Você já ouviu o termo calendário KB? O sistema de calendário KB ou método de ritmo de data é uma forma de contracepção natural para prevenir a gravidez sem o risco de efeitos colaterais. No entanto, a contracepção por calendário é uma forma eficaz de não engravidar? Confira a seguinte explicação.
O que é o calendário KB?
O calendário ou data do sistema de planejamento familiar é uma forma de contracepção natural. Este método se baseia no registro de seu ciclo menstrual para prever seu período fértil.
Se você está planejando uma gravidez, pode usar o sistema de calendário de planejamento familiar para determinar o melhor dia ou data para fazer sexo.
E vice-versa, você pode usar o controle de natalidade do sistema de calendário como uma forma natural de prevenir a gravidez.
No método do calendário, você deve rastrear seu histórico menstrual para prever quando ovular (liberar um óvulo).
Portanto, os calendários de planejamento familiar exigem diligência e registro cuidadoso para que os resultados sejam precisos.
Lembrar! O planejamento familiar com este sistema de calendário só pode prevenir a gravidez.
Este método de contracepção não protege você e seu parceiro da possibilidade de transmissão de doenças sexualmente ou venéreas se você não usar preservativo.
Preparação antes de usar o calendário KB
Antes de usar o sistema de calendário ou data de controle de natalidade, há algumas informações que precisam ser transmitidas ao médico para determinar se esse método é adequado para suas necessidades e condições.
As informações que você deve informar ao seu médico antes de usar o calendário anticoncepcional são as seguintes:
- Quando você acabou de menstruar.
- Se você acabou de dar à luz
- Recentemente, parei de usar anticoncepcionais hormonais, como pílulas anticoncepcionais
- Amamentação
- Está se aproximando da menopausa
- Tem um ciclo menstrual irregular
Se o seu médico ou parteira declarou que este sistema de calendário (data) de planejamento familiar pode ser uma forma eficaz de ajudar a atrasar a gravidez, você pode começar a fazer o planejamento familiar.
Compreender o uso do calendário KB
Se você deseja usar o controle de natalidade com calendário como uma forma natural de prevenir a gravidez, você deve pelo menos entender o que acontece com seu corpo durante o ciclo menstrual.
Isso pode ajudá-lo a entender o uso do sistema de calendário KB.
O ciclo menstrual é o ciclo hormonal mensal que o corpo atravessa para se preparar para a gravidez.
Este ciclo é calculado a partir do primeiro dia da menstruação até o primeiro dia da próxima menstruação.
Normalmente, o ciclo menstrual é dividido em três fases, a saber:
- Infertilidade pré-ovulatória (período inicial de infertilidade), ou seja, o primeiro dia do seu ciclo menstrual mensal normal é o primeiro dia do seu período de infertilidade.
- Período fértil (ovulação).
- Infertilidade pós-ovulatória, que é a condição de não ser fértil por vários dias antes do início da próxima menstruação).
Processo de ovulação
A ovulação ocorre quando um óvulo é liberado do ovário para que possa ser fertilizado pelo espermatozóide como um processo inicial da gravidez.
O período de ovulação geralmente ocorre uma vez por mês ou cerca de 14 dias após o primeiro dia da menstruação.
A mulher tem maior probabilidade de engravidar se fizer sexo sem contracepção nos 3 dias anteriores à ovulação.
Isso ocorre porque o esperma já está no lugar e pronto para fertilizar o óvulo assim que ele for liberado.
O esperma de um homem pode sobreviver por 3-5 dias nos órgãos reprodutivos femininos, mas o óvulo de uma mulher só pode viver por 12-24 horas após a ovulação.
Portanto, se o espermatozóide permanecer em seu trato reprodutivo enquanto espera a queda de um novo óvulo, suas chances de engravidar ainda estão lá.
Na verdade, você ainda corre o risco de engravidar se fizer sexo alguns dias antes do período de ovulação.
O período de tempo que os espermatozoides podem sobreviver nos órgãos reprodutivos femininos é influenciado por várias coisas, tais como:
- Características do espermatozóide parceiro
- Frequência de ejaculação durante o período fértil
A duração da ovulação depende da duração do seu ciclo menstrual. Enquanto seu ciclo menstrual é controlado por hormônios no corpo.
