Enquanto alguns homens consideram o bigode e a barba como acessórios de aparência que os tornam mais confiáveis, outros acham o contrário. Muitos homens ficam perturbados com a presença de cabelos finos que adornam seus rostos. Portanto, muitos estão realmente tentando eliminá-lo de várias maneiras. O problema é que ir e voltar para remover o bigode e a barba periodicamente é um incômodo. Então, o bigode e a barba podem ou não ser removidos permanentemente, uma vez na vida?
É possível se livrar do bigode e da barba permanentemente?
Se você deseja se barbear e cuidar dos pelos faciais, existem maneiras seguras e eficazes de se barbear sem reduzir ou ressecar a pele. Como as barbas são geralmente mais grossas do que os bigodes, os métodos de extração e depilação com cera são complicados e dolorosos.
Método barbear e o uso de cremes depilatórios pode ser uma alternativa se você deseja resultados rápidos e temporários. Os métodos de laser e eletrólise são considerados capazes de remover os pelos de forma permanente.
O crescimento do cabelo em algumas partes do corpo pode ser atribuído à hereditariedade e aos níveis hormonais no corpo. Além disso, alguns medicamentos, métodos temporários de remoção de cabelo e doenças podem estimular o crescimento de cabelo. Bigode e barba impossível de remover permanentemente porque os homens têm naturalmente o hormônio testosterona, que estimula o crescimento de pelos finos na superfície da pele. Mesmo que você faça a barba ou cera regularmente, os cabelos finos ainda crescerão novamente.
Dicas para remoção semipermanente de bigode e barba
Muitos métodos prometem eficácia na remoção de pêlos permanentemente. Na verdade, nenhum método de remoção de cabelo é 100% eficaz. No entanto, existem alguns métodos que podem ser classificados como mais eficazes do que outros. Aqui estão duas maneiras que podem ser uma opção se você pretende remover o bigode e a barba:
1. Eletrólise
A eletrólise é um método de remoção de pelos em que uma agulha fina é inserida no folículo piloso e uma corrente elétrica é aplicada à raiz do folículo. Este procedimento irá queimar as raízes do cabelo. Para evitar a formação de mais raízes capilares.
Em outras palavras, a eletrólise é uma forma permanente de método de remoção de pêlos. O FDA e a American Medical Association afirmam que a eletrólise é o único método permanente de remoção de pêlos. Mesmo assim, isso não garante 100 por cento que esse método pode realmente remover todos os pelos do corpo.
É que, até agora, não há diretrizes de licenciamento padronizadas para eletrólise, por isso é muito difícil encontrar especialistas experientes. Se você estiver interessado em fazer eletrólise, consulte primeiro seu médico para saber mais detalhes sobre os benefícios e desvantagens da eletrólise.
Além disso, a eletrólise é um método bastante doloroso e seus efeitos colaterais incluem infecção, formação de queloide, hiperpigmentação e hipopigmentação. Você precisa de tratamento entre 12 a 18 meses para ver os resultados máximos.
2. Depilação a laser
A depilação a laser é um procedimento médico que usa tecnologia de luz laser para remover pelos indesejáveis, incluindo bigode e barba. Durante este processo, o feixe de laser será direcionado para entrar no folículo piloso. O calor gerado pelo laser pode destruir os folículos capilares, o que pode inibir o crescimento futuro do cabelo.
A cor do cabelo e o tipo de pele afetam o sucesso da depilação a laser. Este procedimento é mais eficaz para pessoas com pele clara e cabelo escuro porque o feixe de laser atinge os pigmentos coloridos do cabelo.
Embora esse procedimento seja eficaz para retardar o crescimento do cabelo, os lasers não garantem que o cabelo nunca volte a crescer. Além disso, a remoção do bigode e da barba por meio desse método não pode ser feita apenas uma vez. São necessários cerca de oito tratamentos para obter os resultados desejados. Os resultados também podem variar de pessoa para pessoa, dependendo da espessura do cabelo a ser aplicado ao laser.
Se você está interessado neste procedimento, escolha um médico que seja certificado em uma especialidade, como dermatologia ou cirurgia estética, e que tenha experiência com esses métodos. Nunca faça tratamentos em salões ou clínicas que não sejam supervisionados por profissionais médicos especialistas em suas áreas.