A urina com sangue durante a gravidez é um sinal de um problema de saúde da mãe. A razão é que existem muitas mudanças pelas quais as mães passam, de modo que muitas queixas durante a gravidez são inevitáveis. Qual é a causa e como resolvê-la?
Causas de urina com sangue durante a gravidez
A urina com sangue durante a gravidez geralmente é causada por uma infecção do trato urinário (ITU). Esta infecção é uma doença inflamatória causada por bactérias no trato urinário.
As mulheres grávidas têm tendência a urinar com sangue quando estão de 6 a 24 semanas de gravidez. Essa condição também ocorre devido a alterações no trato urinário da futura mãe.
O útero, que está localizado acima da bexiga, aumenta gradualmente porque está cheio do feto. Conforme o útero cresce, o peso do útero aumenta e pode bloquear o trato urinário e, em seguida, aparecem infecções do trato urinário durante a gravidez.
Com base na pesquisa de Arquivos de ciência médica , 2 a 10% das mulheres grávidas apresentam infecções do trato urinário. Com tanta frequência, as mulheres grávidas apresentam infecções do trato urinário e essa condição infecciosa pode reaparecer em gestações subsequentes.
Os sintomas de infecção do trato urinário incluem:
- dor ou sensação de queimação ou desconforto ao urinar (anyang-anyangan),
- urinar com mais frequência,
- urina que sai misturada com sangue ou muco,
- dor e cãibras na parte inferior do abdômen,
- dor durante a relação sexual,
- Febre, suor e às vezes xixi na cama e
- Quando a bactéria se espalha para os rins, a mãe sente dores nas costas, calafrios, febre, náuseas e vômitos.
A urina com sangue durante a gravidez afeta a condição do feto
Algo ao qual você precisa prestar atenção, a condição da urina com sangue pode afetar a condição do feto se a mãe apresentar complicações. Isso ocorre se uma infecção do trato urinário que causa urina misturada com sangue não for tratada imediatamente.
As complicações de infecções do trato urinário em mulheres grávidas podem causar infecções renais ou, em termos médicos, chamadas de pielonefrite.
Citando a Academia Americana de Médicos de Família, a pielonefrite pode desencadear trabalho de parto prematuro e baixo peso ao nascer (BPN). No entanto, se a mãe consultar um médico rapidamente, geralmente uma ITU não prejudicará o feto.
Como tratar a urina com sangue durante a gravidez
Ao consultar um médico, as mulheres grávidas que apresentarem urina com sangue serão submetidas a exames laboratoriais.
Este exame é para ver os problemas que ocorrem em mulheres grávidas. Se aparecer sangue no início da micção, isso é sinal de um problema com a uretra (o tubo que leva a urina para fora do corpo).
Se aparecer sangue no final da micção, é sinal de sangramento no colo da bexiga. Enquanto isso, se o sangue continuar a sair durante a micção, isso indica uma doença do sistema urinário.
Se a mãe tiver infecção do trato urinário, o médico prescreverá antibióticos. Os médicos geralmente prescrevem antibióticos para as mães consumirem por um período máximo de cerca de 3-7 dias.
Não precisa se preocupar, os médicos prescrevem antibióticos que são seguros para mulheres grávidas. Os tipos de antibióticos seguros para mulheres grávidas são a minociclina ou a penicilina, como a ampicilina, a amoxicilina e a eritromicina.
Ligue para o seu médico se sentir essas condições depois de tomar o medicamento por 3 dias:
- febre,
- arrepio,
- dor na parte inferior do estômago,
- vômito nauseante,
- contrações também
- ainda tem uma sensação de queimação ao urinar.
Como prevenir sangramento na urina durante a gravidez
Urina com sangue certamente não é uma condição agradável. As mulheres grávidas podem prevenir o sangramento da urina durante a gravidez das seguintes maneiras.
- Beba bastante água para mulheres grávidas.
- Evite consumir alimentos processados, cafeína, álcool e açúcar.
- Tome suplementos ou alimentos que contenham vitamina C, beta-caroteno e o mineral zinco (zinco) para combater infecções.
- Não segure a urina e crie o hábito de urinar até que a bexiga esteja vazia.
- Urinar antes e depois da relação sexual.
- Após urinar, seque a vagina com uma toalha ou pano limpo.
- Limpe a vagina esfregando de frente para trás.
- Evite usar sabonete, creme anti-séptico ou perfume para a área feminina.
- Troque a cueca 2 a 3 vezes ao dia.
Se você se sentir entediado por ter que beber muita água, substitua-a por frutas que contenham água, como a melancia.
A urina com sangue durante a gravidez é uma condição que as mães podem prevenir e tratar. No entanto, é melhor evitar os gatilhos para infecções do trato urinário tomando medidas para prevenir infecções do trato urinário.