5 causas de dor de estômago, além da menstruação

Você já teve dor na região inferior do abdome? Essa condição geralmente ataca o abdômen abaixo do umbigo e causa sensações como cãibras, dor constante ou pontadas agudas.

Às vezes, essa condição também pode ser acompanhada por corrimento vaginal nas mulheres. Embora o corrimento vaginal seja a maneira da vagina se limpar e manter o equilíbrio do pH, a história é diferente se a condição não for normal. O corrimento vaginal anormal geralmente é causado por uma infecção no corpo, caracterizada por um odor fétido, muito espesso e uma cor incomum, como amarelo ou esverdeado.

Várias causas de dor abdominal inferior

Para saber com certeza qual condição você está enfrentando, aqui estão vários problemas de saúde caracterizados por dor abdominal inferior.

1. Doença inflamatória pélvica

Doença inflamatória pélvica ou doença inflamatória pélvica é uma infecção dos órgãos reprodutivos femininos. A pelve está localizada na parte inferior do abdômen, adjacente às trompas de Falópio, ovários, colo uterino e útero. Esta doença pode ser causada por vários tipos de bactérias que também causam gonorreia e clamídia.

As bactérias entram primeiro pela vagina. Com o tempo, as bactérias se movem para os órgãos pélvicos e, eventualmente, causam infecção. Esta condição é muito perigosa, até mesmo fatal se se espalhar para o sangue.

Além de dor no baixo ventre e secreção vaginal que cheira mal, você geralmente sentirá febre, dor durante o sexo, dor ao urinar, sangramento irregular e cansaço extremo. Para isso, consulte imediatamente um médico se tiver essa condição.

2. Câncer cervical

O câncer cervical é um tipo de câncer muito perigoso e uma das causas de morte de muitas mulheres na Indonésia. O colo do útero, também conhecido como colo do útero, é uma parte cilíndrica oca que conecta o útero à vagina.

Este câncer é causado pelo papilomavírus humano (HPV), que é transmitido sexualmente. Normalmente, o HPV-16 e o ​​HPV-18 são as causas mais comuns de câncer cervical. Além de dor na região inferior do abdome e corrimento vaginal, uma pessoa com câncer cervical também apresenta sangramento vaginal incomum. Por exemplo, ter sangramento quando não está menstruado, ter um período mais longo, até sangrar depois ou durante o sexo.

3. Infecção vaginal por fungos

A infecção vaginal do fermento, também conhecida como candidíase, também pode causar dor abdominal inferior acompanhada de corrimento vaginal. Isso ocorre porque as bactérias e o fermento na vagina não estão equilibrados e sofrem alterações, causando coceira, inchaço e irritação.

Se essa condição for tratada imediatamente, os sintomas irão diminuir em alguns dias. No entanto, se a condição for muito grave, levará cerca de duas semanas para que ela volte ao seu estado original.

4. Uretrite

Uretrite é uma condição em que a uretra ou o tubo que transporta a urina da bexiga para o exterior do corpo fica inflamado e irritado. Essa condição pode ocorrer em homens e mulheres. A uretrite geralmente causa dor ao urinar ou quando ocorre a vontade de urinar.

A uretrite geralmente é causada por bactérias. Homens com uretrite apresentam vários sintomas, como sensação de queimação ao urinar, coceira na ponta do pênis, sangue no sêmen ou na urina e secreção do pênis.

Já nas mulheres, os sintomas são frequentes ida e volta ao banheiro, dor ao urinar, irritação da abertura uretral e secreção vaginal anormal.

5. Grávida fora do útero

A gravidez fora do útero ou gravidez ectópica é uma condição em que o óvulo fertilizado se implanta em um local diferente do útero. Normalmente, o ovo gruda na trompa de Falópio. No entanto, em alguns casos, a gravidez também pode ocorrer na cavidade abdominal, nos ovários e no colo uterino.

Com base em dados da Academia Americana de Médicos de Família (AAFP), uma gravidez ectópica ocorre a cada 1 em 50 gestações no mundo. Os vários sintomas a serem observados ao experimentar essa condição são:

  • Dor aguda no abdômen, pelve, ombro ou pescoço.
  • Mancha ou sangramento vaginal.
  • Tonto até desmaiar.
  • A pressão no reto é muito forte.