Você pode ter percebido a importância do pênis e do escroto como parte do sistema reprodutor masculino. Mas não apenas os dois órgãos que são importantes no sistema reprodutor masculino. A seguir, uma revisão completa do sistema reprodutor masculino.
Conheça os órgãos reprodutivos masculinos e suas funções
O sistema reprodutor masculino consiste em várias partes, especialmente os órgãos externos e internos. Cada parte deste órgão reprodutivo tem sua própria função. Aqui estão algumas partes do sistema reprodutor masculino que você precisa saber.
1. Pênis
Se as mulheres têm vagina, os homens têm pênis. Este órgão reprodutor masculino não é um músculo, mas um tecido esponjoso cheio de sangue.
Quando você recebe estimulação, um pênis saudável obtém o fluxo sanguíneo e preenche o espaço vazio nele. Esse fluxo de sangue cria então pressão. Como resultado, o pênis fica aumentado e endurecido, o que é conhecido como processo de ereção.
Em geral, a anatomia do pênis tem três partes principais, a saber: raiz (radix), tronco (corpus) e cabeça (glande).
- Raiz (raiz) , a parte da base do pênis que está localizada perto do assoalho pélvico. A raiz do pênis possui três tecidos eréteis e dois músculos, a saber, o isquiocavernoso e o bulboesponjoso.
- Caule (corpus) , a parte que conecta a raiz e a cabeça do pênis que consiste em três cilindros de tecido erétil, a saber, dois corpos cavernosos e um corpo esponjoso.
- Cabeça (glande) , a ponta do pênis com formato cônico que contém a abertura uretral para apoiar a função do pênis como local de saída da urina e do sêmen.
2. Testículos
As pessoas comuns conhecem os testículos como testículos ou sementes púbicas. Esse órgão tem formato oval, como um ovo de galinha. Os testículos são cobertos pelo escroto e estão localizados atrás do pênis. Os testículos começarão a crescer quando o menino entrar na puberdade, por volta dos 10-13 anos de idade.
Quando os órgãos reprodutores masculinos crescem, a pele ao redor do escroto fica coberta de pelos finos, de cor mais escura e caída. Cada homem geralmente tem um tamanho testicular diferente.
A função dos testículos é produzir e armazenar esperma. Além disso, os testículos também funcionam para produzir o hormônio testosterona, que é um hormônio que provoca mudanças na forma do corpo masculino durante a puberdade e produz esperma.
Outras partes do sistema reprodutor masculino que estão diretamente conectadas aos testículos incluem:
- Epididimo , um armazenamento temporário e maturação dos espermatozoides produzidos pelos testículos antes que possam ser usados para fertilizar óvulos.
- Vas deferens , um canal em forma de tubo que funciona para canalizar os espermatozoides maduros do epidídimo para a uretra para serem excretados durante a ejaculação.
3. Escroto
O escroto é uma bolsa de pele que fica atrás do pênis. Este órgão funciona para envolver os testículos e controlar a temperatura dos testículos.
Os testículos devem estar na temperatura certa para produzir espermatozóides normais. Idealmente, os testículos devem estar ligeiramente mais frios do que a temperatura corporal.
Músculos especiais na parede do escroto permitem que os testículos se contraiam ou contraiam quando a temperatura do ambiente circundante muda.
Os testículos se contraem ou encolhem naturalmente quando são expostos a baixas temperaturas. Por outro lado, os testículos também podem se tornar elásticos quando em temperaturas quentes.
4. Próstata
A próstata está localizada abaixo da bexiga e circunda o trato urinário (uretra), que é o canal pelo qual a urina e os espermatozoides saem do corpo.
A principal função da próstata é produzir fluido misturado com células espermáticas produzidas pelos testículos para o processo de ejaculação.
O fluido da próstata também funciona para manter os espermatozoides saudáveis e de boa qualidade. Porque tem um componente de anticorpo para proteger contra bactérias e patógenos causadores de doenças.
Vários riscos de doenças que podem atacar os órgãos reprodutores masculinos
Alguns tipos de distúrbios e doenças que costumam atacar os órgãos reprodutores masculinos são os seguintes.
1. Impotência
A impotência, ou também conhecida como disfunção erétil, é uma condição em que o pênis não consegue endurecer (ficar ereto) de maneira ideal.
A disfunção erétil tem várias formas, como não ser capaz de obter uma ereção, dificuldade em manter uma ereção, ser capaz de obter uma ereção, mas o pênis não é duro o suficiente. Como resultado, os homens têm dificuldade para penetrar durante a relação sexual.
Essa condição pode ocorrer à medida que os homens envelhecem. No entanto, um homem também pode ter impotência devido a certas condições psicológicas e histórico médico, distúrbios hormonais, danos nos nervos do pênis, excesso de peso.
2. Anorgasmia
Em alguns casos, os homens podem não ser capazes de atingir o orgasmo, apesar de receberem estimulação adequada.
