Em geral, as veias varicosas aparecem na superfície da pele nas pernas. No entanto, é possível que a doença que ocorre devido ao inchaço dessas veias seja vista em outras partes do corpo. Além de arruinar a aparência da sua pele, as veias varicosas também podem causar complicações se não forem tratadas adequadamente. Não se preocupe, aqui estão várias maneiras de prevenir as veias varicosas.
Como prevenir as veias varicosas de forma eficaz
Na verdade, não existe uma forma eficaz de prevenir o aparecimento de varizes na superfície da pele. No entanto, se você começar a mudar seu estilo de vida para melhor, provavelmente isso diminuirá a presença de veias varicosas. Veja como prevenir as veias varicosas.
1. Comece a se exercitar
Um tipo de exercício eficaz para prevenir as veias varicosas é caminhar. Além disso, fazer movimentos de ioga também pode ser sua consideração. As posturas recomendadas são parada de cabeça, postura de ombros ou pernas para cima.
Esses movimentos podem ajudar a alongar e tonificar os músculos das panturrilhas e isquiotibiais. Esses músculos podem ajudar a suavizar a circulação das veias. Em essência, esse método é muito benéfico para a nossa saúde, incluindo a prevenção do aparecimento de varizes.
2. Mude sua dieta
O sal ou os alimentos que contêm sódio fazem com que o corpo retenha água. Portanto, a redução de alimentos salgados e salgados pode minimizar essa situação. Portanto, substitua-o por potássio, pois pode ajudar a reduzir a retenção de água no corpo, como:
- amêndoas,
- batata,
- peixes, como atum ou salmão,
- vegetais e
- nozes.
Há um motivo pelo qual você precisa reduzir o consumo de alimentos com alto teor de sal para prevenir as veias varicosas. Quando o teor de sal é alto e o corpo retém água, o peso aumenta.
Pessoas com sobrepeso têm maior tendência a desenvolver varizes rapidamente. Seria bom se você começar a mudar sua dieta para ser mais saudável, para que assim possa prevenir o aparecimento de varizes. Além dos alimentos salgados, reduza também os alimentos com alto teor de gordura, pois esses tipos de alimentos tendem a facilitar o ganho de peso.
3. Evite sentar e ficar em pé por longos períodos de tempo
Sentar ou ficar em pé por longos períodos também pode causar varizes. Isso ocorre porque as duas posições podem dificultar a circulação do sangue nas pernas, fazendo com que a pressão nos vasos sanguíneos seja aumentada. Essa condição faz com que o sangue coagule dos tornozelos até as panturrilhas e os torna inchados e doloridos.
Portanto, descanse as pernas esticando-as ou apenas movendo as pernas, para facilitar os vasos sanguíneos.
4. Mude a posição de dormir
Normalmente, as pessoas que costumam ser afetadas por varizes são mulheres grávidas. Uma forma de prevenir o desenvolvimento de veias varicosas na pele durante a gravidez é mudar a posição de dormir das mulheres grávidas. Tente dormir do seu lado esquerdo.
Essa posição de dormir pode reduzir a pressão sobre o útero dilatado e facilitar a circulação das veias na pelve da mulher grávida.
5. Pare de fumar
Uma das causas das veias varicosas em nosso corpo é o tabagismo, de acordo com um estudo de 2014 publicado na revista. Circulação. O conteúdo nocivo dos cigarros pode tornar os vasos sanguíneos mais rígidos e estreitos, de modo que não se tornam mais elásticos. Portanto, se você fizer isso dessa forma, provavelmente impedirá o crescimento mais rápido das veias varicosas.
6. Evite usar roupas justas e saltos altos
Usar roupas apertadas pode bloquear o fluxo sanguíneo no corpo. Se usarmos roupas mais folgadas, a circulação sanguínea provavelmente será mais uniforme na parte inferior do corpo.
Além disso, o uso de salto alto também pode pesar nos calcanhares, de forma que o fluxo sanguíneo é bloqueado. Portanto, é melhor usar sapatos com salto baixo para facilitar a circulação sanguínea.
Com o tempo, as válvulas venosas enfraquecem, piorando as veias varicosas. Partindo dos fatores de idade, sexo e história familiar também apóiam o surgimento de veias varicosas. No entanto, ao seguir esses métodos regularmente, você pode manter sua pressão arterial, evitando que as veias varicosas apareçam na pele mais rapidamente.
7. Mergulhe os pés em água morna
As veias varicosas estão intimamente relacionadas à má circulação sanguínea. Se você ficar em pé ou sentado o dia todo, ocasionalmente mergulhar os pés em água morna pode realmente trazer benefícios.
A temperatura quente da água pode reduzir a rigidez dos músculos das pernas. Além disso, ajuda a suavizar a circulação sanguínea que estava ruim. Dessa forma, o risco de veias varicosas pode ser reduzido indiretamente.