginal normal e anormal, as causas do corrimento vaginal durante a gravidez e como lidar com o corrimento vaginal excessivo.
O que causa corrimento vaginal?
O corrimento vaginal é formado por fluidos e células que saem da vagina. O corrimento geralmente é influenciado pelo seu ciclo menstrual. No entanto, você realmente não precisa ter medo e se preocupar quando tiver corrimento vaginal.
O corrimento vaginal é uma coisa normal e normal que acontece com todas as mulheres, porque o corrimento vaginal é a forma natural do corpo de limpar a vagina e mantê-la saudável. O corrimento vaginal também atua como um lubrificante vaginal natural para protegê-lo de infecções e irritações.
Mesmo assim, também ocorre corrimento vaginal anormal. As causas do corrimento vaginal anormal podem variar, desde infecções bacterianas, como vaginose bacteriana, infecções vaginais por fungos, até corrimento vaginal doença sexualmente transmissível, como gonorreia, clamídia e tricomoníase. Portanto, é importante saber a diferença entre corrimento vaginal normal e anormal.
Como posso saber se meu corrimento vaginal é normal?
A frequência e a quantidade de secreção vaginal que sai, bem como a cor e a textura do fluido, podem variar de mulher para mulher. Algumas mulheres só experimentam ocasionalmente e apenas algumas saem, enquanto outras com mais frequência e mais. O corrimento vaginal geralmente sai mais quando você está ovulando, amamentando, sexualmente excitada, usando pílulas anticoncepcionais ou quando está estressada.
Em geral, o corrimento vaginal normal é límpido, transparente e não exala odor forte (mesmo sem odor). Há também um líquido como a água e uma geleia espessa e pegajosa.
Como é o corrimento vaginal anormal?
Se o seu corrimento vaginal é normal ou não, pode ser visto pela cor, volume, cheiro e consistência (finura ou espessura) do líquido. Os sinais de corrimento vaginal anormal são:
- Odor forte, como cheiro de peixe ou fétido.
- Textura mais espessa, espumosa ou irregular como queijo chalés.
- Cinza líquido, esverdeado, amarelado.
- A secreção da vagina é acompanhada por sangue.
- A quantidade é muito grande e pegajosa, por isso é fácil colar na roupa íntima.
Se você sentir os sinais acima junto com outros sintomas associados, como coceira vaginal ou sensação de calor e feridas ao urinar ou fazer sexo, geralmente a causa do corrimento vaginal anormal é uma infecção bacteriana.
Consulte imediatamente um médico se sentir isso. O motivo é que o corrimento vaginal devido à infecção pode causar várias complicações se não for tratado adequadamente.
O que causa corrimento vaginal anormal?
O corrimento vaginal anormal geralmente resulta de uma infecção bacteriana, fúngica ou parasitária na vagina. Relatórios da página do Manual do MSD, as três causas mais comuns de corrimento vaginal anormal são:
- Vaginose bacteriana. Essa condição ocorre devido a um desequilíbrio no crescimento de bactérias anaeróbias na vagina. Esse quadro geralmente se apresenta com as características de branco ou cinza, não é espesso, tem cheiro de peixe e em grandes quantidades. A vagina também coça.
- Candidíase. A causa do corrimento vaginal ocorre devido à infecção por fungos Candida albicans na vagina. Essa condição aparece com as características de branco e espesso. A vagina sente coceira e calor, a região púbica também pode ficar vermelha e inchada.
- Tricomoníase. A tricomoníase é uma doença sexualmente transmissível causada pelo parasita Trichomonas vaginalis. Essa condição costuma apresentar características de cor amarelada ou esverdeada, às vezes espumosa, com cheiro de peixe e em grandes quantidades. Sua vagina também sente coceira e vermelhidão. Além da tricomoníase, a gonorréia e a infecção por clamídia são duas outras doenças sexualmente transmissíveis que costumam ser a causa de corrimento vaginal anormal.
Em alguns casos, a causa do corrimento vaginal anormal em mulheres também pode ser devido à doença inflamatória pélvica (DIP). A doença inflamatória pélvica é causada por uma infecção bacteriana que ataca o útero, o colo do útero, os ovários (ovários) ou as trompas de falópio. A inflamação pélvica é transmitida através da relação sexual.
