Espermatogênese, o processo de formação de células espermáticas nos testículos masculinos

Esperma e sêmen são duas substâncias ou substâncias diferentes. Os espermatozoides são parte do sêmen que geralmente só pode ser visto com um microscópio. Enquanto isso, o sêmen é um líquido espesso e esbranquiçado secretado pelo pênis. O esperma contido no sêmen é o que funciona para fertilizar o óvulo (óvulo) para então formar um zigoto, o embrião do feto. Antes de se tornar uma célula espermática pronta para fertilizar um óvulo, o espermatozoide leva muito tempo para ser produzido pelos testículos. O processo de formação dos espermatozoides nos testículos é denominado espermatogênese.

Compreendendo o processo de espermatogênese

A espermatogênese é o processo de formação de células espermáticas nos testículos masculinos. A própria espermatogênese vem da palavra espermatozóide o que significa semente e gênese o que significa divisão.

Os espermatozoides são produzidos nos túbulos seminíferos dos testículos. Dentro das paredes dos túbulos, muitas células estão espalhadas aleatoriamente, chamadas células de Sertoli. Essas células funcionam para fornecer alimento aos espermatozoides imaturos.

Quando os espermatozoides amadurecem (espermatogônias), as espermatogônias (células-tronco dos espermatozoides) se reproduzem por mitose e meiose.

A partir da espermatogônia, as células espermáticas se transformarão em espermatócitos primários por mitose. Depois disso, os espermatócitos primários se dividem por meiose em espermatócitos secundários do mesmo tamanho.

Durante o segundo estágio da meiose, os espermatócitos secundários se dividem novamente em quatro espermátides da mesma forma e tamanho. As espermátides são o estágio final antes de finalmente se transformarem em células de esperma maduras (espermatozóides) e prontas para serem liberadas junto com o sêmen quando o homem ejacula.

Uma célula germinativa imatura leva até 74 dias para atingir a maturidade final. Durante esse processo, mais de 300 milhões de espermatozóides serão produzidos todos os dias. Infelizmente, desse número, existem apenas cerca de 100 milhões de células de esperma que amadureceram totalmente no processo final.

Os espermatozoides são muito pequenos

Os espermatozoides maduros têm cabeça plana e oval e cauda ondulada. Os espermatozoides não podem ser vistos a olho nu porque essas células são muito pequenas, que tem cerca de 0,05 milímetros da cabeça à cauda.

A cabeça do espermatozóide possui cromossomos e também uma estrutura corporal chamada acrossoma. O acrossomo contém as enzimas hialuronidase e proteinase, ambas as quais funcionam para penetrar na camada de células do ovo. No centro do acrossoma estão pequenas mitocôndrias que fornecem energia para mover a cauda do esperma.

Melhore a qualidade do seu esperma com um estilo de vida saudável

Espermatozóides saudáveis ​​são a chave para a fertilidade masculina. Se você e seu parceiro planejam ter filhos, mudar seu estilo de vida para um mais saudável é uma receita.

Portanto, não é só o fator idade que afeta a fertilidade masculina, pois o fato desse estilo de vida também pode determinar o sucesso do programa de gravidez que você e sua parceira estão planejando.

Aqui estão algumas mudanças no estilo de vida saudável que você pode fazer para melhorar a qualidade do esperma.

1. Observe sua ingestão de alimentos

A comida que você ingere todos os dias pode afetar a qualidade do esperma. Os nutrientes dos alimentos desempenham um papel importante na melhoria da qualidade do esperma, ajudando-o a se mover e fertilizar.

Portanto, é importante para você garantir que os alimentos que ingere todos os dias contenham nutrição e nutrição equilibradas. Além de serem mais saudáveis ​​e em forma, alguns alimentos fertilizantes de esperma, como vegetais verdes, frutos do mar e grãos inteiros que são ricos em nutrientes, também ajudam a melhorar a qualidade do esperma e a estimulação sexual masculina.

Se seu corpo está saudável, sua excitação sexual e a qualidade do esperma também são boas. Dessa forma, sua taxa de fertilidade aumentará. Isso significa que as chances de sucesso do programa de gravidez que você e seu parceiro estão planejando podem ser maiores.

2. Pare de fumar

Fumar é um hábito pouco saudável e tem muitos efeitos negativos no corpo. Um que pode ocorrer são problemas de fertilidade.

Vários estudos afirmam que os homens que fumam correm alto risco de sofrer de impotência. Além disso, sabe-se que a qualidade e a quantidade de espermatozoides de homens que fumam são piores do que os de não fumantes.

Um estudo publicado pela BMC Public Health concluiu que o hábito de fumar diminui a contagem de espermatozoides e aumenta o número de defeitos morfológicos dos espermatozóides. Isso certamente afeta o nível de fertilidade masculina.

É por isso que, se você quer ter filhos, tente parar de fumar. Mesmo que não seja fácil, isso não significa que você não possa fazer isso de jeito nenhum.

Se necessário, não hesite em pedir o apoio das pessoas mais próximas a você para que seus esforços para parar de fumar ocorram de maneira tranquila e otimizada.

3. Diligente nos esportes

Obesidade sobrancelha a obesidade pode interferir na qualidade e quantidade dos espermatozoides, tanto na forma quanto no movimento. É por isso que manter um peso corporal ideal também é uma das mudanças de vida saudáveis ​​que você precisa fazer.

Bem, uma maneira de controlar o peso de forma ideal é fazer exercícios regularmente. Além disso, os exercícios também podem deixar seu corpo mais em forma e, ao mesmo tempo, reduzir os níveis de estresse.

Baixos níveis de estresse podem causar sensações de prazer e pensamentos positivos em você. Isso certamente é bom para o sucesso do programa de gravidez com um parceiro.

Você não precisa fazer exercícios de alta intensidade. Escolha o tipo de exercício que mais se adapta às suas preferências e condições de saúde. Faça seu corpo se mexer todos os dias.

4. Cuide de seus órgãos reprodutivos

Manter a temperatura dos testículos também é outra maneira de melhorar a qualidade do esperma. O motivo, de acordo com vários estudos de altas temperaturas, pode danificar os espermatozoides.

Você pode evitar danos ao esperma mantendo uma temperatura corporal normal e evitando hábitos ruins, como mergulhar em água quente, usar calças justas, colocar o laptop no colo ou ficar sentado por muito tempo.

Embora você não sinta o efeito imediatamente, as altas temperaturas ao redor do escroto e testículos podem interferir no processo de espermatogênese e reduzir a qualidade do esperma.

5. Pratique sexo saudável com seu parceiro

Você também precisa limpar o pênis antes e depois do sexo para ter um sexo saudável e seguro. Isso ocorre porque a atividade sexual é uma das maiores fontes de disseminação de infecções.

Se quiser usar um dispositivo auxiliar, como um brinquedo sexual, lave-o bem toda vez que quiser fazer sexo.

Evite mudar de parceiro durante a relação sexual para evitar o risco de doenças sexualmente transmissíveis. Além disso, você não deve fazer sexo enquanto estiver bêbado, porque isso pode realmente desencadear ações arriscadas.