O relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) de 2017 afirma que há mais de 300 milhões de pessoas no mundo que sofrem de depressão e outros 260 milhões sofrem de transtornos de ansiedade. Reportando da Tempo, a Associação de Especialistas em Saúde Mental da Indonésia (PDSKJI) disse que dos 250 milhões da população indonésia total, 9 milhões deles sofrem de depressão, 14 milhões de pessoas têm sintomas de depressão e transtornos de ansiedade e cerca de 400.000 pessoas sofrem de esquizofrenia. Os números na prática podem ser ainda maiores porque nem todos sabem que têm um transtorno mental.
Portanto, se você começar a suspeitar que sintomas de depressão ou outra doença mental aparecem em você, você deve consultar um psicólogo ou psiquiatra?
Psicólogos e psiquiatras têm funções diferentes
Psicólogos e psiquiatras são especialistas em saúde mental, então você pode ir a ambos para consultar sobre transtornos mentais - incluindo descobrir as causas, sintomas e como tratá-los.
A diferença é que psicólogos não são médicos. Os psicólogos são especialistas na área de saúde mental que se formaram em um programa de graduação ou pós-graduação em psicologia. Enquanto isso, o psiquiatra é um médico com diploma de bacharel em medicina especializado no diagnóstico e tratamento de doenças mentais com pelo menos 10 anos de experiência de treinamento, ou muitas vezes mais.
Psicólogos e psiquiatras podem fornecer o diagnóstico de uma doença ou distúrbio. De acordo com C. Vaile Wright, PhD, diretor da American Psychological Association, os psicólogos diagnosticam os problemas vividos pelos pacientes por meio da personalidade, comportamento, comportamento e hábitos (como comer e dormir), como você fala e por meio das histórias que compartilha. Enquanto os psiquiatras diagnosticam pacientes por meio da medicina física, incluindo o trabalho do cérebro e dos nervos humanos.
Como os psicólogos não são médicos, os psicólogos não podem prescrever medicamentos. Os serviços de tratamento fornecidos por psicólogos são apenas sobre aconselhamento psicológico e psicoterapia que enfoca a relação entre a causa raiz, sua mentalidade e seu comportamento. Você e seu terapeuta podem definir uma meta muito específica a ser alcançada assim que a terapia for concluída. Os psiquiatras podem abrir sessões de terapia psicológica, bem como prescrever medicamentos, incluindo check-ups gerais, como exames físicos e laboratoriais.
Então, é melhor consultar um psicólogo ou psiquiatra?
Se você suspeitar de um problema de saúde mental, seja devido à depressão ou ansiedade, você deve primeiro consultar um médico. O seu médico de família pode dar-lhe um diagnóstico inicial de qualquer condição suspeita e pode então encaminhá-lo a um especialista para determinar com qual problema de saúde mental você está lidando.
Os psicólogos são mais propensos a tratar pacientes com doenças que ainda podem ser ajudadas de forma eficaz apenas com tratamento psicológico. Por exemplo, o psicólogo primeiro ouvirá sua história, fará um diagnóstico e fará um plano que você deve aplicar diariamente ao problema. Isso pode incluir problemas comportamentais, como vícios, distúrbios emocionais, fobias, dificuldades de aprendizagem, depressão e transtornos de ansiedade.
Enquanto os psiquiatras tendem a tratar pessoas que precisam de terapia e medicação depois de considerar suas necessidades médicas, psicológicas e sociais. Geralmente são pessoas com condições psiquiátricas mais complicadas, como depressão maior ou depressão maior, transtorno bipolar ou esquizofrenia. Uma pessoa que tem pensamentos ou tentativas de suicídio geralmente também será encaminhada a um psiquiatra.
Os psiquiatras também podem trabalhar com outros especialistas para tratar o seu problema. Por exemplo, se os problemas mentais que você está enfrentando o deixam desnutrido, você será encaminhado imediatamente por seu psiquiatra e também por um nutricionista para uma consulta.
Dr. Wright disse que a decisão de procurar tratamento com um psicólogo e psiquiatra deve ser baseada nos problemas que você enfrenta. Se você não tem certeza se deve consultar um psicólogo ou psiquiatra, converse com seu médico. Eles podem aconselhar se um psicólogo ou psiquiatra é a pessoa certa para você. Isso vai depender muito da sua situação específica e do tipo de tratamento de que você pode precisar. Algumas pessoas podem ter que consultar um psicólogo e um psiquiatra ao mesmo tempo.