Como já mencionado, o período de expiração dos espermatozoides no corpo é de cerca de 5 dias após a ejaculação.
Portanto, as mulheres são consideradas em seu período mais fértil quando:
- 5 dias antes da ovulação
- Durante o dia da ovulação
- 12-24 horas após a ovulação
O planejamento familiar por calendário ou data é usado para determinar o melhor dia para ter ou evitar relações sexuais.
Normalmente, as mulheres optam por usar este contraceptivo se tiverem um determinado histórico médico ou por razões de crença.
Como fazer sistema de calendário KB
Se você já entende como funciona o sistema de contracepção de calendário, agora é a hora de entender como usar o sistema de calendário como método anticoncepcional.
Veja como usar e calcular o calendário KB:
1. Registre seu ciclo menstrual
Para ter sucesso em não engravidar enquanto faz um controle de natalidade com calendário, você deve registrar cuidadosamente seus ciclos menstruais por pelo menos 6 meses consecutivos.
Certifique-se de que marcou o primeiro dia do seu ciclo menstrual. O primeiro dia do seu ciclo menstrual é o dia da sua primeira menstruação.
Em seguida, marque também o primeiro dia dos ciclos seguintes. Conte o número de dias entre o primeiro e o segundo ciclo menstrual.
2. Determine a duração do seu ciclo menstrual mais curto
Depois de obter o número de dias entre 2 ciclos, determine qual é o dia mais curto em seus 6 ciclos menstruais.
Em seguida, subtraia o número do seu ciclo mais curto por 18 para obter o seu primeiro dia fértil.
Por exemplo, seu ciclo mais curto é de 26 dias. Portanto, 26 dias menos 18, que é 8.
Neste exemplo, o primeiro dia do seu ciclo é o primeiro dia de sangramento menstrual e o dia 8 é o primeiro dia do seu primeiro período fértil.
3. Determine a duração do seu ciclo menstrual mais longo
Subtraia 11 do número do seu ciclo mais longo para obter o último dia fértil do seu ciclo.
Por exemplo, seu ciclo mais longo é de 32 dias. Portanto, 32 dias menos 11 é igual a 21 dias.
Neste exemplo, o primeiro dia do seu ciclo é o primeiro dia de sangramento menstrual e o dia 21 é o último dia do seu período fértil.
4. Planeje a hora certa para fazer sexo
Se você usa o sistema de calendário anticoncepcional para evitar engravidar, deve evitar fazer sexo desprotegido durante o período fértil.
Por outro lado, se você está planejando uma gravidez, faça sexo durante o período fértil.
5. Sempre registre seus cálculos todos os meses
Continue a registrar a duração do ciclo menstrual como forma de calcular e determinar o período fértil se quiser usar o sistema de calendário KB.
Lembre-se de que muitos fatores, incluindo medicamentos, estresse e doenças, podem afetar o momento da ovulação.
Usar o método do calendário para prever a ovulação pode ser impreciso, especialmente se o seu ciclo menstrual for irregular.
Os riscos de usar um calendário de planejamento familiar para prevenir a gravidez
O planejamento familiar com sistema de calendário não custa nada e é considerado seguro para ajudar a prevenir a gravidez.
Também se pode dizer que o sistema de calendário não apresenta riscos significativos para a sua saúde e a de seu parceiro.
No entanto, quando comparado a outros métodos anticoncepcionais, este sistema pode não ser eficaz o suficiente para atrasar a gravidez.
A eficácia desta KB depende de cada indivíduo. Isso significa que, se este calendário KB for eficaz para outros casais, os resultados podem não ser necessariamente os mesmos para você e seu parceiro.
Na verdade, de acordo com a Clínica Mayo, 24 em cada 100 mulheres que usam o método contraceptivo com calendário apresentam gravidez no primeiro ano de tentativa com esse método.
Portanto, é importante sempre consultar um médico antes de decidir sobre qualquer método anticoncepcional.