Mesoterapia, tratamento francês que pode fazer você parecer mais jovem?

A proliferação de vários tratamentos de beleza que existem hoje torna mais fácil para nós mimar e cuidar de nosso corpo. Bem, ultimamente há um tipo de cuidado com a pele que está sendo discutido, ou seja, a mesoterapia. Como é esse tratamento?

O que é mesoterapia?

A mesoterapia é um tratamento de beleza não cirúrgico originado na França. Esse tratamento tem como objetivo enrijecer a pele e remover o excesso de gordura na região desejada do corpo.

A mesoterapia é realizada por meio da injeção de um fluido que consiste em uma combinação de certas substâncias por meio de uma agulha fina no tecido adiposo subcutâneo na área selecionada.

As substâncias utilizadas neste tratamento podem variar, dependendo dos ingredientes que foram preparados pelo terapeuta e sua finalidade. Geralmente, os fluidos consistem em vitaminas, extratos de plantas, enzimas, hormônios e drogas como vasodilatadores e AINEs.

Mas, geralmente, as duas substâncias mais comuns usadas para tratar a celulite e a perda de gordura são a lecitina e o isoproterenol.

A lecitina é um composto encontrado na bile humana e necessário para a digestão da gordura dietética, enquanto o isoproterenol é um agente lipolítico que desencadeia uma reação química no corpo para quebrar as células de gordura.

Como está indo o processo de tratamento?

Antes de injetar uma mistura de substâncias, o médico pode dar um anestésico aplicando-o na pele.

Em seguida, o médico começará a administrar as injeções usando uma agulha curta especial. Esta agulha é acoplada a uma máquina mecânica para que possa aplicar várias injeções em sucessão.

Essas injeções podem ser aplicadas no rosto, couro cabeludo, pescoço, tórax, mãos ou áreas com estrias, dependendo da área que você deseja atingir. O terapeuta injeta essa substância em diferentes profundidades, de 1 a 4 milímetros na pele.

Além disso, existe também um tipo de mesoterapia com nova tecnologia sem o uso de agulhas, mas utilizando uma máquina de eletroporose que pode abrir os poros da pele. Posteriormente, os ingredientes líquidos dos ingredientes ativos entrarão nas camadas da pele através dos poros abertos.

Você não precisa fazer preparações especiais antes de se submeter a esta terapia. No entanto, você deve evitar tomar analgésicos como aspirina ou outros tipos na semana anterior.

Essa recomendação é importante porque os analgésicos podem aumentar o risco de sangramento ou lesão durante a mesoterapia.

A mesoterapia geralmente requer de 3 a 15 sessões de tratamento, com intervalo de duas semanas em relação ao tratamento anterior.

Os tratamentos de mesoterapia são eficazes?

Fonte: Andrea Catton Laser Clinic

O objetivo principal da mesoterapia era, na verdade, tratar doenças. Com o tempo, esse procedimento é mais amplamente utilizado para fins estéticos e tratamentos de beleza, como:

  • rejuvenescendo e endurecendo a pele,
  • remova o excesso de gordura no rosto, braços, estômago, coxas, nádegas, quadris e pernas,
  • desbotam as rugas e linhas finas do rosto,
  • desbotamento da pigmentação da pele, como manchas pretas e manchas marrons,
  • superar a celulite, bem como
  • tratar a calvície de cabelo (alopecia areata).

Infelizmente, até agora não houve nenhuma pesquisa que possa realmente provar os benefícios e a segurança dos procedimentos de mesoterapia para a beleza.

Um estudo publicado no International Journal of Dermatology relatou que a mesoterapia não produziu mudanças perceptíveis no desbotamento das rugas e linhas finas nos rostos de pessoas que tratavam rotineiramente por 6 meses consecutivos.

Existe risco de efeitos colaterais?

A mesoterapia foi originalmente concebida como um tratamento médico. Portanto, na verdade, esse procedimento não é muito diferente de outras terapias de saúde que também apresentam o risco de efeitos colaterais.

Vários riscos possíveis de efeitos colaterais que podem surgir são:

  • Nauseante.
  • Dor ou desconforto na área do corpo que foi injetada.
  • Inchaço em algumas partes do corpo após a terapia.
  • Comichão, erupção cutânea e vermelhidão aparecem na pele no local da injeção.
  • A pele no local da injeção parece um pouco machucada e inchada.
  • Cicatrizes aparecem.

Portanto, é uma boa ideia discutir com um dermatologista primeiro para considerar os riscos e benefícios antes de marcar uma consulta terapêutica.