Você já sentiu dor por causa dos dentes que crescem na parte de trás dos molares, embora já tenha entrado na idade adulta? Bem, pode ser que seus dentes do siso tenham apenas um corpo. A dor de dente do siso é geralmente a razão pela qual muitos adultos visitam o dentista. Então, quais são alguns fatos interessantes sobre os dentes do siso?
Fatos sobre os dentes do siso que você precisa saber
A maioria das pessoas provavelmente só sabe que os dentes do siso causarão problemas quando crescerem. Na verdade, existem alguns fatos sobre os dentes do siso que você deve conhecer, como os seguintes.
1. Os dentes do siso crescem até a idade adulta
A cavidade oral sofrerá muitas alterações com a idade, incluindo os dentes. Os dentes do siso ou terceiros molares são quatro dentes localizados na parte posterior da mandíbula superior e inferior, que aparecem por último quando a pessoa entra na idade adulta.
De acordo com a American Dental Association, o processo de formação dos dentes do siso geralmente ocorre antes dos 12 anos de idade. Além disso, o crescimento dos terceiros molares geralmente ocorre entre as idades de 17 a 21 anos. Mesmo em algumas pessoas, isso pode acontecer quando entram na idade de 30 anos.
É isso que faz com que os dentes do siso geralmente apareçam por último, em vez dos outros dentes. O período de aparecimento dos dentes que ocorre na terceira pessoa antes da idade adulta é o que faz com que esses dentes sejam conhecidos como dentes do siso .
2. Nem todo mundo percebe que os dentes do siso crescem
Apenas algumas pessoas sentem dor quando os dentes do siso, portanto, nem todos podem notar o crescimento. A aparência prejudicada dos dentes ou dentes do siso impactados podem realmente ocorrer em outros dentes, mas a frequência mais alta é encontrada nos dentes do siso. Na verdade, 90% das pessoas têm pelo menos um dente do siso impactado.
O crescimento da mandíbula geralmente é concluído quando você entra na idade adulta, então não há mais espaço suficiente para o crescimento dos dentes do siso. Como resultado, o crescimento dos dentes do siso é menos que perfeito, especialmente se a posição ou direção do crescimento estiver errada. Essa condição pode causar dor quando os dentes do siso aparecem.
Os dentes do siso podem, na verdade, crescer normalmente na cavidade oral sem obstrução, se o germe do dente for formado em uma boa posição e o arco da mandíbula for suficiente para acomodar os dentes do siso. Isso é indolor e realmente ajudará em suas atividades, especialmente para rasgar e mastigar alimentos que tendem a ser duros.
3. Genética e dieta podem afetar os dentes do siso
Existem quatro dentes do siso, mas apenas cerca de 25% das pessoas têm dentes do siso abaixo do número normal. Na verdade, o crescimento dos dentes do siso geralmente é influenciado por vários fatores, como problemas genéticos, o tipo de alimento consumido e as sementes dos dentes posicionadas incorretamente.
- Problemas genéticos. A ausência de dentes do siso pode ocorrer porque uma pessoa tem um arco mandibular pequeno, mas com dentes relativamente maiores. Esta condição pode ser transmitida de pais para filhos.
- Hábitos de padrões alimentares. A dieta também pode ser responsável pelo crescimento dos dentes do siso. Comer alimentos moles não estimula o crescimento e o desenvolvimento do arco da mandíbula, enquanto os alimentos que tendem a ser duros podem tornar os músculos da boca ativos e crescer de maneira ideal.
- A semente do dente está na posição errada. A posição incorreta dos dentes da semente pode causar erros no crescimento dos dentes do siso. Isso afeta outros dentes, muitas vezes causando dor. Você precisa fazer tratamento para dentes do siso problemáticos para evitar complicações, como infecções dentárias e cistos dentais.
4. Quase todos os casos de dentes do siso doloridos devem ser extraídos
O crescimento inclinado dos dentes do siso é geralmente a razão pela qual muitas pessoas vão ao dentista. Antes de determinar se os dentes do siso devem ser extraídos, o médico examinará os dentes do siso, bem como os dentes e gengivas ao redor. O médico também verifica os dentes do siso verificando os gânglios linfáticos do pescoço, se há inchaço ou não.
Raios-X dentais também podem ser feitos por médicos para diagnosticar a condição dos dentes do siso. Este procedimento pode ser usado para verificar se há infecções nos dentes do siso, raízes ou tecido circundante que podem ser causadas por cárie dentária, pericoronite ou periodontite.
De acordo com a Associação Americana de Cirurgiões Orais e Maxilofaciais, quase 85% dos pacientes com dor de dente do siso acabam se submetendo à cirurgia de dente do siso. Os procedimentos de extração de dente do siso requerem uma técnica diferente e mais complicada do que a extração de dente regular. Mesmo assim, esse procedimento tende a ser seguro para evitar complicações futuras.
5. Os dentes do siso contêm células-tronco (células-tronco)
Embora mais frequentemente associado a problemas bucais, outro fato do dente do siso é que esses dentes contêm células-tronco ou células-tronco que de acordo com uma série de estudos é muito útil para você em várias terapias médicas. As células-tronco têm o potencial de reparar e regenerar tecidos danificados por certas doenças.
Um estudo da Escola de Ciências da Saúde da Universidade de Pittsburgh descobriu que as células-tronco derivadas dos dentes do siso têm o potencial de reparar córneas danificadas por infecção ou lesão. No entanto, os pesquisadores só estudaram isso em ratos, de modo que seus benefícios para os humanos precisam de mais pesquisas
Como prevenir a dor quando os dentes do siso aparecem?
Você pode primeiro detectar a presença de dentes do siso consultando regularmente um dentista, antes de entrar no período de aparecimento dos dentes do siso. O dentista pode tirar radiografias periódicas dos dentes para avaliar sua posição e crescimento. Portanto, você pode agir imediatamente, antes mesmo que o próximo problema se desenvolva.
Você pode fazer isso para reduzir os sintomas de dores se os dentes do siso precisarem ser extraídos vários anos depois. A extração de dentes será mais fácil para você em uma idade jovem do que na idade adulta. Além disso, o período de cura na idade adulta é mais longo do que na juventude.
Enquanto isso, manter a limpeza dos dentes e da cavidade oral não é menos importante para você. Comece escovando os dentes duas vezes ao dia e use um anti-séptico bucal que contenha flúor para manter os dentes do siso e outras partes da boca saudáveis.