Quando os lábios ou o interior da boca ficarem doloridos, você suspeitará imediatamente que é sapinho. Mas cuidado, essa condição também pode ser sintoma de herpes, sabe. Sim, as aftas e o herpes na boca tendem a ser semelhantes porque os dois ficam doloridos. Então, como distinguir os dois? Confira as seguintes informações.
Diferenças nos sintomas de candidíase e herpes na boca
O aparecimento de pequenas bolhas brancas na boca é doloroso e incômodo. Antes de tratá-la, certifique-se primeiro se essas bolhas são realmente candidíase ou são sintomas de herpes oral.
Para não se confundir, aqui estão as diferenças entre os dois que você pode facilmente observar.
1. Causas de bolhas
O sapinho e o herpes têm diferentes causas. Citado do WebMD, os especialistas em saúde não sabem a causa exata das aftas. Mas, geralmente, isso acontece como resultado de morder acidentalmente a língua ou os lábios enquanto mastiga os alimentos.
As aftas também podem aparecer após a ingestão de alimentos com sabor azedo, como limão, laranja, abacaxi, tomate, maçã ou morango. Na verdade, se você estiver usando aparelho ortodôntico ou dentadura, as aftas freqüentemente aparecem.
Ao contrário do tordo normal, o herpes na boca ou herpes oral é causado pelo vírus herpes simplex 1 (HSV-1). Essa condição pode piorar se você estiver estressado, geralmente exposto ao sol, cansado ou com outras infecções, como resfriados. Quanto mais vulnerável for o sistema imunológico do corpo, mais suscetível você é às aftas do herpes.
2. Sintomas
A diferença entre aftas e herpes na boca pode ser observada nos sintomas. Embora ambos causem bolhas na boca, verifica-se que existem sintomas distintos que os distinguem.
Os sinais de que você tem sapinhos incluem:
- Há uma sensação de formigamento ou queimação antes que as aftas apareçam
- Bolhas pequenas, redondas e brancas cercadas por uma linha avermelhada e rasas
- Muitas vezes aparece no céu da boca, dentro das bochechas ou na superfície da língua
- Dói a ponto de te deixar com preguiça de comer ou apenas falar
Enquanto isso, os sintomas do herpes oral também parecem pequenas bolhas. A diferença é que essas bolhas estão cheias de fluido e podem estourar quando arranhadas. Ao contrário do tordo comum, as feridas do herpes geralmente aparecem sob o nariz, nos cantos dos lábios ou sob o queixo.
3. Contágio
Você também pode observar a diferença entre sapinhos e herpes na transmissão. Como você provavelmente já sabe, o sapinho comum na língua ou na boca não é contagioso. O motivo é que essa condição não é causada por vírus ou bactérias que podem passar de uma pessoa para outra.
Por outro lado, o sapinho devido ao herpes é muito contagioso, mesmo quando os sintomas ainda não apareceram. Assim que o vírus HSV-1 entra no corpo, ele entra no sistema nervoso e permanece lá até que ocorra um gatilho.
Quando você passa por estresse ou fadiga, o vírus HSV-1 começa a se mover ativamente e infectar a boca. Com o tempo, aparecem pequenas bolhas e outros sintomas de herpes oral.
Como o herpes oral é contagioso, é melhor evitar compartilhar canudinhos, xícaras, batom ou protetor labial com outras pessoas. Isso evita que sua família ou pessoas próximas contraiam a mesma doença.
4. Período de cura
Bem, quando se trata de tratamento, sapinhos e herpes também são muito diferentes. Normalmente, as bolhas do sapinho estouram e cicatrizam por conta própria em 3-7 dias.
Os sintomas de herpes na boca também podem desaparecer por conta própria, como o sapinho comum. A diferença é que o período de cicatrização tende a ser cerca de 7 a 10 dias a mais.
5. Como tratar
Como as causas e os sintomas são diferentes, o tratamento para candidíase e herpes também é diferente. Na verdade, as aftas curam por si mesmas, sem a necessidade de medicamentos especiais. Se quiser experimentar um método mais natural, você pode gargarejar com água salgada para ajudar a aliviar a dor.
No entanto, se a afta não desaparecer, você pode tomar paracetamol ou usar benzocaína, que é aplicada na área da afta. Evite tomar ibuprofeno ou outros antiinflamatórios não esteróides (AINEs), pois eles podem piorar as aftas em algumas pessoas.
Se você tem herpes oral, existem vários medicamentos sem receita que você pode usar. Por exemplo, os cremes ou pomadas antivirais são eficazes no tratamento da dor e na aceleração da cicatrização do herpes na boca.