5 Benefícios da Canela (Canela) no Setor Saúde: Usos, Efeitos Colaterais, Interações |

Os benefícios da canela como tempero para cozinhar são conhecidos há muito tempo. A canela é uma especiaria extraída da casca do gênero. Cinnamomum que está incluída na maior commodity de exportação da Indonésia.

No entanto, não é apenas usado como uma mistura de alimentos e bebidas, esse tempero também é usado nas indústrias farmacêutica e cosmética porque está comprovado que tem vários benefícios para a saúde. Uma espécie de canela que tem um papel importante na saúde é a canela nativa da Indonésia, a saber Cinnamomum burmannii , que também se acredita ser útil para prevenir náuseas, reduzir espasmos musculares, expelir gases e prevenir infecções.

No mundo da saúde humana, a canela tem vários papéis bastante importantes, incluindo como antioxidante e antimicrobiana ao lidar diretamente com oxidantes ou micróbios, bem como atuar como antiinflamatória, anticâncer e antidiabética indiretamente por meio de mecanismos mediados por receptor. O papel da canela na saúde é apoiado pelos ingredientes ativos encontrados nos óleos essenciais da madeira, incluindo: cinamaldeído , acetato de cinamila, e álcool cinamílico .

Benefícios da canela para a saúde

1. Anti-coagulação do sangue

O conteúdo de ingredientes ativos na canela, cinamaldeído , foi estudado para ter um efeito nas plaquetas sanguíneas, nomeadamente a parte do sangue que desempenha um papel no processo de coagulação do sangue no momento da lesão. No entanto, sob certas condições, as plaquetas também têm tendência a coagular o sangue em circunstâncias normais. Além de inibir o fluxo sanguíneo, os coágulos sanguíneos na circulação sanguínea pelas plaquetas afetam o processo de transporte de oxigênio e nutrientes para todas as células do corpo e aumentam a pressão arterial.

cinnaldeído A canela pode ajudar a prevenir coágulos sanguíneos quando eles não são desejados, inibindo a liberação de ácidos graxos araquidônicos das plaquetas e reduzindo a formação de moléculas. tromboxano A2 de plaquetas . Isso também foi comprovado por meio de pesquisas realizadas por uma equipe da Universidade de Chiba, no Japão.

2. Aumentar a sensibilidade ao hormônio insulina

O teor de cromo e polifenóis na canela tem demonstrado aumentar a sensibilidade ao hormônio insulina, visto que esses compostos têm efeitos semelhantes à sinalização da insulina e controle da glicose. Quanto maior a sensibilidade à insulina no corpo de uma pessoa, menos insulina essa pessoa precisa para estabilizar o açúcar no sangue. Com o aumento da sensibilidade ao hormônio insulina, o risco de hipertensão, diabetes tipo 2 e colesterol pode ser minimizado.

3. Papel nas doenças neurodegenerativas

A morte neurodegenerativa ou de células nervosas é um gatilho para várias doenças neurológicas, como doença de Alzheimer, doença de Parkinson, doença de Huntington e semelhantes. Essas doenças neurodegenerativas estão associadas a danos às células nervosas e afetam o controle do movimento, o processamento das informações sensoriais e a recuperação da memória.

Há muito se acredita que os benefícios da canela na terapia de doenças neurodegenerativas, uma das quais é a doença de Alzheimer. Composto cinamaldeído e epicatequina contido na canela é capaz de prevenir o acúmulo da proteína tau (τ) no cérebro. Foi demonstrado que estes compostos evitam a ocorrência de coagulação e podem prevenir a doença de Alzheimer.

4. Antioxidante

Dentre as especiarias existentes, a canela demonstrou ter alta atividade antioxidante. A canela contém antioxidantes, um dos quais são os polifenóis ( ácidos hidroxicinâmicos ), que pode proteger o corpo dos danos oxidativos causados ​​pelos radicais livres. Os polifenóis na canela também podem ser úteis para manter e manter a saúde humana, incluindo proteger a pele da radiação UV, reduzir os sinais de envelhecimento, reduzir a inflamação, manter a saúde do cérebro e proteger contra a demência, manter o coração e o sistema de vasos sanguíneos e inibir a inflamação tumor e crescimento de células cancerosas.

Os antioxidantes dos alimentos são uma das coisas necessárias aos humanos hoje, especialmente aqueles que têm que lidar com a poluição nas grandes cidades, para manter a saúde, e consumir canela com moderação é uma solução para esse problema.

5. Antimicrobiano

A canela tem a capacidade de impedir o crescimento de bactérias e fungos Candida . Candida é um microrganismo causador de infecções que pode ser encontrado na boca, intestinos e vagina, causando doenças na pele e nas membranas mucosas. Infecção Candida no interior do corpo pode ser reduzido ou mesmo interrompido com o consumo de canela. Esta função é apoiada por conteúdo cinamaldeído contido em óleo de canela.

Além de tratar infecções causadas por fungos Candida Outro benefício da canela é que pode tratar a síndrome do intestino irritável (SII) causada por gastroenterite bacteriana.