As indisposições estomacais geralmente são inofensivas. No entanto, esses sintomas também podem indicar distúrbios graves do sistema digestivo. Infelizmente, os sintomas abdominais são tão comuns que não é fácil identificar a causa.
Além de náuseas e dores abdominais, existem outros sintomas, como flatulência e distúrbios ao defecar (BAB). Reconhecer esses sintomas o ajudará a obter tratamento para que possa se recuperar mais rapidamente.
Reconhecendo os vários sintomas de distúrbios digestivos
Cada doença do sistema digestivo pode causar vários sintomas. No entanto, aqui estão alguns dos sintomas mais comuns de indigestão e suas possíveis causas.
1. Dor de estômago
Muitas pessoas usam o termo dor abdominal para descrever dor, formigamento, cãibra ou qualquer outra sensação de desconforto no estômago. Na maioria dos casos, esse desconforto é realmente inofensivo.
A intensidade da dor abdominal também não determina a gravidade da doença que você está enfrentando.
Por exemplo, gastroenterite (vômito) pode causar dor intensa, embora não seja perigoso. Por outro lado, uma doença grave como a apendicite pode causar apenas uma dor leve.
A cavidade abdominal é o lar de muitos órgãos digestivos importantes, como estômago, intestino delgado, pâncreas e assim por diante. É por isso que a dor abdominal pode ser um sintoma comum de vários distúrbios digestivos.
Para que o seu médico faça um diagnóstico adequado, você precisa descrever em detalhes onde a dor é mais forte. De acordo com a Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA, aqui estão algumas maneiras de descrever sua dor de estômago.
- Dor geral: a dor é sentida em mais da metade da área abdominal. A causa pode ser uma infecção viral, gás aprisionado ou, em casos graves, um bloqueio intestinal.
- Dor local: a dor é sentida em apenas uma parte específica do abdômen. Isso pode ser devido a problemas com órgãos próximos à área da dor.
- Dor tipo cram: Esse tipo de dor geralmente é causado por gases e diarreia, mas não deixe que a dor seja acompanhada de febre ou dure mais de 24 horas.
- Dor em cólica: A dor é como uma onda que aparece e desaparece repentinamente. Na dor intensa, a causa pode ser tão grave quanto cálculos biliares.
Quando você tiver dor abdominal, preste atenção à duração da dor e aos outros sintomas associados a ela. Uma dor de estômago regular vai melhorar por conta própria. Em contraste, a dor abdominal causada por certos distúrbios digestivos costuma ser acompanhada por outros sintomas.
Dicas para distinguir dores de estômago causadas por gases e devido a outras doenças
2. Estômago inchado
O estômago fica inchado quando há uma grande quantidade de gás aprisionado no estômago ou nos intestinos. Um estômago inchado geralmente parece aumentado e causa uma sensação de inchaço e desconforto.
O acúmulo de gases no estômago geralmente é causado por um fator trivial, a saber, comer. Você engole muito ar ao comer. O processo de digestão dos alimentos também produz gases, especialmente se o alimento digerido tiver um alto teor de gás.
Além disso, seu estômago pode ficar inchado devido à dificuldade de digerir alimentos ricos em amido. Em algumas pessoas, essa condição é causada por um crescimento excessivo de bactérias intestinais. Essas bactérias produzem muito gás.
No entanto, a flatulência também pode ser um sintoma de certos distúrbios digestivos. Aqui estão alguns deles.
- Síndrome do intestino irritável: Os sintomas incluem inchaço, constipação, dor abdominal e cólicas que duram três meses ou mais.
- Doença inflamatória intestinal: inflamação do revestimento do trato digestivo. Essas condições também incluem a doença de Crohn e a colite ulcerosa.
- Gastroparesia: esvaziamento gástrico lento.
- Constipação (constipação): Falta de evacuação, resultando em fezes secas e duras Como resultado, os sofredores têm dificuldade em defecar e apresentam inchaço.
- Câncer de estômago, pâncreas e cólon.
3. Náusea ou vômito
A náusea acompanhada de vômito costuma ser considerada uma doença, embora ambos sejam sintomas de distúrbios digestivos. A náusea é uma sensação desagradável no estômago acompanhada pela vontade de vomitar, mas nem todo mundo que sente náuseas deve vomitar.
Já o vômito é definido como a liberação do alimento que está sendo digerido no estômago pela boca. Uma pessoa geralmente vomita depois de sentir náuseas por algum tempo e ser exposta a um gatilho.
Náuseas e vômitos podem indicar uma variedade de condições, como gripe estomacal, intoxicação alimentar, enjôo e infecções intestinais. Em alguns casos, náuseas e vômitos também podem ser uma característica de apendicite, ataque cardíaco ou lesão cerebral.
