Guia para o processo de formação de urina em humanos

A urina é o resultado de resíduos metabólicos que passam pelo processo de secreção dos rins e, em seguida, são excretados do corpo pelo trato urinário. A urina geralmente contém substâncias que não são mais necessárias ao corpo, portanto, precisa ser removida porque pode envenenar o corpo.

Então, como é o processo de formação da urina?

Anatomia do sistema urinário humano

O sistema urinário (urinário / urologia) consiste em vários órgãos, desde os rins até a uretra, o canal por onde sai a urina.

Se um ou mais desses órgãos apresentarem problemas urológicos, o processo de formação da urina também será perturbado. Reconheça quais órgãos atuam no processo de formação da urina no corpo humano.

Rim

Os rins são órgãos importantes na formação da urina. Esses dois órgãos em forma de feijão estão localizados sob as costelas, perto do centro das costas. Existem várias funções renais que contribuem para torná-lo capaz de urinar da seguinte maneira.

  • Remova os resíduos e o excesso de fluidos do corpo.
  • Equilibra os níveis de água e eletrólitos no corpo.
  • Libera hormônios que controlam a produção de glóbulos vermelhos.
  • Ajuda a manter a saúde óssea, controlando o cálcio e o fósforo.

Os rins então removem a uréia do sangue por meio de minúsculas unidades de filtragem chamadas néfrons. Cada néfron geralmente consiste em uma esfera composta de minúsculos capilares sanguíneos (glomérulos) e minúsculos tubos (túbulos renais).

Junto com a água e outros resíduos, a uréia forma urina ao passar pelos néfrons e entrar nos túbulos renais.

Ureter

Os ureteres são dois pequenos tubos que transportam a urina dos rins para a bexiga. Os músculos das paredes dos ureteres geralmente continuam a se contrair e relaxar para permitir que a urina passe dos rins.

Se a urina subir novamente ou for deixada sozinha, podem ocorrer doenças renais, como infecções renais. A cada 10-15 segundos, uma pequena quantidade de urina é passada do ureter para a bexiga.

Bexiga

A bexiga é um órgão triangular oco localizado na parte inferior do abdômen. Esse órgão é mantido no lugar por ligamentos que se fixam em outros órgãos e nos ossos pélvicos.

A parede da bexiga também relaxa e se contrai para permitir que a urina seja armazenada. Uma bexiga saudável geralmente pode armazenar até 300-500 ml de urina por 2 a 5 horas.

Portanto, é importante manter uma bexiga saudável para que o processo de formação da urina não seja perturbado e sua micção permaneça suave.

Uretra

A urina produzida pelos rins e removida dos ureteres e da bexiga será expelida pela uretra. Este órgão do trato urinário é responsável por conectar a bexiga à abertura do trato urinário na ponta do pênis ou vagina.

Normalmente, a uretra tem cerca de 20 cm de comprimento nos homens. Enquanto isso, o tamanho da uretra nas mulheres tem cerca de 4 cm de comprimento. A bexiga urinária e a uretra são equipadas com um anel de músculo (esfíncter) para impedir que a urina vaze.

Processo de formação de urina

Fonte: Fóruns de Biologia

A formação da urina geralmente consiste em três estágios: filtração (filtragem), reabsorção (reabsorção) e aumento ou secreção (coleta).

Filtração (filtragem)

O processo de formação da urina é feito com a ajuda dos rins. Cada rim tem cerca de um milhão de néfrons, que são os locais de formação da urina.

A qualquer momento, cerca de 20% do sangue passa pelos rins para ser filtrado. Isso é feito para que o corpo possa eliminar os resíduos metabólicos (resíduos) e manter o equilíbrio dos fluidos, o pH do sangue e os níveis sanguíneos.

O processo de filtragem do sangue começa nos rins. O sangue contendo resíduos metabólicos será filtrado porque pode ser tóxico para o corpo.

Este estágio ocorre no corpo malpighiano consistindo do glomérulo e da cápsula de Bowman. O glomérulo é responsável por filtrar água, sais, glicose, aminoácidos, uréia e outros resíduos para passar pela cápsula de Bowman.

