A gengiva e as doenças bucais são um problema que costuma ser esquecido. O motivo é que as doenças gengivais e bucais nem sempre causam dor, você pode nem perceber que está sentindo isso.
Como resultado, você voltará ao hábito de escovar os dentes com preguiça ou comer alimentos doces que podem piorar os sintomas de gengivas e doenças bucais. Quais são os sintomas da gengiva e da doença bucal? Descubra através da seguinte análise!
O que são gengivas e doenças bucais?
A doença gengival é causada principalmente por falta de higiene bucal. Quando você tem preguiça de escovar os dentes e costuma comer alimentos doces, as bactérias crescem mais facilmente e se transformam em placas. Como resultado, as bactérias podem infectar lentamente as gengivas e danificar os dentes.
Além da preguiça de escovar os dentes, as doenças nas gengivas e na boca podem ser agravadas pelo fumo. Na verdade, fumar tem o potencial de tornar o tratamento ineficaz.
Em algumas condições, você pode ser mais suscetível a doenças gengivais e bucais quando tem diabetes, toma certos medicamentos, tem alterações hormonais nas mulheres ou tem fatores genéticos.
Manter uma boa higiene dental pode ajudar a prevenir coisas ruins que podem acontecer e afetar sua boca.
A higiene dental e oral de bactérias que causam dor de dente à inflamação das gengivas também pode prevenir o surgimento de bactérias que causam doenças bucais, como xerostomia, mau hálito a aftas.
Citado no NHS UK, gengivas saudáveis são gengivas rosadas, firmes e onde os dentes se fixam com firmeza.
Boca e gengivas saudáveis não sangram facilmente quando expostas à fricção com uma escova de dentes. Portanto, preste atenção a quaisquer sinais e sintomas de doença gengival e bucal que possam ocorrer com você.
Sinais e sintomas de doença gengival e bucal
Os sintomas mais comuns de doenças gengivais são inchaço nas gengivas, vermelhidão e sangramento. Já as doenças bucais mais comuns são boca seca, mau hálito e feridas como aftas.
Se não forem controlados, os sintomas dessas doenças se transformarão em uma condição séria.
Sintomas de doença gengival
Os estágios iniciais da doença gengival são chamados de gengivite. A gengivite é reversível ou pode ser curada escovando regularmente os dentes de maneira adequada e correta. Os sintomas de gengivite geralmente incluem gengivas vermelhas, inchadas e fáceis de sangrar quando você escova os dentes ou ingere alimentos de textura dura.
Se a gengivite não for tratada, a bactéria que causa a doença gengival pode se espalhar para os tecidos e ossos que sustentam os dentes. Essa condição é conhecida como periodontite ou doença periodontal. Os sintomas de doença gengival avançada ou periodontite incluem:
- Mau hálito (halitose)
- Gosto ruim na boca
- Dentes soltos que dificultam a alimentação
- Abscesso gengival ou coleção de pus que aparece sob a gengiva ou os dentes
Em certos casos, os sintomas da doença gengival que não são tratados irão piorar, levando a gengivite ulcerativa necrosante aguda (ANUG). Essa condição geralmente é experimentada por pessoas que nunca escovam os dentes e ignoram um estilo de vida saudável.
Os sintomas da doença gengival ANUG são geralmente mais graves do que outros sintomas da doença gengival, incluindo:
- Sangramento nas gengivas
- Úlceras ou feridas que causam dor prolongada
- Retração gengival faz com que os dentes pareçam mais longos do que antes
- Mal hálito
- Gosto metálico na boca
- Saliva excessiva
- Dificuldade em engolir ou falar
- Febre
Pode ainda haver outros sinais e sintomas não listados acima. Se você tiver dúvidas sobre alguns sintomas, consulte seu médico.
Sintomas de doenças bucais
Não muito relacionada a doenças gengivais, a doença bucal também pode surgir devido a bactérias que costumam atacar seus dentes. Algumas doenças bucais comuns são boca seca, mau hálito, feridas na boca que variam de sapinhos a sapinhos.
Boca seca e mau hálito
Boca seca e mau hálito são as condições mais comuns e mais fáceis de tratar, mas não devem ser ignorados.
A xerostomia ou boca seca é uma condição em que as glândulas salivares são incapazes de produzir saliva suficiente para manter a cavidade oral úmida. Enquanto isso, o mau hálito ou halitose é uma condição bucal que produz um odor desagradável geralmente causado por bactérias que se desenvolvem na boca.
Citado na Mayo Clinic, uma boca que fica constantemente seca tornará difícil para você mastigar, engolir e até mesmo falar. Esta condição pode tornar a língua áspera, aparecimento de aftas e lábios rachados.
O mau hálito ou halitose é um dos sintomas da boca seca. Aqui estão alguns dos sintomas em mais detalhes:
- Sensação de secura na boca, garganta ou língua
- Lábios secos
- Aftas aparecem na boca
- Tendo uma infecção na boca
- Forte mau hálito
- Sensação de calor ou queimação na boca
- Muitas vezes sinto sede
- Saliva espessa e pegajosa
- Dificuldade em degustar, mastigar, engolir ou falar
Úlcera
Se ignorados, o mau hálito e a boca seca podem causar outras doenças de acordo com os sintomas a seguir, como aftas. As aftas, também conhecidas como estomatite aftosa, são feridas pequenas, superficiais e dolorosas na cavidade oral. As feridas podem aparecer na parte interna dos lábios, na parte interna das bochechas, no céu da boca, na língua e nas gengivas.
