Muitas pessoas já experimentaram sapinhos na vida. Essa condição pode aparecer em qualquer parte da boca, até mesmo na garganta. As úlceras que aparecem ao redor da garganta podem dificultar a alimentação e a fala.
Então, por que o sapinho pode aparecer na garganta e quais são os fatores que podem causar isso? Então como tratar para não atrapalhar suas atividades? Vamos, aprenda mais sobre essa condição de saúde bucal na análise a seguir.
Fatores que causam aftas na garganta
Embora a causa exata seja desconhecida, os especialistas acreditam que muitos fatores podem desencadear o aparecimento de feridas na garganta.
Vários fatores aumentam o risco de desenvolver candidíase na garganta, incluindo:
- Comer comida muito picante ou azeda
- Lesão menor na boca devido a tratamento dentário ou um golpe forte na garganta
- Uso de enxaguatórios bucais e dentifrícios que contenham irritantes, como lauril sulfato de sódio
- Alterações hormonais durante a menstruação, gravidez ou menopausa
- Estão passando por estresse emocional
- Ter uma infecção viral ou bacteriana
- Deficiência de certos nutrientes, especialmente ferro, zinco, folato e vitamina B12
- Infectado com a bactéria Helicobacter pylori (H. pylori), que é a bactéria que causa úlceras estomacais
Essa condição também pode ser desencadeada se você tiver certas condições médicas, como anemia ou outras doenças do sangue. Doenças relacionadas ao sistema digestivo, como a doença de Crohn e a colite ulcerosa, também podem ser um fator que contribui para as aftas na garganta.
Além disso, crianças, idosos, pacientes com câncer de quimioterapia e pessoas com HIV / AIDS também são mais suscetíveis a aftas porque seus sistemas imunológicos são mais fracos do que pessoas saudáveis.
Sintomas de aftas na garganta
Citado na American Academy of Oral Medicine, as aftas são um dos tipos mais comuns de feridas na boca encontradas e sentidas por muitas pessoas. As aftas são pequenas feridas circulares, geralmente nos tecidos moles da boca, como a língua, bochechas, lábios e até mesmo a garganta.
Em geral, os sintomas de aftas na garganta são quase semelhantes aos de dor de garganta (faringite) ou inflamação das amígdalas (amigdalite). A diferença é que você pode ver um pequeno corte na garganta quando coloca a língua para frente.
As aftas são geralmente redondas ou ovais com bordas avermelhadas. O centro da ferida pode ser esbranquiçado ou amarelado. Use uma lanterna ou outra fonte de luz para que você possa ver o sapinho em sua garganta com mais clareza.
Antes que as feridas realmente apareçam, você pode sentir uma sensação de formigamento ou queimação na garganta por 1 a 2 dias.
Basicamente, onde quer que apareçam, sejam aftas na língua, lábios, bochechas ou garganta, podem causar uma dor terrível. Na verdade, isso pode torná-lo preguiçoso para comer ou apenas falar. A dor também tende a ser mais intensa quando você consome alimentos ou bebidas ácidas ou picantes.
Como tratar rapidamente aftas na garganta
Embora possam causar uma dor terrível, as aftas não são uma doença contagiosa. Essa condição também pode ser tratada com tratamentos caseiros, por exemplo, remédios para sapinhos feitos de ingredientes naturais. Uma série de medicamentos de venda livre em farmácias também podem ajudá-lo a acelerar o processo de cura.
Aqui estão várias maneiras fáceis de tratar as aftas na garganta.
1. Gargarejo com água salgada
Fazer gargarejos com água salgada é uma das maneiras mais fáceis e rápidas de tratar o sapinho em casa.
Vários estudos relatam que o sal pode ajudar a aliviar a inflamação e a dor na área lesada. Além disso, as propriedades antibacterianas e anti-sépticas do sal também são eficazes na prevenção do agravamento das feridas.
