As cerejas costumam decorar seus bolos doces favoritos. Não só como decoração, verifica-se que as cerejas também podem ser apreciadas diretamente ou como uma amiga para comer o seu iogurte preferido. As cerejas são ricas em nutrientes que se acredita terem uma miríade de benefícios para a saúde. Quais são os benefícios para a saúde do corpo? Vamos lá, encontre a resposta na seguinte análise!
Conteúdo nutricional das cerejas
Esta pequena fruta com uma bela cor vermelha tem o nome latino Prunus cerasus L. dan Prunus avium L. Normalmente, as pessoas servem esta fruta como fruta cristalizada ou guarnição para outros alimentos. Você também pode saborear essa fruta em uma porção de suco de cereja.
Mesmo sendo pequenas, as cerejas contêm muitos nutrientes que beneficiam a saúde do seu corpo. Em 100 gramas de cerejas, contém vários nutrientes da seguinte forma:
- Proteína: 1,1 gramas.
- Gordura: 0,2 gramas.
- Carboidratos: 16 gramas.
- Açúcar: 13 gramas.
- Cálcio: 13 mg.
- Ferro: 0,23 mg.
- Potássio: 222 mg.
- Tiamina (vitamina B1): 0,027 mg.
- Riboflavina (vitamina B2): 0,033 mg.
- Niacina (vitamina B3): 0,154 mg.
- Vitamina A: 3 mcg.
- Colina: 6,1 mg.
- Vitamina C: 7 mg.
- Folato: 4 mcg.
- Vitamina K: 2,1 mcg.
- Vitamina E: 0,07 mg.
Benefícios das cerejas para a saúde
Com base no conteúdo nutricional das cerejas, é claro que haverá benefícios se você comer essa fruta regularmente. A seguir estão vários benefícios das cerejas com base em vários estudos.
1. Superar a inflamação e os danos musculares
A inflamação é a resposta do corpo ao combate às infecções. A longo prazo, a inflamação pode causar problemas de saúde. Estudo de 2018 em jornal Nutrientes menciona que comer cerejas é benéfico para superar a inflamação.
Além disso, o consumo desses alimentos antiinflamatórios também acelera a recuperação muscular dos danos causados pelo exercício. Esta propriedade está na antocianina e nos compostos fenólicos das cerejas.
2. Manter os níveis de colesterol estáveis
Pessoas com sobrepeso geralmente apresentam níveis elevados de colesterol. Para que os níveis de colesterol permaneçam estáveis, as escolhas alimentares devem ser consideradas. Aqueles que são obesos podem adicionar cerejas como parte de uma dieta saudável para controlar o peso.
Estudos mostram que o consumo de cerejas por 4 semanas em pessoas obesas pode reduzir os níveis de triglicerídeos (gorduras do sangue). Os benefícios das cerejas vêm de compostos de antocianina que reduzem os triglicerídeos no fígado. A redução dos níveis de gordura no sangue pode proteger pessoas obesas de doenças cardíacas.
3. Reduz o estresse oxidativo
O estresse oxidativo é um sinal de que o nível de radicais livres é maior do que as defesas do corpo. Essa condição pode causar danos às células do corpo. O estresse oxidativo geralmente ocorre quando o corpo é exposto a radicais livres, que são moléculas encontradas na poluição, fumaça de tabaco, fumaça de cigarro eletrônico ou e-cigarros.
Felizmente, você pode lidar com o estresse oxidativo comendo alimentos ricos em antioxidantes, como as cerejas. Os benefícios antioxidantes das cerejas doces e ácidas podem reduzir os danos às células causados pelo estresse oxidativo.
4. Ajude a reduzir a pressão arterial
A pressão arterial normal ajuda a manter um coração saudável. Se a pressão estiver alta, você pode ter hipertensão e correr o risco de desenvolver doenças cardíacas mais tarde. O motivo é que a hipertensão torna o coração mais difícil de bombear o sangue.
Se você deseja que sua pressão arterial permaneça estável, o consumo regular de cerejas pode ser uma maneira fácil. As cerejas têm benefícios na redução da pressão arterial porque estimulam a diminuição da endotelina-1 (ET-1).
A endotelina é o resultado da secreção do endotélio, que causa o estreitamento da secção transversal dos vasos sanguíneos, podendo aumentar a pressão arterial. Se o nível de endotélio diminuir, significa que os níveis de pressão arterial também diminuirão.
5. Tem potencial para reduzir o risco de diabetes
A eficácia das cerejas também afeta os níveis de açúcar no sangue, o que tem o potencial de prevenir o diabetes. Os resultados mostraram que as antocianinas nas cerejas podem reduzir o açúcar no sangue, diminuindo a produção de glicose a partir de carboidratos complexos e glucagon pelas células alfa pancreáticas.
Este efeito pode aumentar a captação hepática de glicose e estimular a produção de insulina pelo pâncreas. A insulina é um hormônio responsável por regular os níveis de açúcar no sangue. Isso significa que, se a produção de insulina aumentar, o corpo diminuirá mais facilmente os níveis de açúcar no sangue.
6. Manter a saúde mental
O conteúdo de antocianinas e antioxidantes, como os polifenóis das cerejas, demonstrou oferecer benefícios à saúde mental. Em primeiro lugar, a nutrição das cerejas pode proteger as células cerebrais dos danos oxidativos e melhorar a função cerebral em termos de memória.
Tanto o consumo regular de cerejas podem melhorar a qualidade do sono, o que também está intimamente relacionado à saúde mental. Uma pessoa que não consegue dormir, geralmente fica de mau humor no dia seguinte. A longo prazo, a falta de sono pode levar uma pessoa a ficar facilmente estressada e correr o risco de sofrer de transtornos mentais.
7. Ajuda a prevenir a recorrência de artrite e gota
Artrite ou artrite e gota são condições comuns que impedem uma pessoa de realizar suas atividades diárias devido a sintomas perturbadores. Pessoas com essa condição precisam manter seu estilo de vida para que os sintomas não se repitam. Um deles prestando atenção nas escolhas alimentares.
Bem, as cerejas têm benefícios para pessoas com gota e artrite. O consumo regular de cerejas frescas pode prevenir a recorrência dos sintomas da artrite. Além disso, as cerejas também podem restaurar as concentrações plasmáticas de ácido úrico aos níveis normais.
Dicas para saborear cerejas com segurança
Os benefícios das cerejas são uma pena se você perder, certo? Relaxe, você pode aproveitar os benefícios dessa fruta adicionando-a ao seu lanche.
No mercado, disponíveis cerejas frescas e em porções de frutas cristalizadas. No entanto, é melhor escolher cerejas frescas porque o conteúdo nutricional ainda é completo e certamente não contém açúcar adicionado. Além de saborear a fruta diretamente, você também pode servi-la como salada de frutas, suco, smoothies ou pudim de frutas.
Não se esqueça de lavar a fruta antes de comê-la. Além disso, certifique-se de não comer demais esta fruta.