Pés quentes dificultam o sono, talvez seja esta a causa

Algumas pessoas podem reclamar frequentemente de que seus pés ficam quentes à noite, mesmo quando estão em uma sala com ar-condicionado. És um deles? A sensação de queimação na planta dos pés também costuma ser acompanhada de dores como alfinetes e agulhas ou formigamento, que podem dificultar o sono. Não subestime os pés que ficam quentes. Aqui estão algumas causas de pés quentes à noite.

Causas de pés quentes à noite

Aqui estão algumas das causas:

1. Neuropatia diabética

A neuropatia diabética é uma complicação da diabetes, que é causada por danos nos nervos devido aos níveis elevados de açúcar no sangue. Junto com a sensação de queimação, outros sintomas incluem dor por objeto cortante, dor, formigamento e dormência.

Caminhar pode ser muito doloroso e você pode sentir dor apenas com um toque suave. A dor pode piorar com o tempo e se espalhar para a perna ou braço.

2. Grávida

Mulheres grávidas podem sentir pés quentes devido a alterações hormonais que aumentam a temperatura corporal. O aumento do peso corporal sobre os pés também pode causar calor e formigamento nos pés durante a gravidez.

3. Menopausa

A menopausa pode causar alterações hormonais que levam ao aumento da temperatura corporal e aumento dos pés quentes. A maioria das mulheres experimenta a menopausa entre as idades de 45 e 55 anos.

4. Micose (pé de atleta)

Micose, também conhecida como pé de atleta (infecção por tinea pedis), é uma infecção fúngica que ataca os pés. Normalmente, a infecção é encontrada com mais frequência entre os dedos dos pés, mas também pode ser na parte de trás ou na planta dos pés. A micose pode fazer com que os pés fiquem quentes, como se estivessem queimando na área infectada. Além disso, a micose é caracterizada por pele rachada e nódulos cheios de líquido que causam muita coceira.

5. Atualmente em quimioterapia

Os efeitos colaterais da quimioterapia podem resultar em danos aos nervos. Se ocorrerem danos nos nervos dos pés, eles podem ficar quentes, como queimação e formigamento.

6. Uremia

A uremia é uma complicação da doença renal crônica. Isso ocorre devido a danos aos rins de modo que os rins não podem funcionar corretamente. Os rins não são mais capazes de remover toxinas do corpo por meio da urina, então as toxinas vão para a corrente sanguínea. Isso pode levar à neuropatia periférica, que causa formigamento e sensação de queimação nos pés.

7. Consumo excessivo de álcool

Consumir muito álcool pode danificar seus nervos periféricos e resultar em uma condição chamada neuropatia alcoólica. Certos nutrientes são necessários para o funcionamento adequado dos nervos. O álcool no corpo interfere no nível desse nutriente e pode causar danos ao funcionamento adequado dos nervos.

8. Polineuropatia desmielinizante inflamatória crônica (CIDP)

CIDP é um distúrbio do sistema nervoso que faz com que os nervos fiquem inflamados e inchados. Essa inflamação destrói a mielina que reveste e protege as fibras nervosas. Isso pode causar uma sensação de formigamento ou queimação nos pés, bem como nas mãos.

9. Vasculite

A vasculite é a inflamação dos vasos sanguíneos que causa alterações nas paredes dos vasos. As alterações que podem ocorrer nas paredes dos vasos sanguíneos são espessamento, enfraquecimento, estreitamento e aparecimento de cicatrizes. Isso pode causar dor, formigamento e danos aos tecidos.

10. Sarcoidose

Sarcoidose é uma condição na qual coleções de células inflamatórias ou granulomas aparecem em diferentes partes do corpo. A sarcoidose pode durar anos e causar danos aos órgãos envolvidos. Se a pele ou o sistema nervoso forem afetados, os pés podem queimar ou ficar com calor.

11. Outras causas

  • Exposição a metais pesados (chumbo, mercúrio, arsênico). Se metal suficiente se acumular no corpo, ele se tornará tóxico e interferirá na função nervosa.
  • Doença Charcot-Marie-Tooth (CMT): Doenças hereditárias dos nervos periféricos.
  • HIV / AIDS.
  • Deficiência nutricional
  • hipotireoidismo, a condição do corpo não produzir hormônio tireoidiano suficiente, causando danos aos nervos.
  • Eritromelalgia.
  • A síndrome de Guillain-Barré (GBS), doença auto-imune o que faz com que o sistema imunológico comece a atacar um sistema nervoso periférico saudável.
  • Síndrome do túnel do tarso.