Dos tumultos de maio de 98, a demonstração #BlackLivesMatter nos Estados Unidos há algum tempo, ao movimento contra o Projeto de Lei do Código Criminal que ainda está em andamento, o gás lacrimogêneo é frequentemente usado para controlar e dispersar multidões. Infelizmente, o uso desse gás ainda é motivo de controvérsia - principalmente porque seu uso está oficialmente proibido em zonas de guerra, mas tem permissão para controlar massas de civis. Portanto, o que você deve fazer imediatamente para se antecipar se for pego em uma situação como essa?
O que é gás lacrimogêneo?
O gás lacrimogêneo foi usado pela primeira vez na Primeira Guerra Mundial pela França e Alemanha como arma química. Com o tempo, o gás lacrimogêneo foi usado pela polícia como controle de distúrbios.
Existem três tipos de gás lacrimogêneo que são comumente usados, tanto por indivíduos quanto pelas forças de segurança:
- CS (clorobenzilidenomalononitrila), que começou a ser desenvolvido como uma arma para domar motins desde o final dos anos 1950.
- CN (cloroacetofenona) - frequentemente vendido como Mace
- Spray de pimenta - feito de capsaicina misturada com um agente 'dissolvente', como óleo de milho ou óleo vegetal. O spray de pimenta é comumente usado como uma arma de autodefesa pessoal.
O que é gás lacrimogêneo?
Apesar do nome, o gás lacrimogêneo não é realmente um gás composto de um produto químico específico. Existem muitos compostos diferentes nele que eram originalmente sólidos.
Uma lata de gás lacrimogêneo contém:
- Carvão: feito de madeira aquecida a carbono puro. Quando o pino / granada da lata é puxado, o pavio vai acender as brasas. Quando combinado com nitrato de potássio, o carvão é inflamável.
- Nitrato de potássio: O nitrato de potássio libera uma grande quantidade de oxigênio quando o pavio é removido, o que acenderá ainda mais a chama do carvão.
- Silicone: Enquanto o carvão e o nitrato de potássio estão queimando, o silício elementar é convertido em pó de microvidro superaquecido (a 1371º Celsius) que é então misturado com outros compostos na lata.
- Sacarose: A sacarose é o açúcar, que é o combustível para incêndios. O açúcar derrete a uma temperatura de 185º Celsius, o que ajuda a evaporar outros compostos químicos nele. O agente oxidante ajudará a manter a queima.
- Cloreto de potássio: O clorato de potássio é um agente oxidante. Quando aquecido, o clorato de potássio libera uma quantidade enorme de oxigênio puro. O clorato de potássio também se decompõe em cloreto de potássio, que produz a fumaça das granadas.
- Carbonato de Magnésio: Carbonato de magnésio, comumente encontrado em laxantes, extintores de incêndio e cal de piscina, serve para manter os níveis de pH dos gases lacrimogêneos ligeiramente alcalinos; Neutraliza todos os compostos ácidos causados por impurezas químicas ou umidade. Quando aquecidos, esses compostos liberam dióxido de carbono, que ajuda a espalhar o gás lacrimogêneo por uma faixa mais ampla.
- O-clorobenzalmalononitrila: O-clorobenzalmalononitrila é um agente produtor de lágrimas. Este composto também produz uma sensação de queimação no nariz, garganta e pele. Pelo menos 4 miligramas de O-clorobenzalmalononitrila por metro cúbico é poderoso o suficiente para dispersar multidões. O O-clorobenzalmalononitrila pode ser letal quando a dose atinge 25 mg / m².
Quando usados como uma arma para domar em massa, todos esses compostos se misturam com solventes e se transformam em gases que perturbam os nervos sensoriais do corpo.
Quais são os efeitos da exposição ao gás lacrimogêneo?
O gás lacrimogêneo geralmente não é letal, mas alguns de seus agentes são tóxicos e podem causar inflamação da pele, das membranas mucosas dos olhos, nariz, boca e pulmões. Os efeitos do spray de gás podem geralmente começar a ser sentidos 30 segundos após o primeiro contato.
Os sintomas incluem sensação de queimação nos olhos, produção excessiva de lágrimas, visão turva, dificuldade em respirar, dor no peito, salivação excessiva, irritação da pele, espirros, tosse, coriza, sensação de asfixia na garganta, desorientação e mudanças emocionais drásticas (confusão, pânico). e raiva intensa). Aqueles que estão fortemente contaminados também podem sofrer de vômitos e diarreia.
Os efeitos da desorientação e confusão podem não ser completamente psicológicos. Em alguns casos, o solvente usado para preparar o gás pode desencadear alterações na função cerebral que causam reações psicológicas negativas e pode ser mais tóxico do que o próprio agente produtor de lágrimas.
Como se proteger da exposição ao gás lacrimogêneo?
Se você sentir que pode estar preso em uma situação vulnerável, usando óculos de proteção é a maior proteção que você pode ter. você pode usar óculos de natação se óculos de proteção química especiais não estiverem disponíveis.
Você também pode evitar o risco de falta de ar ao inalar gases, Molhar uma bandana ou toalha pequena em suco de limão ou vinagree guarde em um saco plástico. Você pode respirar através do pano acidificado por alguns minutos para ter um tempo extra de fuga.
A granada de gás lacrimogêneo vai cuspir um recipiente de metal que vai liberar o gás no ar. O recipiente está quente, por isso não toque nele. Não pegue os botijões de gás lacrimogêneo que estão na rua, pois eles podem explodir a qualquer momento e causar ferimentos.
O que fazer se recebermos gás lacrimogêneo?
O gás lacrimogêneo é liberado na forma de uma granada ou lata de aerossol que é fixada na ponta de uma pistola de gás e disparada com uma cápsula vazia para que a mistura dessas substâncias seja dispersa no ar. Portanto, você pode ouvir um tiro alto quando o gatilho do gás lacrimogêneo é liberado. Não entre em pânico pensando que foi baleado por pólvora.
O melhor curso de ação para lidar com isso é manter a calma e tomar um pouco de ar fresco. Olhe para cima imediatamente ao ouvir tiros e evite ficar na mesma linha da granada. Saia da multidão e encontre um lugar seguro com boa circulação de ar. Vá na direção do vento ou vá para um terreno mais alto.
Depois de escapar para um lugar seguro, os efeitos do gás diminuirão por conta própria em cerca de 10 minutos. Se você usa lentes de contato, remova-as imediatamente. Lave imediatamente os olhos e o rosto com solução salina estéril ou água limpa até que os sintomas de irritação diminuam. De outra forma, lave todo o corpo com leite. O leite é uma forma de neutralizar os efeitos do gás lacrimogêneo, que parece aliviar a dor.
Se você não estiver usando óculos de proteção, óculos de natação ou máscara de gás, cubra o rosto com a parte interna da camisa. Dessa forma, você pode ganhar algum tempo para conseguir um pouco de ar que não está contaminado com gás. Mas se suas roupas foram muito borrifadas, esse método será inútil. Tire a roupa imediatamente para que a exposição ao gás não irrite mais a pele. A pele exposta a gases deve ser lavada com água e sabão. A pele que apresenta sintomas de queimaduras pode ser enfaixada.
Se a inalação de gases dificultar a respiração, obtenha oxigênio suplementar. Em alguns casos, dificuldade em respirar devido ao gás lacrimogêneo também pode ser tratada rapidamente pela inalação de um inalador para asma (medicamento inalado).