Manchas vermelhas ou com coceira na pele são o principal sintoma da varicela. No entanto, erupções cutâneas com coceira também são o principal sintoma de herpes zoster. São duas doenças diferentes, mas estão relacionadas. Então, como você sabe a diferença entre essas duas doenças? Confira uma discussão mais completa sobre as diferenças entre a varicela e a varíola.
Causas de varicela e herpes zoster
Tanto a varicela quanto o herpes zoster são ambos causados por infecção com o vírus do herpes, ou seja, varicela-zóster. Como o vírus causa o mesmo, os principais sintomas causados também são quase os mesmos. Em sua pele aparecerá erupção cutânea na forma de manchas vermelhas por todo o corpo. Essas manchas vermelhas causam coceira intensa.
Normalmente, essa mancha vermelha se transforma em um pequeno elástico cheio de fluido. Com o tempo, o elástico vai secar e formar uma crosta e, se você continuar a coçar, ele deixará cicatrizes na superfície da pele.
A varíola vem da varicela
Embora o herpes e a varicela sejam causados pelo mesmo vírus, a diferença no aparecimento das duas doenças é que as pessoas que já tiveram varicela têm o herpes. A primeira vez que você for infectado com o vírus varicela-zóster, terá varicela.
Depois de se recuperar da varicela, esse vírus permanece no corpo, mas não se reproduz ativamente (dormente). Este vírus está precisamente escondido nas células nervosas. A doença do cobreiro aparece quando há reativação do vírus varicela-zóster, que estava originalmente latente no corpo.
A causa da reinfecção do vírus varicela-zóster não é conhecida ao certo. No entanto, um dos estudos em The Science Journal do Lander College obteve uma ligação entre a reativação viral e um sistema imunológico enfraquecido. Condições severas de estresse podem até mesmo desencadear a reativação.
Portanto, pessoas com doenças que atacam o sistema imunológico, como HIV ou câncer, que já foram infectadas com varicela, estão sob alto risco de reativação.
Esta segunda infecção pelo vírus varicela-zóster é chamada de herpes zoster. Os ataques desta doença podem ocorrer dentro de um período de vários anos. Portanto, se você teve varicela quando criança, você corre o risco de desenvolver herpes zoster quando adulto.
A diferença entre varicela e herpes zoster
A varicela é uma doença de pele altamente contagiosa. A transmissão pode ocorrer pelo ar ou por meio de gotículas liberadas quando uma pessoa infectada tosse ou espirra. Você também pode pegar varicela entrando em contato com o elástico de uma pessoa com varicela.
A próxima diferença entre a varicela e o herpes zoster é que a varíola não é contagiosa como a varicela. No entanto, quando as pessoas ao seu redor contraem herpes zoster, o vírus varicela-zóster ainda pode se espalhar.
Se você nunca teve varicela antes e está em contato próximo com alguém que tem varicela, provavelmente não pegará varicela, mas ainda corre o risco de pegar o vírus da varicela-zóster e pegar varicela.
Diferenças nas características da varicela e varíola
Embora ambos tenham a forma dos sintomas principais igualmente perturbadores, verifica-se que existem outras características que podem fazer a diferença entre a varicela e o herpes zoster.
Se a erupção for na forma de manchas vermelhas, os sintomas da varicela se transformarão em uma erupção cutânea que causa coceira, enquanto na varíola, ela não só causará coceira, mas também uma sensação de ardência.
A erupção na varicela geralmente pode secar rapidamente. O tempo de cura é de apenas cerca de 1 semana, marcado por crostas de varicela que descascam ou deixam cicatrizes de varicela difíceis de remover.
Embora as telhas demorem mais, a erupção irá secar e desaparecer por conta própria em 3-5 semanas.
A diferença entre a varicela e o herpes zoster também é demonstrada pela disseminação de erupções cutâneas no corpo. A erupção da varicela é inicialmente encontrada no meio do corpo, como o rosto e a parte frontal do corpo.
Nas telhas, a erupção tende a se espalhar em um lado do corpo com grupos de manchas que estão mais concentrados em uma área. No entanto, gradualmente, uma erupção cutânea também pode aparecer no rosto e no couro cabeludo.
A diferença entre a varicela e a varíola a partir dos sintomas iniciais
As características que mais distinguem o herpes-zoster e a varicela são os sintomas iniciais das duas doenças. Antes do aparecimento de manchas vermelhas, ambos os tipos de varíola causados por infecção varicela-zóster irá indicar certos problemas de saúde.
Dentro de 1-2 dias antes do aparecimento da erupção, a varicela mostrará os primeiros sintomas, como:
- Febre
- Dor de cabeça
- Perda de apetite
- Dor nas articulações e músculos
- Fadiga e mal-estar
A febre geralmente dura de 3 a 5 dias, mas o aumento da temperatura corporal geralmente não excede 39 ℃. Além dos problemas de saúde acima, os sofredores também podem ter tosse e espirros.
Dois a quatro dias antes do aparecimento da erupção, o herpes apresenta sintomas como coceira e dor aguda na pele. A dor sentida vem precisamente do sistema nervoso da pele. Em geral, estes são os sintomas iniciais experimentados por pessoas com herpes zoster:
- Febre
- Dor de cabeça
- Comichão na pele
- Dor na pele
- Corpo tremendo
- Nausea e vomito
- Diarréia
- Dor no estômago
As características da varicela que devem ser reconhecidas, se você já teve varicela
O que é mais perigoso?
Com base nas diferenças na gravidade da doença, em geral, os sintomas da varicela são mais leves do que os da varíola.
A partir do momento da cura das duas doenças, os sintomas da varicela também podem diminuir em menos tempo do que a varicela. Além disso, a varicela em crianças geralmente cura muito mais rápido do que a varicela experimentada por adultos.
Comparado com a varicela, o herpes pode causar sintomas mais graves e durar por um longo período de tempo, ou seja, meses. Nessa condição, as telhas serão cada vez mais difíceis de curar.
De acordo com a National Foundation for Infectious Disease, não raramente a dor que aparece pode causar uma sensação de queimação na pele. A dor pode persistir mesmo após o desaparecimento da erupção na pele. Os distúrbios da dor no sistema nervoso da pele que ocorrem após a cura da varíola são chamados de herpes zoster neuralgia pós-herpética (PHN).
Para superar esse distúrbio, são necessários medicamentos contra varíola, como anticonvulsivantes, ou seja, carbamazepina, pregabalina ou gabapetina.
A NPH é mais comum em pessoas idosas que apresentam reativação do vírus varicela-zóster. A partir disso, pode-se concluir que quanto mais velho o paciente, ambas as doenças de pele correm o mesmo risco de causar problemas de saúde mais sérios.
A varicela é realmente mais rápida de curar, mas os sintomas podem ser atividades muito perturbadoras. Portanto, consulte um médico para obter o tratamento correto para a varicela.
Lutem contra o COVID-19 juntos!
Siga as últimas informações e histórias dos guerreiros COVID-19 ao nosso redor. Junte-se à comunidade agora!