Se você notar algo incomum, deve consultar um médico imediatamente para descobrir a causa do corrimento vaginal anormal. Quanto mais cedo você descobrir a causa, mais fácil será o tratamento.
O corrimento vaginal durante a gravidez é normal?
Quando você está grávida, seu corpo passa por muitas mudanças. Uma das primeiras mudanças que você pode sentir é o corrimento vaginal. Sim, corrimento vaginal durante a gravidez é comum. O corrimento vaginal será ainda mais comum durante a gravidez. É por isso que você não precisa se preocupar se tiver corrimento vaginal durante a gravidez.
O corrimento vaginal durante a gravidez torna-se mais frequente porque o corpo produz mais estrogênio para amolecer o colo do útero (colo do útero) e as paredes vaginais. Além disso, o fluxo sanguíneo ao redor da área vaginal também é mais estável durante a gravidez. Isso é o que causa corrimento vaginal durante a gravidez.
Você pode até sentir isso no terceiro trimestre da gravidez, como um sinal de que seu corpo está se preparando para o parto. O corrimento vaginal durante o final da gravidez também pode ocorrer devido à pressão da cabeça do bebê contra o colo do útero. A aparência do líquido neste momento é um pouco diferente do normal, que é como a clara de ovo crua, ou como o muco que geralmente passa quando está resfriado.
Quando você deve estar atento ao corrimento vaginal durante a gravidez?
Embora o corrimento vaginal durante a gravidez seja normal, isso não significa que você deve deixá-lo ir quando notar algo incomum. Recomendamos que você verifique imediatamente sua condição, se:
- Você tem dúvidas se a secreção é corrimento vaginal ou líquido amniótico rompido.
- O corrimento vaginal é muito corrimento, viscoso ou até mesmo com sangue quando você não está nem com 37 semanas de gravidez.
- O aparecimento de sintomas associados, como dor, coceira, calor e até os lábios vaginais parecem inflamados. Isso pode ser um sinal de que você tem uma infecção por fungos.
- A secreção da vagina é de cor branco-acinzentada e cheira a peixe depois da relação sexual.
- A secreção da vagina é amarela ou até mesmo verde, com odor não pungente. Isso pode ser um sintoma de tricomoníase, uma doença sexualmente transmissível.
Como lidar com o corrimento vaginal?
A chave para lidar com o corrimento vaginal é manter a vagina limpa e saudável o tempo todo. Uma vagina limpa é capaz de manter o equilíbrio das bactérias benéficas na vagina para prevenir o risco de infecção.
Manter a higiene vaginal pode ser feito de várias maneiras. Aqui estão algumas maneiras que você pode fazer para lidar com o corrimento vaginal:
- Se a secreção for excessiva, troque a cueca o mais rápido possível. Isso é feito para manter a vagina seca, reduzindo assim o risco de infecção. Escolha roupas íntimas 100% algodão, que absorvem o suor, e evite usar calças muito justas.
- Evite o uso de sabonetes perfumados, géis, antissépticos e duchas higiênicas, pois eles podem afetar o equilíbrio do pH e as bactérias na vagina. Se você quiser usar sabonete, escolha sabonete simples e sem perfume.
- Lave sua área feminina delicadamente com água morna. Sempre lave da frente para trás para evitar que bactérias entrem na vagina.
- Depois de urinar, não se esqueça de sempre secar a vagina com um lenço macio ou toalha e seque suavemente. Lembre-se de não esfregar ou esfregar a vagina com muita força, pois isso pode causar irritação.
- Se for causada por uma infecção por fungos, você pode tratá-la com medicamentos antifúngicos na forma de cremes ou géis. Consulte primeiro antes de usar medicamentos antifúngicos para tratar o corrimento vaginal.
- Use preservativos ou adie a relação sexual por até uma semana após o tratamento para evitar que a infecção piore.
- Consumo de iogurte durante o tratamento com antibióticos para reduzir o risco de desenvolver infecção por fungos.
- Se sua condição não melhorar após a aplicação dos métodos acima, consulte imediatamente um médico.
Quais são as opções de corrimento vaginal com ou sem receita médica?