Os sinais mais comuns de aftas são feridas redondas ou ovais. O centro da ferida é geralmente branco ou amarelado e vermelho nas bordas.
Outras doenças bucais que você precisa evitar mantendo uma boa higiene bucal são: sapinho ou candidíase oral. É uma infecção fúngica que ocorre na boca, causada pelo fungo Candida albicans.
A infecção fúngica da boca é uma condição na qual lesões brancas ou tecido anormal aparecem na língua ou na área interna da bochecha. Sintomas comuns de sapinho é:
- Feridas brancas cremosas na língua, bochechas internas e às vezes no céu da boca, gengivas e amígdalas
- Feridas ligeiramente salientes com aspecto de queijo cottage
- Vermelhidão ou dor forte o suficiente para causar dificuldade para comer ou engolir
- Um pequeno sangramento se a ferida for esfregada
- Rachaduras e vermelhidão nos cantos da boca (especialmente em usuários de dentadura)
- Sensação de algodão na boca
- Perda do paladar
Pode ainda haver outros sinais e sintomas não listados acima. Se você tiver dúvidas sobre um sintoma específico, consulte seu médico.
Como diagnosticar doenças gengivais e bucais?
Quando você começar a notar os sintomas de gengiva e doença bucal, peça imediatamente para um médico verificar seus dentes e gengivas. Durante um exame odontológico, o dentista geralmente avalia os sintomas de doença gengival e bucal observando:
- Taxa de sangramento e inchaço gengival
- Nível de retidão de crescimento dos dentes
- Saúde óssea da mandíbula
- A distância ou espaço (bolsas) entre as gengivas e os dentes. As gengivas saudáveis têm bolsas que medem 1-3 milímetros. Quanto maior e mais profunda a bolsa gengival, mais placa entrará e agravará a doença gengival.
- Medir o nível de saliva na boca para detectar condições de xerostomia. O médico também pode colher uma amostra de biópsia das glândulas salivares para ser testada em vocês com síndrome de Sjögren.
- Examine e procure feridas na boca, língua ou na parte interna das bochechas.
- Faça uma biópsia retirando uma pequena amostra da ferida de estomatite para ser examinada ao microscópio.
A chave principal para lidar com os sintomas de doenças dentais, gengivais e bucais é escovar os dentes regularmente pelo menos duas vezes ao dia com pasta de dente fluoretada.
Além disso, certifique-se de fazer check-ups odontológicos regulares com seu dentista para ajudar a prevenir o desenvolvimento de doenças nos dentes, ao redor da gengiva e da boca.
Alguns problemas de saúde que podem ser observados nas condições dos dentes, gengivas e boca
1. Diabetes
O diabetes afeta sua capacidade de combater bactérias que podem causar infecções nas gengivas. Quando o diabetes não é controlado, não só a glicose no sangue aumenta, mas também a glicose na saliva. A saliva, que contém um alto teor de açúcar, faz com que as bactérias cresçam facilmente na boca.
As complicações da diabetes podem causar muitos problemas de saúde bucal e dentária. de acordo com American Diabetes Association Pessoas com diabetes correm maior risco de gengivite, doença gengival (gengivite) e periodontite (infecção gengival grave acompanhada de ruptura óssea). O diabetes também pode causar aftas, mau hálito, desalojar facilmente os dentes e boca seca.
2. Doença cardíaca
Citado de clínica Mayo Muitos estudos mostraram uma associação entre a periodontite e um risco aumentado de desenvolver doenças do coração e dos vasos sanguíneos (cardiovascular). Se você tiver doença gengival crônica, o risco de endurecimento das artérias (aterosclerose) no pescoço também pode aumentar.
3. Leucemia
O que dentes e boca têm a ver com câncer de sangue? Leucemia ou câncer de sangue podem fazer com que os dentes se tornem mais sensíveis e doloridos. Isso ocorre porque a dentina que protege os dentes sofre erosão e causa erosão dentária. Além disso, as pessoas com leucemia também podem ter gengivas inchadas e sangrando.
4. Doença de Crohn
A doença de Crohn, incluindo a colite ulcerosa, é uma doença que causa inflamação de todo o trato digestivo, da boca ao ânus. Se o seu dentista encontrar feridas abertas que não cicatrizam e reaparecem, pode ser um sinal da doença de Crohn.
5. Doença de refluxo ácido ou DRGE
O refluxo ácido gástrico (DRGE), também conhecido como úlcera, é causado por um padrão alimentar irregular. Isso faz com que o ácido estomacal aumente e corroa o esmalte e a dentina dos dentes.
O ácido estomacal que sobe para a garganta e atinge a boca pode afinar as camadas de esmalte e dentina dos dentes, tornando os dentes sensíveis, especialmente na área dos dentes posteriores.