Essa condição pode ser causada por vários fatores, desde problemas hormonais ou doenças neurológicas em torno dos órgãos reprodutivos masculinos. Além disso, um histórico de doenças como diabetes também pode tornar essa condição mais provável.
3. Infecções sexualmente transmissíveis
Várias infecções sexualmente transmissíveis podem afetar o sistema reprodutor masculino. Essas doenças sexualmente transmissíveis incluem verrugas genitais, clamídia, gonorréia, sífilis e herpes genital.
Dor ao urinar, secreção incomum do pênis ou dor persistente no pênis são sintomas típicos de uma infecção sexualmente transmissível que você precisa estar ciente.
4. Baixa excitação sexual
O baixo desejo sexual em homens é descrito como uma condição em que há uma diminuição no interesse da pessoa pela atividade sexual.
Embora possa ocorrer com a idade, o baixo desejo sexual também pode ser causado por muitos fatores, como estilo de vida pouco saudável, histórico de certas doenças ou influências hormonais.
5. Outras doenças e condições
Se você não mantiver a limpeza desses órgãos íntimos de maneira adequada e correta, ficará mais suscetível a várias infecções. Um deles é uma infecção fúngica do pênis que pode causar erupção na pele e manchas brancas no pênis.
A pele e a cabeça do pênis também podem inflamar e causar dor. Em termos médicos, essa condição é chamada de balanite. A balanite pode causar dor e secreção fétida do pênis. Essa condição tende a ser mais comum em homens não circuncidados.
Além disso, os homens também podem experimentar um pênis torto, que em termos médicos é chamado de doença de Peyronie. A doença de Peyronie é um problema do pênis causado por tecido cicatricial, ou placa, que se acumula dentro do pênis.
Esta doença pode fazer com que o pênis se curve para cima ou para o lado. A maioria dos homens com a doença de Peyronie ainda pode fazer sexo. No entanto, pode ser muito difícil e doloroso.
Dicas fáceis para cuidar da saúde dos órgãos reprodutores masculinos
Cuidar do pênis não deve ser arbitrário. A razão é que os órgãos reprodutores masculinos são muito sensíveis, de modo que o tratamento incorreto pode causar vários problemas de saúde.
Bem, para evitar isso, aqui está um guia para cuidar dos órgãos reprodutivos masculinos que você pode fazer com facilidade e segurança.
1. Limpe o pênis da maneira certa
Limpar o pênis não é apenas lavá-lo com água. Existem várias etapas que você precisa prestar atenção para que a saúde do pênis possa ser mantida adequadamente, incluindo:
- Enxágue a área da base do pênis, incluindo os testículos e os pelos pubianos, com água limpa após urinar. Certifique-se de que a base dos testículos e do ânus também estejam limpos e sem odores. Depois disso, seque bem a área.
- Além de urinar, é aconselhável que você lave o pênis antes e depois da relação sexual ou depois de se masturbar.
- Evite borrifar pó, borrifar desodorante ou usar sabonetes perfumados, pois podem causar irritação na pele.
2. Escolha a roupa íntima certa
No mercado, existem muitas opções de roupas íntimas masculinas. Em geral, para manter a saúde dos órgãos reprodutivos masculinos como um todo, deve-se escolher roupas íntimas de algodão e não justas, como boxer .
Citado de um estudo publicado pela Sociedade Europeia de Reprodução Humana e Embriologia, o aumento da temperatura na área do pênis e do escroto não é bom para o esperma.
O aumento da temperatura devido ao uso de roupas íntimas apertadas pode afetar o nível de motilidade e a qualidade do esperma, incluindo sua capacidade de fertilizar um óvulo.
Além disso, o que não é menos importante para você prestar atenção é mantê-la sempre limpa, trocando regularmente a cueca todos os dias.
3. Faça sexo seguro
Um dos princípios para fazer sexo seguro é usar preservativo. Os preservativos são úteis para prevenir gravidezes indesejadas. Além disso, os preservativos também podem ajudá-lo a evitar o risco de doenças sexualmente transmissíveis.
Além disso, algumas dicas para comportamento sexual seguro para você prestar atenção, incluindo:
- Evite ter vários parceiros sexuais.
- Mantenha a limpeza dos órgãos íntimos, antes ou depois do sexo.
- Faça testes periódicos de doenças venéreas, bem como verifique a história sexual com um parceiro.
- Uso de anticoncepcionais, como preservativos e pílulas anticoncepcionais, para evitar gravidezes indesejadas.
4. Viva um estilo de vida saudável e equilibrado
O estado geral de saúde do corpo afetará o sistema reprodutor masculino. O primeiro passo que você pode dar é escolher uma dieta saudável e balanceada atendendo às necessidades de carboidratos, fibras, proteínas e gorduras.
Além disso, parar de fumar e limitar o consumo de álcool também pode melhorar as condições de saúde. Equilibre isso com exercícios regulares e descanso adequado.