Óleo de cravo para dor de dente: mito ou fato? •

Quase todas as pessoas que já passaram por isso concordarão que a dor de dente é muito insuportável. Há até quem diga que é melhor ter uma dor de coração do que uma dor de dente. No entanto, não se preocupe. Na verdade, existem muitas maneiras naturais de tratar a dor de dente em casa, como usar óleo de cravo. É verdade que os benefícios do óleo de cravo para dor de dente?

Os benefícios do óleo de cravo para dor de dente

Cravos são hastes de flores secas que vêm da família das árvores Myraceae. Um ramo de cravo contém um composto ativo chamado eugenol, que atua como um anestésico natural.

Eugenol atua ajudando a desligar os sinais nervosos que desencadeiam a dor, reduzindo assim a dor de dente. Euganol também é um antiinflamatório eficaz para esvaziar gengivas inchadas e aliviar a irritação em áreas dentárias problemáticas.

Pesquisa publicada no Journal of Dentistry ainda relatou que o óleo de cravo pode substituir o papel do medicamento benzocaína no alívio de dores leves. A benzocaína é um anestésico local que age bloqueando os sinais nervosos do corpo.

Nem todo mundo pode usar óleo de cravo

Apesar dos benefícios potenciais para superar a dor de dente, este tempero não pode ser usado por todos.

Para aqueles de vocês que têm alergia a cravo ou ingredientes à base de ervas, não se obrigue a experimentá-los. Em vez de melhorar rapidamente, o uso de óleo de cravo pode causar uma reação perigosa.

Este óleo também não é recomendado para pessoas com doenças do sangue. Isso ocorre porque o composto de eugenol no óleo de cravo pode inibir o processo de coagulação do sangue no corpo.

Pessoas com histórico de doenças crônicas devem consultar um médico antes de tratar a dor de dente com óleo de cravo. Da mesma forma para crianças, mulheres grávidas, idosos e pessoas que têm um sistema imunológico fraco devido a certas doenças.

Efeitos colaterais do uso de óleo de cravo

O óleo de cravo só deve ser usado aplicando-o no dente dolorido. Não engula o óleo de cravo nem deixe que o óleo restante pingue na língua ou gengivas sensíveis. A ingestão de óleo de cravo também pode causar alguns efeitos colaterais, como:

  • Uma sensação de queimação na boca que pode irradiar para o nariz e garganta
  • Dor de garganta
  • Úlcera
  • Dor de estômago
  • Nausea e vomito
  • Difícil de respirar
  • Difícil de urinar
  • Tontura e dor de cabeça.
  • Diarréia

Estudos em animais demonstraram que este óleo pode causar danos ao fígado, bem como espessamento e endurecimento dos tecidos do esôfago e estômago. Em casos graves, este óleo pode causar úlceras estomacais e problemas renais.

Como o óleo de cravo tem potencial para efeitos colaterais bastante sérios, use este óleo com extremo cuidado. O uso indiscriminado de óleo de cravo pode realmente piorar a dor que você sente.

Como usar óleo de cravo com segurança

Na verdade, existem muitas maneiras de usar o óleo de cravo para ajudar a tratar a dor de dente. No entanto, é seguro misturar duas gotas de óleo de cravo com uma colher de chá de azeite ou óleo de coco. Em seguida, molhe uma bola de algodão e coloque-a sobre o dente dolorido. Comprima até que a dor desapareça.

Se o óleo de cravo não estiver disponível, você também pode usar cravo moído ou inteiro e segurá-lo sobre o dente dolorido. Depois disso, gargareje para enxaguar os cravos que sobraram na boca.

Lembre-se de que o óleo de cravo só ajuda a reduzir a dor. Você só pode tratar uma dor de dente completamente quando sabe o que a causa. Portanto, a melhor maneira de curar uma dor de dente de uma vez por todas é ir ao dentista.

Se a causa de sua dor de dente for uma infecção, por exemplo, seu dentista pode limpar as cáries, preencher e / ou prescrever antibióticos adequados para sua condição.