A maioria dos casos de náuseas e vômitos é causada por indigestão que aparece rapidamente. No entanto, os sintomas de náuseas e vômitos que costumam aparecer ou durar muito tempo geralmente são causados por indigestão crônica.
Os problemas digestivos incluem diarreia, intolerâncias alimentares, doença de Crohn e doença celíaca. Há também uma coleção de sintomas chamados de doença de SII, com as principais características de náusea, vômito e diarreia azia.
Nem náuseas nem vômitos são realmente perigosos. Você pode superar isso evitando os gatilhos de náusea e bebendo uma xícara de chá de gengibre. Mesmo assim, não ignore náuseas e vômitos acompanhados dos seguintes sintomas.
- Dor de cabeça e rigidez no pescoço.
- Febre acima de 39 graus Celsius.
- Corpo fraco.
- Consciência diminuída.
- Dor de estômago terrível.
- Vômito com sangue.
- Aumento da freqüência cardíaca e respiração.
//wp.hellosehat.com/digestion/other-digestion/nausea-causes/
4. Fezes com sangue
Fezes com sangue podem sinalizar uma variedade de condições, desde uma indigestão leve até problemas mais graves, como câncer de cólon. Portanto, as pessoas que apresentam esses sintomas precisam prestar atenção ao estado do sangue que sai durante a defecação.
A cor das fezes ou o sangue que sai com as fezes pode indicar de onde o sangue está vindo. Aqui está a foto.
- Sangue vermelho fresco indica que o sangramento ocorre no intestino grosso ou reto.
- Sangue vermelho escuro indica que o sangramento ocorre no intestino delgado ou no intestino grosso.
- Sangue preto (melena) indica que está ocorrendo sangramento no estômago, geralmente como resultado da formação de feridas.
As fezes com sangue nem sempre são visíveis a olho nu. As fezes resultantes podem parecer saudáveis, mas o sangue só pode ser detectado quando visto em um microscópio. Além disso, as fezes com sangue também podem ser caracterizadas pelas seguintes condições.
- Há sangue no papel higiênico.
- A água do banheiro parece rosa.
- Têm diarreia de cor avermelhada.
- Há uma cor vermelha ao redor das fezes.
- As fezes são escuras e muito fedorentas.
Em muitos casos, as fezes com sangue não são na verdade um sintoma de um distúrbio digestivo perigoso. Fezes com sangue devido a hemorróidas, por exemplo, podem ser superadas prevenindo a constipação e tomando remédios para hemorróidas.
No entanto, o sangramento devido ao câncer de cólon ou lesão do trato gastrointestinal certamente precisa ser tratado com mais seriedade. É por isso que, se você tiver fezes com sangue, preste atenção à frequência com que a frequência e a quantidade de sangue que sai.
5. Diarréia
Diarreia é um termo leigo para evacuações com uma textura aquosa do que o normal. Em alguns casos, os movimentos intestinais podem ser muito aquosos com uma textura semelhante à da água e um odor mais pungente.
As fezes aquosas são um sintoma muito comum de doenças diarreicas, por isso muitas pessoas pensam que diarreia é diarreia. No entanto, essa condição também pode sinalizar outros distúrbios digestivos.
Fezes aquosas que ocorrem repetidamente ou duram muito tempo podem até ser um sinal de doença digestiva crônica. Alguns distúrbios digestivos que costumam ser caracterizados por diarreia são:
- doença celíaca,
- Doença de Crohn,
- colite,
- síndrome do intestino irritável,
- intoxicação alimentar, e
- infecções gastrointestinais.
As fezes aquosas geralmente melhoram por conta própria, sem a necessidade de tratamento. No entanto, essa condição também pode sinalizar um problema digestivo mais sério. Você deve verificar com seu médico se a diarreia é acompanhada pelos seguintes sintomas.
- Perda de peso drástica.
- A diarreia não melhora.
- Diarréia com sangue.
- Febre alta acima de 39 graus Celsius.
- Aumento da freqüência cardíaca ou respiração.
- As fezes parecem pretas ou semelhantes a alcatrão.
- Tontura, confusão ou desmaio.
- Dor abdominal muito forte ou de longa duração.
Muitos distúrbios digestivos apresentam sintomas semelhantes. Por exemplo, apendicite e intoxicação alimentar são caracterizadas por dor abdominal, mas requerem um tratamento diferente.
Portanto, preste atenção a outros sinais que acompanham os principais sintomas que você está experimentando. Isso ajudará o médico a diagnosticar a doença e determinar o tratamento.