Quando você está com febre tifóide, geralmente tem que descansar completamente, seja em casa ou hospitalizado para melhorar rapidamente. Bem, durante o tratamento contra febre tifóide, existem alguns tabus que devem ser respeitados para que a febre tifóide não piore. Quais são as coisas a evitar durante a febre tifóide?
Abstinência durante a febre tifóide que deve ser obedecida
A febre tifóide ou tifóide é uma doença causada por bactérias Salmonella typhi. Todos podem pegar febre tifóide, mas as crianças são as mais vulneráveis. Além disso, a febre tifóide freqüentemente ocorre em um ambiente sujo e com falta de saneamento da água.
A bactéria causadora da febre tifóide pode entrar no corpo por meio de alimentos contaminados e bebidas sujas. Além disso, você também pode obtê-lo por contato direto, como tocar nas fezes de alguém que está com febre tifóide.
A febre tifóide geralmente melhora espontaneamente com o tempo com analgésicos e repouso. Os médicos às vezes também prescrevem certos antibióticos que devem ser tomados regularmente. No entanto, tomar apenas medicamentos não é necessariamente suficiente para matar bactérias e curar doenças.
Sem tratamento adequado, você ainda pode carregar bactérias Salmonella typhi no corpo, embora os sintomas da febre tifóide não sejam mais sentidos. Nesse caso, o risco de recorrência da febre tifóide nos próximos meses ainda é alto.
Além disso, você ainda pode transmitir a bactéria que causa a febre tifóide para outras pessoas. Pior ainda, você pode ter complicações de febre tifóide que podem ameaçar sua vida.
Portanto, para se recuperar completamente sem o risco de recaída, siga uma série de tabus durante esta febre tifóide.
1. Não lanche ao acaso
Mesmo que você esteja com febre tifóide, o desejo de comer lanches em vendedores ambulantes ainda pode existir. Além disso, a comida de rua costuma ser mais apetitosa do que a "comida de gente doente", como mingaus.
No entanto, comer lanches indiscriminadamente torna-se o mais importante e o primeiro tabu quando você está com febre tifóide. Esse tabu também deve continuar mesmo depois de você se recuperar uma vez.
Comer indiscriminadamente é proibido porque você nunca sabe como o comerciante prepara a comida, serve a comida e como limpa os utensílios de cozinha. Também não dá para saber se ele lavou as mãos ou se os ingredientes que usa são realmente saudáveis e frescos ou não.
Alimentos e bebidas anti-higiênicas são a causa da febre tifóide. Comer descuidadamente durante a febre tifóide pode piorar os sintomas. Bactérias Salmonella typhi pode viver e passar para os alimentos pelas mãos de pessoas que foram contaminadas com fezes.
2. Coma alimentos crus
Citado na Mayo Clinic, comer alimentos crus ou malcozidos é um tabu que quem sofre de tifo deve evitar. A razão é que esses alimentos podem conter bactérias como Salmonella, E. coli, e Listeria o que pode agravar a infecção.
Geralmente, as seguintes restrições alimentares para pessoas com febre tifóide:
- Frutas e vegetais cozidos e não lavados, especialmente aqueles que não têm pele ou não podem ser descascados.
- Salada de frutas ou vegetais não processados
- Leite não pasteurizado e outros laticínios
- Carne crua ou mal cozida
- Vieiras ou camarões crus
- Peixe cru, sushi e sashimi
Lave bem e cozinhe cada ingrediente alimentar até que esteja perfeitamente cozido. Além disso, certifique-se de limpar os utensílios de cozinha, como tábuas de cortar, facas, colheres e garfos antes de usá-los.
Depois de serem usados para processar alimentos crus ou carnes, você deve lavar os talheres novamente antes de usá-los para processar outras matérias-primas. Certifique-se de lavar todas as frutas e vegetais crus em água limpa fervida antes de consumi-los.
3. Beba água sem cuidado
O próximo tabu, se você não quiser que os sintomas do tifo piorem, é beber água anti-higiênica. Enquanto estiver com febre tifóide, evite beber água que não seja tratada, como água da torneira ou um galão de água reabastecido no varejo.
Consumir bebidas vendidas aleatoriamente na beira da estrada ou beber água sem saber de onde vem a fonte pode piorar o tifo devido ao risco de contaminação por bactérias. Salmonella typhi. Não menos importante, o próximo tabu da febre tifóide é não comer bebidas frias usando cubos de gelo quando estiver fora de casa.
Aconselha-se a beber apenas água fervida, água engarrafada ou refrigerantes engarrafados. Use também água fervida ao gargarejar depois de escovar os dentes. Tente não engolir água bruta enquanto estiver no banheiro.
4. Beba bebidas com cafeína
Bebidas com alto teor de cafeína, como café, chá e chocolate, são o próximo tipo de tabu. O motivo é que as bebidas com cafeína são diuréticos que fazem você urinar com mais frequência.
Se os sintomas de febre tifóide também forem acompanhados por diarreia e vômitos, beber esta bebida pode aumentar o risco de desidratação.
5. Fazer sexo
Fazer sexo também inclui tabus que devem ser obedecidos quando você ainda está com febre tifóide.
Sexo é proibido por causa das bactérias Salmonella typhi A causa da febre tifóide é facilmente transmitida a pessoas saudáveis por meio do contato direto através das fezes, às vezes urina, e também do sexo anal-oral.
6. Não lave as mãos depois de usar o banheiro
Não se esqueça de lavar as mãos antes e depois de ir ao banheiro enquanto estiver com febre tifóide. Porque bactérias Salmonella O que está em seu corpo pode ser transferido para suas mãos a partir das fezes após uma evacuação.
Se você tocar e usar outros objetos depois de usar o banheiro, a bactéria pode se transferir para outras pessoas saudáveis que tocam os objetos que você toca. É importante sempre lavar as mãos imediatamente após usar o banheiro com água e metanfetamina para evitar a propagação da febre tifóide.
7. As atividades são muito extenuantes
Os médicos geralmente aconselham você a se ausentar do trabalho ou a faltar na escola para que você possa descansar o máximo possível em casa. Durante esse período, você deve evitar fazer muitas atividades, pois isso pode retardar o processo de cicatrização da febre tifóide.
Seu corpo precisa de tempo e energia para combater bactérias Salmonella typhi. Além disso, dormir e descansar em casa podem ajudar a reparar células e tecidos corporais danificados por infecções bacterianas. Portanto, isso pode acelerar a recuperação da febre tifóide.
Descansar em casa também pode evitar a propagação da febre tifóide para outras pessoas na escola, em casa ou no local de trabalho. Então, esse tabu durante a febre tifóide é muito obrigatório para você obedecer.
Lutem contra o COVID-19 juntos!
Siga as últimas informações e histórias dos guerreiros COVID-19 ao nosso redor. Junte-se à comunidade agora!