Para uma recuperação rápida, dissolva cerca de 1/2 colher de chá de sal em um copo de água morna. Em seguida, gargareje na garganta por cerca de 1-2 minutos. Depois disso, jogue fora a água da boca. Lembre-se, não engula a água do enxaguatório bucal, certo?
2. Beba água fria
Você pode aliviar o desconforto na garganta bebendo água fria. Este método é eficaz na redução do inchaço devido a aftas na garganta.
Em primeiro lugar, prepare um copo de água fria. Em seguida, beba água fria aos poucos e lentamente. Segure a água na garganta e deixe descansar por alguns segundos. Você pode enxaguar a boca com água fria várias vezes ou até que a dor desapareça.
3. Evite certos alimentos
Alimentos muito azedos, picantes e quentes podem fazer com que as aftas na garganta não desapareçam. Portanto, durante as aftas, evite esses tipos de alimentos.
Também é aconselhável comer alimentos macios e macios. Evite comer alimentos duros e picantes, como batatas fritas, biscoitos ou frituras.
Em vez de curar rapidamente, comer esses alimentos pode aumentar as aftas. Certifique-se de escolher bem os alimentos que ingere todos os dias.
4. Gargarejo com enxaguatório bucal
Fazer gargarejos com enxaguatório bucal também pode ser uma forma de tratar as aftas na garganta. No mercado, os enxaguatórios bucais estão disponíveis em diversas marcas, sabores, cores e funções. No entanto, certifique-se de evitar enxaguatórios bucais que contenham álcool e substâncias irritantes.
Você pode escolher produtos que contenham peróxido de hidrogênio, benzocaína e fluocinonida. Esses vários ingredientes podem ajudar a aliviar a dor e acelerar a recuperação.
5. Tome medicação para dor
Se você não consegue suportar a dor das aftas, tomar analgésicos pode ser a solução certa. Analgésicos, como paracetamol e ibuprofeno, podem ser comprados em farmácias sem a necessidade de receita médica. Este medicamento também é seguro para beber por todas as idades, incluindo crianças.
Porém, antes de tomar a medicação, certifique-se de ler atentamente as instruções de uso listadas na embalagem do produto. Certifique-se de que a dose que você toma é a recomendada. Não hesite em perguntar ao seu médico ou farmacêutico se não compreender as regras de utilização.
6. Drogas corticosteróides
Você também pode aliviar a sensação de formigamento ao redor da ferida tomando medicamentos corticosteroides comprados na farmácia ou na drogaria mais próxima. Os medicamentos corticosteróides podem combater a inflamação e aliviar a dor.
Um tipo de corticosteroide comumente encontrado é a prednisona. Corticosteróides para aftas geralmente estão disponíveis na forma de enxaguatório bucal ou medicação oral.
Quando você deve ir ao médico?
Como mencionado anteriormente, existem muitos fatores que causam aftas na garganta. Desde coisas simples que podem realmente ser evitadas até condições médicas mais sérias.
É por isso que consulte um médico imediatamente se tiver vários sintomas, como:
- Febre alta
- A dor não passa mesmo depois de tomar analgésicos
- Feridas na boca estão ficando maiores e se espalhando para outras partes
- Feridas na boca não cicatrizam, embora já tenham se passado mais de duas semanas
Em princípio, consulte imediatamente um médico se sentir algo estranho em seu corpo. Lembre-se de que a única pessoa que pode medir a intensidade da dor no corpo é você mesmo. Portanto, não espere até que piore para consultar um médico.
Os médicos podem prescrever medicamentos em doses mais altas ou recomendar certos procedimentos médicos. Antibióticos podem ser prescritos se o sapinho for causado por uma infecção bacteriana. Enquanto isso, se a causa das aftas for um vírus, o médico prescreverá medicamentos antivirais.
Em certos casos, o médico também pode recomendar certos procedimentos médicos para tratar aftas na garganta.