A febre pode ser um sinal de gravidez?

O corpo fica um pouco quente ou a febre é uma condição comum experimentada por muitas pessoas. A febre também pode ser um sinal de gravidez. Confira a seguinte explicação.

A febre pode ser um dos primeiros sinais da gravidez

O corpo fica um pouco quente ou a febre é um dos sinais comuns que também aparecem no início da gravidez.

São as mudanças corporais durante a gravidez que causam sintomas semelhantes aos da febre. Além da febre, vários outros sintomas que geralmente acompanham também aparecem.

Durante a gravidez, a mulher pode ser mais suscetível a infecções, como resfriados e gripes. A gravidez que ocorre pode enfraquecer o sistema imunológico.

Isso é para garantir que o corpo não lute contra o desenvolvimento do feto.

As alterações que ocorrem no início da gravidez são o sistema respiratório. Essas alterações tornam a pessoa mais suscetível a resfriados e gripes, além de febre.

Se você suspeitar que o aparecimento de febre é um sinal de gravidez, é uma boa ideia visitar seu médico para obter a melhor solução.

Por que isso acontece?

Quando uma mulher está grávida, o volume de sangue de seu corpo aumenta. Normalmente, o aumento do volume sanguíneo ocorre quando uma pessoa entra nas 6 semanas de gestação.

Este aumento do volume sanguíneo faz com que o corpo se sinta mais quente. É por isso que a febre costuma ser um dos primeiros sinais mais comuns de gravidez.

Durante a 16ª semana de gravidez, o fluxo de plasma sanguíneo para os rins também aumenta em 75 por cento e continua a aumentar até que a gravidez atinja o termo.

Esse fluxo sanguíneo extra faz com que o metabolismo também aumente, criando assim mais calor corporal.

É por isso que uma mulher grávida tende a ter febre ou sentir calor durante a gravidez.

O aumento da quantidade de sangue na gestante serve para que a formação da placenta se desenvolva perfeitamente. Isso é muito importante para garantir o suprimento de sangue ao feto e fornecer-lhe nutrição.

Além de aumentar o volume sanguíneo, o corpo passa por muitas outras mudanças durante a gravidez.

Os níveis hormonais flutuam, o útero se expande para dar espaço para o bebê em crescimento e um órgão inteiramente novo, a placenta, cresce para sustentar o feto.

Esses sintomas são alguns dos primeiros sinais que geralmente aparecem durante a gravidez, incluindo febre.

Mesmo assim, nem todas as gestantes apresentam esses sintomas. Alguns deles até não apresentam sintomas.

Além da febre, estes são alguns outros sinais de gravidez

O corpo passa por muitas mudanças durante a gravidez. Assim que a pessoa engravida, o corpo começa a se preparar para os próximos meses.

Os sintomas que aparecem também variam, embora nem todas as mulheres grávidas os sintam. Na verdade, alguns deles não apresentam nenhum sintoma.

Além da febre, alguns sinais comuns de gravidez incluem:

  • Menstruação tardia. Um dos primeiros e mais comuns sinais de gravidez é a falta de menstruação. No entanto, isso não significa que se alguém está menstruado atrasado, ele deve estar grávida.
  • Aparecem manchas. Pode ocorrer sangramento leve quando o óvulo se fixa ao útero. Este líquido é geralmente rosa pálido ou marrom.
  • Dor de cabeça e tontura. Além da febre, dores de cabeça e tonturas também são sinais comuns de gravidez. O aumento do fluxo sanguíneo e as alterações hormonais podem causar dores de cabeça, tonturas e até desmaios.
  • Dor no peito. Seios sensíveis e inchados podem ocorrer devido a alterações hormonais. Os mamilos podem parecer inchados e os seios podem coçar, ficar pesados ​​e cheios.
  • Nausea e vomito. Náuseas e vômitos no início da gravidez são conhecidos como enjoos matinais, embora os sintomas possam surgir a qualquer momento.
  • Fadiga. A sensação de cansaço é o sintoma mais comum da gravidez, especialmente no primeiro trimestre. Isso ocorre devido a alterações hormonais.
  • Micção frequente. No início da gravidez, a micção frequente ocorre devido à liberação do hormônio hCG. Esse hormônio aumenta o fluxo sanguíneo para a região pélvica.
  • Ânsia. Uma mulher grávida pode começar a sentir desejo por certos alimentos, ter aversão a outros ou tornar-se mais sensível a certos cheiros.
  • Mudanças de humor. Mudanças hormonais podem causar alterações de humor e a pessoa pode se sentir muito feliz em um momento, mas triste no outro.
  • Hemorragias nasais e gengivas sangrando. O aumento do fluxo sanguíneo durante a gravidez pode causar esses sintomas.
  • Congestão nasal. Os vasos sanguíneos nas passagens nasais podem se expandir no início da gravidez, causando nariz entupido. Essa condição também pode ser acompanhada por um resfriado ou gripe.

A maneira certa de saber se você está grávida

Você pode se atrasar para a menstruação, ter febre, náuseas, vômitos e alguns outros sinais de gravidez. No entanto, em vez de adivinhar, é melhor confirmar sua condição da seguinte maneira.

Teste de gravidez

Uma forma considerada bastante precisa de confirmar sua gravidez é fazendo um teste.

A maioria dos kits de teste de gravidez afirma ter até 99% de precisão, embora isso ainda dependa de muitos fatores, incluindo se você seguiu as instruções ou quando fez o teste.

À medida que a gravidez começa a ocorrer, o nível do hormônio hCG começa a aumentar. Fazer o teste muito cedo pode resultar em resultados imprecisos, porque o hormônio hCG não foi detectado.

Para aumentar a precisão do teste de gravidez, espere até o atraso da menstruação.

Vá ao médico

Ir ao médico pode ter certeza de que quaisquer sinais de gravidez que você sente, como febre, náuseas, vômitos, são realmente sinais de que a gravidez ocorreu.

O médico fará um ultrassom para confirmar sua condição.

Embora a febre seja um dos sinais comuns experimentados por mulheres grávidas, isso não significa que a febre durante a gravidez seja normal e não deva ser relatada.

Relate qualquer condição que você sinta ao seu médico, especialmente se você tiver uma febre de 38 graus Celsius ou mais.

Pode ser que a febre que ocorre seja um sintoma de outra doença. A febre durante a gravidez pode prejudicar o feto.

Por isso é muito importante consultar um médico sobre o tratamento adequado.