Os resultados dessa filtragem são então chamados de urina primária. A urina primária, incluindo a uréia, é o resultado da amônia acumulada. Isso ocorre quando o fígado processa aminoácidos e é filtrado pelo glomérulo.

Reabsorção

Após a filtração, o próximo processo de formação da urina é a reabsorção, ou seja, a nova filtragem. Cerca de 43 litros de líquido passam pelo processo de filtração. No entanto, a maior parte será reabsorvida antes de ser excretada do corpo.

A absorção desse líquido é realizada no túbulo proximal do néfron, no túbulo distal e no túbulo coletor.

Água, glicose, aminoácidos, sódio e outros nutrientes são reabsorvidos na corrente sanguínea nos capilares que circundam os túbulos. Depois disso, a água passa pelo processo de osmose, que é o movimento da água de uma área de alta concentração para uma de menor concentração. O resultado desse processo é a urina secundária.

Em geral, toda a glicose será reabsorvida. No entanto, isso não se aplica a pessoas com diabetes porque o excesso de glicose permanecerá no filtrado.

O sódio e outros íons serão reabsorvidos de forma incompleta e deixados no filtrado em grandes quantidades.

Essa condição pode ocorrer quando uma pessoa consome mais alimentos, resultando em concentrações sanguíneas mais altas. Os hormônios regulam o processo de transporte ativo, ou seja, íons como sódio e fósforo são reabsorvidos.

Secreção ou aumento

A secreção é a última etapa do processo de formação da urina. Algumas substâncias fluem diretamente do sangue ao redor dos túbulos distais e coletores para esses túbulos.

Este estágio também faz parte do mecanismo do corpo para manter um equilíbrio de pH ácido-base no corpo. Íons de potássio, íons de cálcio e amônia também passam pelo processo de secreção, assim como alguns medicamentos. Isso é feito para que os compostos químicos no sangue também permaneçam em equilíbrio.

Esse processo é realizado aumentando a secreção de substâncias, como potássio e cálcio, quando suas concentrações são elevadas. Além disso, a reabsorção também é aumentada e reduz a secreção quando a concentração é baixa.

A urina criada por esse processo flui para a parte central do rim, chamada pélvis, de onde flui para os ureteres e é armazenada na bexiga. Além disso, a urina flui para a uretra e sai ao urinar.

Substâncias contidas na urina

Depois de conhecer os estágios de formação da urina, você pode querer identificar quais substâncias estão contidas na urina. O motivo é que, quando o sangue passa pelos rins, a água e outros compostos, como proteínas e glicose, retornam ao sangue.

Enquanto isso, resíduos e excesso de líquido serão descartados. Como resultado, este processo produz urina que consiste em várias substâncias, a saber:

  • agua,
  • ureia, o resíduo formado quando a proteína é decomposta,
  • urocromo, o sangue pigmentado que dá à urina sua cor amarela,
  • sal,
  • creatinina,
  • amônia, e
  • outros compostos produzidos pela bile do fígado.

Portanto, a urina normal é geralmente amarelo claro.

Características da urina normal de acordo com a cor, o cheiro e a quantidade

Dicas para manter um sistema urinário saudável

O processo de formação da urina não ocorrerá suavemente se um ou vários órgãos relacionados forem danificados. Portanto, é importante que você mantenha a saúde de seu sistema urinário das seguintes maneiras.

  • Atenda às suas necessidades diárias de líquidos bebendo 8 copos de água por dia.
  • Siga uma dieta saudável, como aumentar a proteína magra.
  • Exercícios regulares, especialmente exercícios de Kegel para contrair os músculos pélvicos.
  • Não reter a urina para prevenir o risco de infecções do trato urinário.
  • Urinar após o sexo para se livrar das bactérias na uretra.

Se você tiver sintomas relacionados a doenças urológicas, consulte um médico imediatamente. Dessa forma, você pode ser aconselhado a fazer um teste de urina para diagnosticar a doença que está apresentando.