Basicamente, a escolha do medicamento dependerá da causa. Sempre consulte um médico se quiser usar ou tomar certos medicamentos para tratar o corrimento vaginal.
Corrimento vaginal devido a infecção fúngica
Se for causada por um fungo, um medicamento antifúngico para secreção vaginal é a melhor escolha. Você pode comprar este tipo de corrimento vaginal sem receita na farmácia ou drogaria mais próxima. Normalmente, os medicamentos antifúngicos para o corrimento vaginal estão na forma de cremes, géis ou supositórios que são inseridos pela vagina ou uretra. Esse tipo de droga é fácil de derreter, amolecer e dissolver à temperatura corporal.
Alguns medicamentos antifúngicos para secreção vaginal que podem ser comprados sem prescrição médica são o clotrimazol, o nitrato de miconazol e o tioconazol. Embora possa ser adquirido sem receita médica, certifique-se de ler as instruções de uso listadas na embalagem do produto. Se necessário, pergunte ao farmacêutico.
Enquanto isso, se você tiver infecções graves por fungos com frequência, pode precisar de um medicamento antifúngico vaginal prescrito. Os medicamentos antifúngicos para o corrimento vaginal que devem ser prescritos pelo médico incluem o butoconazol e o terconazol.
Seu médico também pode prescrever um creme esteróide por alguns dias para aliviar a inflamação, vermelhidão e dores mais fortes nos lábios vaginais e tecido circundante.
Corrimento vaginal devido a infecção bacteriana
Se for causado por uma infecção bacteriana, o uso de cremes ou antibióticos orais pode ajudar a lidar com o corrimento vaginal excessivo e fedorento. Este medicamento geralmente requer receita médica.
Alguns medicamentos para corrimento vaginal devido a infecções bacterianas vaginais que geralmente são prescritos por médicos incluem:
- Metronidazol (Flagyl, Metrogel-Vaginal, outros)
- Metronidazol
- Clindamicina (Cleocin, Clindasse, outros)
- Tinidazol (Tindamax)
Se você estiver grávida e tiver essa condição, é muito importante que você trate imediatamente. Isso é feito para reduzir o risco de complicações, como parto prematuro ou bebês com baixo peso ao nascer. Tome o seu medicamento ou use um creme ou gel enquanto o seu médico prescrever - mesmo que os seus sintomas tenham desaparecido. Parar o tratamento precocemente pode aumentar o risco de recorrência mais tarde na vida.
Como prevenir o corrimento vaginal?
Para evitar corrimento vaginal anormal, aqui estão algumas medidas preventivas que você pode tomar:
- Lave as mãos antes e depois de tocar na área vaginal.
- Depois de urinar, sempre lave a vagina da frente para trás para evitar que as bactérias entrem na vagina e causem uma infecção.
- Certifique-se de que sua vagina esteja úmida o suficiente antes de fazer sexo para evitar infecções.
- Use detergente sem perfume para lavar suas roupas. Além disso, certifique-se de enxaguar bem as roupas.
- Use roupas íntimas de algodão que absorvem o suor e evite roupas apertadas.
- Evite usar lenços perfumados, sabonetes perfumados ou pós na vagina, pois podem irritar a pele e perturbar o equilíbrio natural das bactérias na vagina.
- É muito importante manter a vagina limpa durante a menstruação. Para isso, você precisa trocar os absorventes várias vezes ao dia para evitar infecções na vagina.
Então, como lidar com essa condição durante a gravidez?
O modo de lidar com o corrimento vaginal durante a gravidez é basicamente o mesmo que lidar com o corrimento vaginal como um todo. O segredo é manter a vagina sempre limpa. Algumas coisas que você pode fazer para tratar o corrimento vaginal durante a gravidez incluem:
- Ao limpar, sempre limpe a área vaginal de frente para trás.
- Evite usar calças muito apertadas e a exposição a líquidos ou fluidos spray odor vaginal.
- De preferência, use o interior com algodão.
- Mantenha a área púbica seca. Troque a cueca quando estiver úmida.
- Evite fazer duchas vaginais no interior da vagina.
- Evite usar sabonete para limpar a vagina. Em vez disso, use um produto de limpeza especial para mulheres que contenha iodopovidona na parte externa da vagina, que pode tratar e aliviar os sintomas de irritação vaginal.