Conheça os tipos de massagem e seus benefícios para a saúde •

Dor no corpo após exercício ou atividade é melhor tratada com massagem. A pressão aplicada durante a massagem pode ajudar a relaxar os músculos tensos para que o corpo fique mais relaxado. Mas, aparentemente, diferentes tipos de massagem têm diferentes benefícios, você sabe!

Vários tipos de massagem e seus benefícios para a saúde

Aqui estão alguns tipos de massagem e os benefícios que podem ser obtidos:

1. Massagem sueca

Para aqueles que desejam experimentar uma massagem pela primeira vez ou sentir leves dores no corpo, então este tipo de massagem é para você. Esta massagem terapêutica sueca realiza-se recorrendo a longas técnicas de massagem, movimentos circulares, vibrações, até pressionar as articulações e todas as partes do corpo.

Este tipo de massagem mais popular é útil para ajudar a relaxar os músculos tensos e acelerar a recuperação de lesões. Antes de iniciar a massagem, o terapeuta geralmente pedirá que você tire a roupa primeiro e, em seguida, cubra o corpo com um pano.

2. Massagem de aromaterapia

A massagem de aromaterapia é, na verdade, outra versão da massagem sueca. Tal como o nome indica, este tipo de massagem utiliza óleos perfumados, ou também conhecidos como óleos essenciais, para serem aplicados no corpo durante a massagem.

O óleo essencial usado pode deixar o corpo mais relaxado, acredita-se até que seja útil na cura de algumas doenças. Acredita-se que o óleo de lavanda, por exemplo, promove um sono melhor e alivia os sintomas da TPM.

Além de ser aplicado no corpo, você pode inalar o perfume dos óleos essenciais com a ajuda de um difusor que normalmente é fornecido em um spa ou sala de massagem. Esse tipo de massagem geralmente leva de 60 a 90 minutos por sessão.

3. Massagem com pedras quentes (massagem com pedras quentes)

Massagem com pedras quentes Também conhecida como massagem com pedras quentes, é perfeita para aqueles que sentem fortes dores musculares por todo o corpo. A alta temperatura da pedra pode ajudar a aumentar o fluxo sanguíneo e reduzir a tensão muscular.

Essa pedra quente não estava apenas presa ao corpo que dói. A razão é que o terapeuta massageará seu corpo enquanto segura a pedra quente. Dessa forma, o calor se espalhará por todo o corpo ao máximo.

Para aqueles que desejam fazer esta massagem, mas têm diabetes, pressão alta, doenças cardíacas ou veias varicosas, devem primeiro consultar um médico para garantir sua condição de saúde.

4. Massagem de tecidos profundos (massagem de tecidos profundos)

Em comparação com a massagem sueca, massagem de tecidos profundos ou massagem de tecidos profundos tende a colocar mais estresse no corpo. É por isso que esta massagem é perfeita para aqueles que têm problemas musculares crônicos, como dores musculares, lesões, síndrome do túnel do carpo, osteoporose e problemas de postura.

A técnica de massagem será realizada lenta e profundamente até atingir as camadas mais profundas dos músculos e do tecido conjuntivo. Relaxe, este método é relativamente seguro e não causará dor quando massageado.

5. Massagem shiatsu

Ao contrário de outros tipos de massagem, a massagem shiatsu é feita usando os dedos, as mãos ou os cotovelos para massagear. Esse método é feito para estimular pontos de acupressão no corpo, o objetivo é aumentar o fluxo de energia e restaurar o equilíbrio do corpo.

Acredita-se que este tipo de massagem ajude a reduzir o estresse e protegê-lo de vários problemas de saúde, como artrite, insônia, dores nas costas e pescoço, pélvica e sinusite. Você nem precisa tirar a roupa durante uma massagem shiatsu.

6. Massagem tailandesa

Fonte: Spafinder

A massagem tailandesa é uma combinação única de massagem terapêutica e ioga para aplicar pressão ao longo das linhas de energia do corpo. Durante uma massagem tailandesa, você executará várias posições de massagem junto com o terapeuta.

Você pode ser solicitado a sentar-se, curvar-se, inclinar-se para a direita ou esquerda, peito para fora e outras posições de alongamento durante a massagem. Esse método pode reduzir a rigidez muscular e a dor nas costas, e até mesmo foi mostrado para tratar problemas de equilíbrio e sintomas de enxaqueca.

7. Massagem pré-natal

Massagem durante a gravidez está bem, mas com uma observação de que só pode ser feita por um terapeuta especial que tenha uma licença de massagem pré-natal. Este tipo de massagem pode ajudar a aliviar dores no corpo, tensão muscular, pés inchados, para reduzir o estresse durante a gravidez.

A pressão aplicada tende a ser suave e semelhante à massagem sueca, então você não precisa se preocupar e temer que isso prejudique seu bebê. O terapeuta geralmente se concentra na parte inferior das costas, quadris e pernas, que costumam ficar doloridos durante a gravidez. Mesmo assim, consulte seu obstetra antes de decidir fazer uma massagem pré-natal.

8. Reflexologia

Este tipo de massagem é perfeito para aqueles que desejam ser massageados, mas tendem a ser sensíveis ou fazer cócegas facilmente quando certas partes do corpo são tocadas por outras pessoas. A reflexologia se concentra mais nos pés e nas mãos - não em todo o corpo.

Os pés e as mãos são duas partes do corpo que possuem pontos de acupressão conectados a outros órgãos ou partes do corpo. Ao pressionar apenas um ponto no pé ou na mão, o sistema nervoso produz endorfinas, também conhecidas como hormônios da felicidade. Como resultado, você se sentirá mais relaxado e não sentirá mais dores no corpo.

9. Massagem esportiva (massagem esportiva)

Para aqueles que costumam ter lesões após a prática de esportes, a massagem esportiva é para você. Sim, este tipo de massagem pode certamente ajudá-lo a lidar com lesões recorrentes e acelerar o processo de recuperação.

Além disso, você também pode aproveitar as vantagens da massagem esportiva para aumentar a flexibilidade e a resistência durante a prática esportiva. O conforto fornecido o evitará do estresse, da ansiedade e da tensão muscular.